Design gráfico e imagem em movimento no Brasil
Esta tese apresenta um estudo sobre a produção resultante da interação entre design gráfico e imagem em movimento no Brasil. Os objetivos desta pesquisa são: ampliar as fronteiras do campo e as possibilidades de atuação profissional para designers; integrar os artefatos gráficos audiovisuais ao campo do design gráfico, não só na prática, mas também na teoria; e reconhecer o território híbrido que surge dessas relações como um campo de conhecimento compartilhado entre design e audiovisual. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica, pesquisas em portais de publicações científicas e instituições acadêmicas, e em plataformas digitais de vídeo. Este procedimento possibilitou uma reflexão sobre os conceitos de cultura material, cultura visual e memória gráfica, que podem contribuir com estratégias historiográficas para a inserção dos objetos deste estudo na história do design gráfico brasileiro. Inicialmente, propõe-se olhar de forma isolada para o design gráfico e para o audiovisual como dois campos relativamente autônomos, analisando-se os seguintes itens: artefatos e conceitos; historiografias e histórias; âmbitos educacional e profissional. Em seguida, estes parâmetros de análise são aplicados a estes mesmos itens, porém sob outra perspectiva: examina-se o campo híbrido que surge dos atravessamentos entre design e audiovisual. Por fim, é feita a montagem de uma coleção de artefatos gráficos audiovisuais, que tem como critérios de seleção: a existência de um arquivo on-line acessível gratuita e publicamente; o reconhecimento social e histórico; e a importância para a construção da memória gráfica brasileira. Com isso, a tese visa fornecer um conteúdo relevante para educadores do design em suas atividades de ensino, bem como a todos os interessados no aprendizado deste assunto, constituindo um repertório, um subsídio cultural de amplo acesso.
This thesis presents a study on the production resulting from the interaction between graphic design and moving images in Brazil. The objectives of this research are: to expand the boundaries of the field and the possibilities of professional activity for designers; integrate audiovisual graphic artifacts into the field of graphic design, not only in practice, but also in theory; and recognize the hybrid territory that emerges from these relationships as a field of shared knowledge between design and audiovisual. To this end, a bibliographical review was carried out on scientific publication portals and academic institutions, and on digital video platforms. This procedure enabled a reflection on the concepts of material culture, visual culture and graphic memory, which can contribute to historiographical strategies for the insertion of the objects of this study in the history of Brazilian graphic design. Initially, it is proposed to look at graphic design and audiovisual design in isolation as two relatively autonomous fields, analyzing the following items: artifacts and concepts; historiographies and histories; educational and professional spheres. Then, these analysis parameters are applied to these same items, but from another perspective: the hybrid field that arises from the intersections between design and audiovisual is examined. Finally, a collection of audiovisual graphic artifacts is assembled, the selection criteria being: the existence of a freely and publicly accessible online archive; social and historical recognition; and the importance for the construction of Brazilian graphic memory. With this, the thesis aims to provide relevant content for design educators in their teaching activities, as well as for all those interested in learning this subject, constituting a repertoire, a cultural subsidy of wide access.