Modernidade e representação visual da mulher na primeira metade do século XX: da cocotte à violão
Com base na análise da revista A Maçã (1922-1926) e do livro Madame Pommery (1919-1920), de Hilário Tácito, foram identificadas condutas modernizadoras estabelecidas por mulheres da década de 1920, especialmente por aquelas que transitavam pela vida mundana e nos espaços de prostituição, das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. São estas condutas modernizadoras dos dois espaços urbanos que deverão ser abordadas no trabalho, evidenciando-se similaridades e dissimilitudes entre elas. A partir da identificação dessas condutas, buscaremos as suas representações na imprensa, na primeira metade do século XX e a transição da linguagem da cocotte para a mulher com traços da mulher brasileira representada na imprensa na segunda metade do século XX. Ambas as representações trazem estereótipos, os quais procuraremos identificar e discutir.
Based on an analysis of the magazine A Maçã (1922-1926) and the book Madame Pommery (1919-1920), by Hilário Tácito, we identified modernizing behaviours established by women in the 1920s, especially those who lived in the worldly life and prostitution spaces of the cities of Rio de Janeiro and São Paulo. It is these modernizing behaviours of the two urban spaces that will be addressed in the paper, highlighting similarities and dissimilarities between them. Once these behaviors have been identified, we will look for their representations in the press in the first half of the 20th century and the transition from the language of the cocotte to the woman with traits of the Brazilian woman represented in the press in the second half of the 20th century. Both representations carry stereotypes, which we will try to identify and discuss.