--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5
PPDESDI Mestrado

Projeto escola: as professoras como designers

Resumo

Neste estudo, o objetivo é aprofundar a compreensão sobre o papel das professoras como designers e desenvolvedoras de projetos escolares. Inicialmente, a pesquisa buscará investigar os processos e as inspirações que orientam as docentes na criação e implementação de projetos em suas salas de aula. Reconhece-se que o design é uma ferramenta já empregada pelas educadoras e que o pensamento projetual, sendo uma forma de inteligência acessível a todos, pode ser aprimorado através de treinamento (CROSS, 2011). Em seguida, a pesquisa visa explorar maneiras de colaborar com as professoras no uso do design em suas práticas diárias. Além disso, será analisado como essas docentes utilizam o design para inovar, afastando-se das metodologias tradicionais e das abordagens expositivas, com destaque para como a reorganização do ambiente escolar pode promover a quebra de hierarquias e o protagonismo dos alunos.

Resumo (Inglês)

The aim of this study is to deepen our understanding of the role of teachers as designers and developers of school projects. Initially, the research will seek to investigate the processes and inspirations that guide teachers in creating and implementing projects in their classrooms. It is recognized that design is a tool already employed by educators and that design thinking, being a form of intelligence accessible to all, can be improved through training (CROSS, 2011). Next, the research aims to explore ways of collaborating with teachers in the use of design in their daily practices. In addition, it will analyze how these teachers use design to innovate, moving away from traditional methodologies and expository approaches, highlighting how the reorganization of the school environment can promote the breaking down of hierarchies and the protagonism of students.