Design de informação persuasivo na disseminação estatística: heurísticas aplicadas à Agência IBGE Notícias
O IBGE, como instituição produtora de estatísticas que retratam a sociedade, precisa que o público acredite na validade de seus dados, principalmente em um ambiente de fake news e pós-verdade. Para suprir a ausência de processos persuasivos que atendam a essa necessidade, nesta pesquisa se elabora uma metodologia de análise heurística para o design de informação persuasivo, aplicado ao conteúdo da Agência IBGE Notícias, visando a identificação de problemas recorrentes no corpus avaliado. As heurísticas fundamentam-se no modelo de probabilidade de elaboração (ELM) e na literatura sobre design de informação, visualização e estatística. São propostas soluções para os problemas encontrados, envolvendo padronização de identidade visual, infográficos e disposição de elementos.
IBGE, as an institution that produces a statistical portrait of society, needs the public’s belief of it’s data validiity, especially in the context of fake news and post-truth. In order to make up for the absence of persuasive design processes that meet this need, this research elaborates a heuristic analysis methodology for the dpersuasive information design, applied to the content of IBGE News Agency, aiming to identify recurring problems in the evaluated corpus. The heuristics are based on the elaboration likelihood model (ELM) and on information design, visualization and statistics literature. Solutions are proposed, including standardization of visual identity, infographics and the layout of page elements.