Plataforma de compartilhamento para materiais para o ensino de desenho
A pesquisa propõe uma reformulação curricular no ensino de Desenho na educação básica, expandindo seu foco além da representação geométrica e projetiva para uma abordagem mais ampla da linguagem gráfica, incluindo graficacia, desenhística e modelagem. O objetivo é proporcionar um ensino mais abrangente e acessível, não apenas para escolas com uma disciplina de Desenho estabelecida, mas para todos os alunos, independentemente do nível de formação. A proposta visa fornecer aos educadores ferramentas para preparar os alunos para interagir com o mundo projetado e material, desenvolver a coordenação motora fina e analisar criticamente a cultura visual, promovendo uma sociedade mais igualitária no consumo de imagens e artefatos.
The research proposes a curriculum reformulation in the teaching of Drawing in basic education, expanding its focus beyond geometric and projective representation to a broader approach to graphic language, including graphics, draughtsmanship and modeling. The aim is to provide more comprehensive and accessible teaching, not just for schools with an established Drawing subject, but for all students, regardless of their level of education. The proposal aims to provide educators with tools to prepare students to interact with the designed and material world, develop fine motor skills and critically analyze visual culture, promoting a more egalitarian society in the consumption of images and artifacts.