--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5
PPDESDI Mestrado

A construção da linguagem de projeto de design de interiores: uma análise semiótica do ambiente do restaurante Gurumê Ipanema

Resumo

Ao adquirir um produto ou serviço, como comer uma refeição em um restaurante, o consumidor, inerentemente, adquire uma experiência, conceito que vem sendo estudado há cerca de quatro décadas e conta com definições propostas por diversos autores. Uma das abordagens existentes é a dos serviços centrados em experiência, cujo projeto envolve, teoricamente, seis princípios: “série de encontros de serviço e pistas”, “design sensorial”, “engajamento de clientes”, “estrutura dramática”, “outros clientes” e “bastidores”. A experiência da alimentação é composta não somente pela comida e bebida a serem consumidas. O cenário em que ela ocorre, cujo projeto é domínio do trabalho de designers de interiores e arquitetos, é um dos aspectos que a caracterizam. No caso de um ambiente de prestação de serviços, como em um restaurante, pode-se denominar suas instalações físicas “servicescape”, conceito definido em um modelo teórico ancorado na psicologia ambiental que compreende o ambiente construído como composto por três dimensões, “condições ambientais”, “layout espacial e funcionalidade” e “sinais, símbolos e artefatos”, embora seja percebido pelos indivíduos de forma holística. Pode-se considerar, com base nos estudos de semiótica, que o servicescape é um emissor de signos e, portanto, constitui uma linguagem. A presente pesquisa tem por objetivo descrever e caracterizar a linguagem do restaurante Gurumê Ipanema, seu caso de estudo, com vistas à experiência de seus destinatários. Esse objetivo será alcançado por meio de um método de análise semiótica do espaço, baseado nas três dimensões da semiose: “sintática”, “semântica” e “pragmática”. Ao fim do estudo, gera-se uma lista de aspectos relevantes ao projeto de ambientes de restauração.

Resumo (Inglês)

When purchasing a product or service, such as eating a meal at a restaurant, the consumer inherently acquires an experience, a concept that has been studied for about four decades and has definitions proposed by several authors. One of the existing approaches is that of the experience-centered services, whose project theoretically involves six principles: “series of service encounters and cues”, “sensory design”, “engaging customers”, “dramatic structure”, “fellow customers” and “backstage”. The experience of a meal is composed not only of the food and drink to be consumed. The scenario in which it occurs, whose design is the domain ofthe work of designers and architects, is one of the aspects that characterize it. In the case of a service provision environment, as in a restaurant, its physical facilities can be defined as a “servicescape”, a concept defined in a theoretical model anchored in environmental psychology that comprises the built environment as composed of three dimensions, “ambient conditions”, “spatial layout and functionality” and “signs, symbols and artifacts”, although perceived by individuals holistically. Based on the semiotics studies, it can be considered that the servicescape is an emitter of signs and, therefore, constitutes a language. This research aims to describe and characterize the language of the Gurumê Ipanema restaurant, its case study, with a view to the experience of its customers. This objective will be achieved through a method of semiotic analysis of space, based on the three dimensions of semiosis: “syntactics”, “semantics” and “pragmatics”. At the end of the study, a list of aspects relevant to the design of restaurant environments is generated.