--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5
Unidade de Desenvolvimento Tecnológico

Laboratório de Biomimética

O Laboratório de Biomimética se destina a desenvolver um corpo de conhecimentos teórico/prático fundamentado na técnica biônica ou biomimetismo, com a finalidade de gerar ideias e encontrar soluções para o design, utilizando a Natureza como modelo, medida e mentora. Trata-se aqui de uma nova ciência pluri, inter ou mesmo transdisciplinar, que ao reunir, basicamente, biologia, design e engenharia levará, em breve, à descoberta de novos materiais e compósitos, novos produtos e processos de fabricação, desenvolvimento de aparelhos captadores e processadores de energias naturais, de robôs, próteses humanas e animais, processos cirúrgicos mais simples e seguros, estruturas mais leves e eficientes, dentre outros. Todo este trabalho visa consolidar uma nova maneira de se lidar amigavelmente com o nosso Planeta Terra, evitando ao máximo a atitude predatória dominante, pois ainda é o único que temos para viver. Outra meta não menos importante do Laboratório é implantar na grade curricular da ESDI um curso regular de Biônica para a graduação e pós-graduação, uma vez existindo condições para tal.

 O Laboratório de Biomimética da ESDI, do ponto de vista conceitual, tem como principais diretrizes:

1) Abrir novos caminhos na busca de soluções para os problemas de Design em geral, trazendo as ideias da Natureza para a atividade projetual;

2) Desenvolver bases para a aplicação dos princípios de Máximo e Mínimo, sempre presentes nas realizações da Natureza;

3) Fornecer uma melhor compreensão das relações entre: Estrutura, Crescimento, Forma, Função, Material, Cor, Sistemas e Mecanismos.