--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5
PPDESDI Mestrado

Design à mostra: o projeto de museus temáticos

Resumo

 O objetivo desse trabalho é compreender como o design é utilizado no espaço expositivo para construir contexto, conteúdo e linguagem. Entender quais estratégias são usadas para projetar ambientes atraentes à visitação em vista a proporcionar experiências coletivas e individuais, contemplativas, espaciais (imersivas), sensoriais e interativas. Para tal analisamos a mudança do papel dos museus ao longo do tempo e montamos um panorama das instituições museológicas no Brasil nas últimas décadas. Selecionamos padrões de exibição instituídos historicamente em termos mundiais, já que o Brasil sofreu enorme influência cultural da Europa e dos Estados Unidos. Estabelecemos uma base de conceitos que envolvem a linguagem do projeto de exposições e museus temáticos, considerando aspectos como formas de aprendizagem do público, comportamento deste em relação ao objeto exposto, produção de conteúdo, produção de sentido, escolha de linguagem, intencionalidade, construção de experiência, mediação e interface. Analisamos como estudo de caso, o projeto de dois museus temáticos contemporâneos, o Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol, com a intenção de construir uma crítica ao projeto espacial-visual, entendendo as relações estabelecidas entre os objetos (previamente existentes ou projetados produtos, textos, imagens, vídeos), a forma como eles são expostos e as características do local escolhido para abrigar a exposição.

Resumo (Inglês)

 The aim of this work is to understand how design is used in exhibitions for building context, content and language. Understand which strategies are used to project environments that are attractive to visitors in order to provide individual and collective, contemplative, spacial (immersive), sensorial and interactive experiences. For these we analyzed the changing role of museums throughout the time and set up an overview of museum institutions in Brazil in the last decades. We have selected historically established exhibition display standards that spread globally, since Brazil has undergone enormous cultural influence of Europe and the USA. Also, we have established a background of language concepts at the base of exhibition projects and thematic museums, considering aspects such as the way public learns, public behavior in relation with an exposed object, content production, production of meaning, choice of languages, intentionality, experience building, mediation and interface, among other things. As a study case, we have analyzed two contemporary thematic museums (Museu da Língua Portuguesa and Museu do Futebol), trying to build a critical view to the visual-spatial project, understanding the relations between objects (pre-existing or projected - products, texts, images, videos), the way they are exposed and the characteristics of the site chosen to host the exhibition.