--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5
PPDESDI Doutorado

Esdi de cota: experiências de alunos cotistas em uma escola de design

Resumo

Esdi de cota: experiências de alunos cotistas em uma escola de design”, objetiva expor, através do relato de alunos e ex-alunos da Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi/UERJ), por quais transformações o ensino e o campo do design passam com o estabelecimento das políticas de cotas, principalmente no que se refere às relações de raça, classe e territorialidade. A tese também leva em consideração as narrativas ligadas ao pioneirismo do ensino de design no Brasil em Nível Superior, ligado à fundação da Esdi, e o estabelecimento pioneiro da política de cotas na UERJ, Universidade à qual a Escola está vinculada. Neste sentido, o trabalho chama atenção para tensões relativas ao ensino de design, estreitamente atrelado a uma narrativa estética hegemônica e eurocentrada, e as contradições apresentadas por uma sala de aula diversa em experiências e territorialidades.

Resumo (Inglês)

Esdi de cota: experiences and productions of quota students in a design school", aims to expose, based on the account of students and former students of the School of Industrial Design (Esdi/UERJ), through which transformations the teaching and the field of design go through with the establishment of quota policies, mainly regarding race, class and territoriality relations. The thesis also takes into consideration narratives related to the pioneering of design education in Brazil at a College Education level, linked to the founding of Esdi, and the pioneering establishment of the quota policy at UERJ, the University to which the School is linked. In this sense, the work draws attention to tensions regarding design education, bound to an hegemonic and Eurocentered aesthetic narrative, and the contradictions presented by a classroom permeated by diverse experiences and territorialities.