Unidade de Desenvolvimento Tecnológico

Laboratório Experimental de Design da Esdi (EsdiLab)

As atividades desenvolvidas pelo EsdiLab vão além daquelas previstas para laboratórios de pesquisa e incubadoras de empresas. Esta unidade de desenvolvimento tecnológico nasce em 2016 de uma iniciativa da nova diretoria da Esdi que buscava reunir professores e alunos de graduação e pós-graduação, além de parceiros externos, em projetos que tivessem por objetivo a inovação nas práticas de design a partir de questões fundamentais que definem a identidade da escola. Assim, EsdiLab tem por objetivo reunir ações, projetos e pesquisas que explorem e desenvolvam meios e métodos inovadores em design, arquitetura e urbanismo. A UDT abrange diversas áreas de atuação dentro dos campos do design e da arquitetura e urbanismo, em especial aquelas norteadoras dos cursos de graduação da Escola Superior de Desenho Industrial, bem como as que informam as linhas de pesquisa do PPDEsdi. Dentre as ações já em andamento, destacam-se a elaboração de novo website para a escola e os projetos Colaboratório, uma ocupação criativa da Oficina Gráfica da Escola, e Espaços Verdes, que desenvolve pesquisas sobre agricultura urbana e suas relações com o campo do design.