
Guilherme da Costa Garcia
Mestre em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/UERJ), Graduação em Desenho Industrial, com habilitação em Programação Visual, pela Universidade Estácio de Sá (2015), Pós-graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Universidade Estácio de Sá (2016). Atua como designer no Centro de Disseminação e Documentação de Informações do IBGE, trabalhando nas áreas de ilustração, design de informação e identidades para sistemas e sites. Anteriormente trabalhou como designer no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, onde desenvolvia e mantinha interface de sistemas internos e criava materiais impressos de divulgação e comunicação institucional.

Design de informação persuasivo na disseminação estatística: heurísticas aplicadas à Agência IBGE Notícias
O IBGE, como instituição produtora de estatísticas que retratam a sociedade, precisa que o público acredite na validade de seus dados, principalmente em um ambiente de fake news e pós-verdade. Para suprir a ausência de processos persuasivos que atendam a essa necessidade, nesta pesquisa se elabora uma metodologia de análise heurística para o design de informação persuasivo, aplicado ao conteúdo da Agência IBGE Notícias, visando a identificação de problemas recorrentes no corpus avaliado. As heurísticas fundamentam-se no modelo de probabilidade de elaboração (ELM) e na literatura sobre design de informação, visualização e estatística. São propostas soluções para os problemas encontrados, envolvendo padronização de identidade visual, infográficos e disposição de elementos.


Intenção e resultado da linguagem pictórica na visualização de dados
O objetivo desta pesquisa é investigar como o uso de ilustrações afeta a visualização de informação orientada à apresentação, verificando seu efeito na percepção, interpretação e aprendizado de leitores, e avaliando como esse efeito se compara às intenções de designers da informação. Como objetivo secundário, se espera validar processos de avaliação para peças de design de informação ilustradas e orientar a direção de arte de sistemas e visualizações. Assim, ela pode contribuir para que o processo decisório da construção estética de peças de disseminação seja mais bem informado e justificado.
