--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Grupos de Pesquisa

9 itens encontrados
a-z crono
Grupo de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

CURA - Cultura Urbanismo Resistência Arquitetura

O Grupo de pesquisa CURA busca, fundamentalmente, tratar de questões que envolvam o campo da Arquitetura e Urbanismo, a partir das noções de Resistência e Cultura. Tem como objetivo central o desenvolvimento de estudos que contribuam como mitigadores do histórico abismo social nas cidades do agora. Não por acaso, o título está organizado para construir a sigla que nomeia o grupo, dando sentido ao que os estudos e linhas propostas buscam construir: CURA. Sim, estudos que buscam recobrar a saúde das cidade, das construções e, principalmente, suturar as feridas abertas pela desigualdade social. Engloba, desde 2015, diferentes ações acadêmicas, projetuais e culturais, a saber: desenvolvimento e/ou orientação de pesquisas e projetos, envolvendo professores e alunos da UERJ, bem como pesquisadores de outras instituições; realização de eventos acadêmicos; publicações. Como exemplo dos desdobramentos repercutidos, podemos citar a conquista de editais FAPERJ em 2015 e 2018.

André Luiz Carvalho Cardoso
Grupo de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

DEMO - Laboratório de Design e Ficção

O laboratório de Design e Ficção da ESDI/UERJ desenvolve atividades de pesquisa na interface entre o Design e campos diversos das Humanidades, sempre investigando as articulações entre os processos de produção material e os processos de produção de valores - tanto no sentido moral (bom/mau) quanto no epistêmico (verdadeiro/falso).

Vários responsáveis
Wandyr Hagge Siqueira
Daniel B. Portugal
Grupo de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

DesEduca Lab - Laboratório de Design e Educação

O DesEduca Lab tem como proposta construir conhecimentos e articular pessoas, ações e afetos voltados aos usos do Design como meio transformador de práticas educativas. Partimos do entendimento de que o pensamento projetual, que atravessa a elaboração de artefatos, recursos tecnológicos e espaços voltados às práticas de ensino-aprendizagem, também articula dimensões transcendentes evidenciando subjetividades, políticas identitárias, epistemologias e devires que vão além das materialidades aparentes. Por este motivo, o laboratório abre-se à investigação das inserções de design em práticas educativas na educação formal e em espaços informais de aprendizagem, à investigação de aspectos relacionados à formação em design: pedagogia, currículo e metodologias como também aos usos do design na formação de professores.

Vários responsáveis
Ricardo Artur Pereira Carvalho
Bianca Martins
Barbara Necyk
Grupo de Pesquisa

LABCULT - Laboratório Multidisciplinar de Pensamento Crítico em Design: Estudos, Pesquisas, Eventos e Produção – Cultura e Filosofia

O LABCULT pretende fomentar o diálogo sistemático, continuado e, se possível, cotidiano, de modo a acelerar o desenvolvimento das pesquisas subsidiadas pela Filosofia, pela Teoria do Design, pela Semiótica e por outras áreas de conhecimento correlatas.

Lucy Niemeyer
Laboratório

LABSEM - Laboratório Multidisciplinar de Semiótica: Estudos, Pesquisas, Eventos e Produção -Semiótica Verbal, Não-verbal e Sincrética

O LABSEM é um laboratório de natureza multidisciplinar visando estudos, pesquisas, eventos e produções com suporte na semiótica. Congrega, a princípio, quatro unidades acadêmicas de centros distintos da UERJ – além da ESDI do Centro de Tecnologia e Ciências, o Instituto de Letras, a Faculdade de Formação de Professores e a Faculdade de Comunicação Social do Centro de Educação e Humanidades – com vistas a promover o diálogo – técnico-acadêmico-científico entre estas áreas e suas subáreas.

Lucy Niemeyer
LaboratórioTeoria, Informação, Sociedade e História

LaDA - Laboratório de Design e Antropologia

Grupo de pesquisa certificado pelo CNPq, o Laboratório de Design e Antropologia (LaDA) investiga as possibilidades teórico-metodológicas de conjugação dos modos de produção de conhecimento próprios ao design e à antropologia, ambos entendidos como ciências sociais. Compondo a Research Network for Design Anthropology, rede internacional que reúne pesquisadores na área de design anthropology, o LaDA se insere no emergente campo do conhecimento que se configura em meio ao espaço transdisciplinar entre as duas áreas, antropologia e design.

Vários responsáveis
Barbara Szaniecki
Zoy Anastassakis
Grupo de PesquisaTecnologia, Produto e Inovação

LAGIE Laboratório de Gestão da Inovação e Empreendedorismo

A discussão da gestão da inovação e empreendedorismo vem ganhando relevância ao longo dos anos. No nível global, Estados Unidos e China são considerados os países que mais investem em inovação e, por isso, acabam impactando a agenda da inovação dos demais países parceiros comerciais. Na Europa, os países pertencentes à União Europeia têm como meta aumentar os investimentos em inovação, mas poucos deles apresentam investimentos próximos ao patamar desejado, que é de 3 do PIB (EUROSTAT, 2019). Estudos realizados pela Booz Allen Hamilton chamam atenção para a ausência de correlação entre níveis de financiamento de inovação e o desempenho corporativo (Booz Allen Hamilton, 2006). A necessidade da inovação como condição para obtenção de sucesso competitivo, os crescentes movimentos por maiores investimentos em inovação e a necessidade de se obter melhores resultados com o investimento realizado são elementos que fazem com que a discussão de gestão da inovação e empreendedorismo nas organizações torne-se fundamental. O processo de inovação, embora conhecido, possui tempos longos e resultados raramente conhecidos (principalmente nas fases iniciais de geração de ideias e pesquisa). Alguns recursos exigidos por esse processo, como criatividade, conhecimento, técnicas, são pouco controláveis, o que dificulta a alocação de fundos para o seu desenvolvimento. Essas são algumas das particularidades que torna a gestão da inovação e empreendedorismo uma questão fundamental a ser tratada no âmbito da proposta de criação deste laboratório, denominado de LAGIE Laboratório de Gestão da Inovação e Empreendedorismo..

Vários responsáveis
André Ribeiro de Oliveira
Dercio Santiago Jr
Laboratório

LDI - Laboratório de Design de Interação para Artefatos Digitais

Trata-se de um laboratório para desenvolvimento de projetos e pesquisas em design de interação que foi criado com a participação técnica da Universidade de Malmö, Suécia, e sob o patrocínio da FAPERJ. O LDI atualmente disponibiliza para seus alunos computadores PCs e MACs, microcontroladores Arduino, sensores e atuadores.

André Monat
Grupo de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

NUDE: design - corpo - tecnopolítica

Grupo de estudos que investiga sobre às relações históricas, políticas, sociais e culturais do campo do Design - compreendido como dispositivo que opera, junto às comunicações massivas, na conformação de discursos e subjetividades - entendendo sua práxis como tecnologia de mediação na normatização dos corpos nas sociedades em rede. 

Guilherme Altmayer