Teses e Dissertações

Contribuições do Design para promoção da Saúde na FIOCRUZ através da Divulgação e Popularização da Científica
A dissertação pretende investigar a interseção entre Design, Divulgação Científica e Saúde e explora como a popularização da ciência pode ser aprimorada por meio de técnicas do Design. Mais especificamente, pretende mapear as práticas e desafios da elaboração de Divulgação Científica na área da saúde no contexto da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para desenvolver diretrizes de elaboração de materiais de Divulgação Científica em saúde para a instituição. Em novembro de 2002, no “IV Congresso Interno da Fiocruz: Ciência, Tecnologia e Inovação para a melhoria da qualidade de vida”, foi evidenciada a importância da circulação e fomento da ciência. Nesse congresso, foi estabelecido como uma das teses centrais da Fiocruz que a Divulgação Científica é um campo integrador do fazer científico. A partir disso, torna-se de responsabilidade social da instituição a elaboração de materiais e ambientes que permitam à população brasileira participar de forma mais democrática e cidadã dos debates que envolvem a Ciência e Tecnologia (C&T) (Fundação Oswaldo Cruz, 2021). Segundo Sarita Albagli (1996), a Divulgação Científica caracteriza-se como o emprego de métodos e ferramentas para traduzir um conhecimento técnico em linguagem acessível, visando alcançar uma audiência vasta e variada. Os propósitos de se desenvolver um projeto de Divulgação Científica são de: educacional, cívica e mobilização popular (Albagli, 1996). Dessa forma, é desenvolvida uma investigação nas bases teóricas da instituição e entrevistas semiestruturadas com seus trabalhadores, sendo designers e profissionais de outras formações que atuam como divulgadores da ciência. Assim, a dissertação enfatiza o papel do Design na promoção da Saúde Pública e na comunicação de conhecimentos científicos de forma clara e acessível. A pesquisa propõe reflexões sobre as práticas de comunicação que podem ser adotadas para enfrentar desafios na área da saúde.


Metodologia de desenvolvimento de produtos digitais com foco em UX: observação Participante em projeto da Fiocruz
Este estudo apresenta o registro do desenvolvimento de um produto digital para a Fiocruz. A pesquisa foi realizada com base na Observação Participante na qual o autor assumiu o papel de membro da equipe de desenvolvimento. Durante 15 meses foram registradas as etapas do processo de tomada de decisões projetuais. Na metodologia adotada constam os procedimentos de seleção das técnicas usadas no desenvolvimento do projeto: população, amostra, soluções aplicadas, entregas individuais, entregas coletivas, consumo de recursos, cronograma e testes. Os dados dos registros da Observação Participante foram cotejados com as categorias geradas nas entrevistas. Como resultado, tem-se listada uma série de sucessos e insucessos que objetiva servir como critérios norteadores para a melhoria na aplicação de metodologias baseadas em UX para desenvolvimento de produtos digitais.


Métodos e Técnicas de Design Centrado no Usuário: Um Levantamento a Partir da Usabilidade de Produtos do CTIC/Fiocruz
A relação causal entre métodos de projeto e a usabilidade de produtos de comunicação e informação foi o tema desse estudo que buscou identificar o estado da arte sobre um processo de projeto que resulte em mais usabilidade na web. A partir dessa identificação, avaliou-se as melhorias que poderiam ser adotadas nos processos de desenvolvimento de interfaces utilizados por uma equipe específica da Fundação Oswaldo Cruz (CTIC - Fiocruz). Entendeu-se que um método de projeto deve estar atualizado em relação aos conhecimentos de áreas como a Ergonomia, a Interação Humano-computador e o Design de Interação. Para isso, adotou-se a hipótese de que o processo de projeto deve combinar três aspectos: a) um significativo envolvimento do usuário ao longo do processo; b) o uso de sucessivas iterações para configurar o produto e c) uma combinação mínima de técnicas relacionadas a objetivos específicos de cada fase de uma abordagem de Design Centrado no Usuário. Para contribuir com o desenvolvimento de métodos e técnicas que melhorem a usabilidade, descreveu-se as características dos métodos registrados na literatura e praticados por profissionais externos à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A partir dessas informações, o estudo direcionou-se para o segundo objetivo específico: identificar melhorias nos métodos e técnicas aplicáveis no caso do CTIC — Fiocruz. Através da combinação da revisão de literatura e da pesquisa de campo foram produzidas informações sobre tipos de fluxo dos métodos, tipos de envolvimento dos usuários, quantidade e gravidade de problemas de usabilidade observadas pelos profissionais e a validade de base geral de método para diferentes produtos. A primeira rodada de entrevista foi realizada para melhor entender o contexto da hipótese e a relação entre suas variáveis. A segunda rodada identificou as características do processo de projeto utilizado no CTIC. A partir dessas informações, aplicou-se duas técnicas com profissionais externos. Um questionário on-line foi utilizado para levantar informações bem específicas, em sua maioria de características quantitativas. A última técnica aplicada foi um card sorting on-line que apresentou um caso de projeto em que os profissionais indicaram quais técnicas seriam utilizadas diante de dois cenários diferentes: um mais favorável e outro restritivo. A análise demonstrou que a maioria dos profissionais acredita que os problemas de usabilidade são consequência da falta de determinadas abordagens e técnicas. Por isso, esses profissionais combinam fluxos iterativos com um significativo envolvimento do usuário no processo. Foram sugeridas melhorias para o método utilizado no CTIC sintetizadas através de um processo de Design Centrado no Usuário como ponto de partida que aplica o conceito tradicional de usabilidade (performance). Assim que possível, esse processo deve ser aperfeiçoado ao incluir o conceito de experiência do usuário que considera também os aspectos emocionais e hedonômicos na interação.

Redesign do aplicativo e portal SISS-Geo – Sistema de Informação em Saúde Silvestre da Fiocruz
O presente estudo investiga o impacto da urbanização e da degradação ambiental no surgimento e na propagação de doenças zoonóticas no Brasil, destacando como o contato crescente entre humanos e animais silvestres facilita a emergência de novas doenças, como a Covid-19. O Sistema de Informação em Saúde Silvestre (SISS-Geo) da FIOCRUZ é analisado como uma ferramenta essencial para o monitoramento da saúde dos animais silvestres e para a detecção precoce de patógenos. Lançado em 2014, o SISS-Geo oferece uma plataforma gratuita acessível via smartphones e web, permitindo a coleta de dados por diversos colaboradores e a geração de alertas automáticos sobre anormalidades em animais. O estudo foca na melhoria da usabilidade do sistema, aplicando princípios de "user experience" para torná-lo mais intuitivo e acessível, visando otimizar sua eficácia na prevenção e controle de zoonoses e na conservação da biodiversidade.