--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5
Graduação Design

Apócrifa

Resumo

Apócrifa é um projeto que resulta num filme de curta-metragem de ficção de animação de cerca de seis minutos de duração. Seu objetivo é entreter e instigar, tocando em temas eternamente espinhosos como religião, poder, frustração e existencialismo, com um toque de humor. O curta mostra a trajetória de Deus ao anunciar o fim do mundo, sua interação com a humanidade e com seus anjos subalternos, e seu confronto com o filósofo alemão Friederich Nietzsche. A história busca humanizar a figura de Deus, dando a ele características e emoções humanas como vaidade, frustração, dúvida, insegurança e afeto, narrando um momento crucial na vida do personagem. O repertório visual mistura personagens cartunizados, colagens e cenários de pintura suave, mas também conta com um momento de experimentação em mesclar a linguagem da colagem com animação, apropriando-se e manipulando recortes de pinturas clássicas e renascentistas A animação é executada quadro a quadro digitalmente.

Resumo (Inglês)

Apócrifa is a project that results on a short fiction animation movie of about six minutes length. Its purpose is to entertain and instigate, touching on eternally thorny subjects such as religion, power, frustration and existentialism, with a humorous tone. The short presents the story of God as he announces the end of the world, his interactions with humanity and his angel employees and his confront with german philosopher Friederich Nietzsche. The story seeks to humanize the figure of God, giving him human characteristics and emotions like vanity, frustration, doubt, insecurity and affection, narrating a crucial moment in the life of the character. The visual language mixes cartoon characters, collage and softly painted scenarios, but also counts with a moment of experimentation in mixing collage and animation languages appropriating and manipulating cutouts of Classical and Renaissance paintings. The animation is executed frame-by-frame digitally.