Das primeiras ideias ao MVP: um modelo sistematizado de procedimento para criação de novos produtos e serviços digitais
O desenvolvimento de novos produtos e serviços é uma atividade chave para qualquer empresa se manter competitiva, visto que leva à construção de soluções inovadoras e relevantes ao consumidor final. Para tal, é imprescindível que as companhias tenham processos bem estruturados, nos quais novas ideias surjam e evoluam até que se tornem produtos e serviços realmente aderentes ao mercado. Contudo, apesar dos métodos de geração de ideias terem se desenvolvido nos últimos anos - tanto em sua relevância acadêmica quanto em sua prática mercadológica -ainda há uma lacuna de processos e ferramentas referentes ao momento de refino e avaliação de ideias. Como resultado, projetos de novos produtos e serviços muitas vezes se encerram prematuramente ou enfrentam severos percalços, muitas vezes levando-os até soluções pouco inovadoras. Ciente do cenário abordado, a presente dissertação se debruçou sobre a pesquisa do tema, combinando visões acadêmicas e de mercado. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura onde foi possível, com seus insumos, propor um framework e uma ferramenta de avaliação que oriente o refinamento de ideias. Em seguida, foram realizadas duas verificações - através de entrevistas com profissionais do mercado e análise de estudos de caso - com o propósito de averiguar a aderência e a relevância do material gerado. Os insumos obtidos, além de reforçarem a importância do tema da avaliação de ideias e a carência de soluções existentes para tal, permitiram o refino do framework e a ferramenta, apresentados como resultados desta dissertação.
The development of new products and services is a key activity for any company to remain competitive once it leads to the construction of innovative and relevant solutions to the target public. To achieve this, it is essential that companies have well structured processes where new ideas emerge and evolve until they become products and services that are truly adherent to the market. However, despite the development of idea generation methods in recent years - both in their academic relevance and in their market practice - there is still a gap in the knowledge of processes and tools related to refining and evaluating ideas. As a result, new product and service projects often end prematurely or face severe issues, leading them to less innovative solutions. Aware of the exposed scenario, this dissertation focused on the research of the subject, combining academic and market point of views. Through the inputs obtained from a systematic review of the literature, it was proposed a framework and an evaluation tool that guides the refinement of ideas. Then, two validations were conducted regarding the adherence and relevance of the material generated: interviews with business professionals and analysis of case studies. The input obtained reinforced the importance of the topic of evaluating ideas and the lack of existing solutions for this and allowed the refinement of the framework and the tool, presented as results of this dissertation.