Design Industrial: educação criativa e projetual e suas contribuições para o ensino de projeto de produto orientado para as indústrias moveleiras
A pesquisa é focada em questões sobre a educação criativa e projetual para a seara moveleira. Consideramos que a relevância do mobiliário para a sociedade é de primeira grandeza, um produto de uso indispensável e de importância artística e industrial para o desenvolvimento da cultura e da economia. O objetivo principal da pesquisa é desenvolver um método para a educação e o ensino para o Design-de-Mobiliário Industrial. Para tanto, além das tradicionais pesquisas e revisões bibliográficas, desenvolvemos ciclos de Pesquisas-ações, monitorando e auxiliando o professor, contribuindo para o aperfeiçoamento dentro de sala de aula, no planejamento de disciplinas, e no pós aula, refletindo sobre os resultados alcançados. No Capítulo 1, fundamentamos a tese ao tratar de questões sobre a importância, a valor e a evolução do mobiliário, assim como as diferenças conceituais presentes em termos como projeto, desenho, criação em Design. Ressalta-se, ainda, o conceito do Design na indústria moveleira para o desenvolvimento do mercado, economia e da tecnologia fluminense. O Capítulo 2, o foco orienta-se para conceitos taxonômicos, terminológicos e pedagógicos voltados para a seara moveleira com o objetivo de fundamentar cursos orientados para a indústria. O Capítulo 3 apresenta dados coletados referentes aos programas de educação criativa e projetual planejados e realizados. Com base na Pesquisa-ação, oferece-se relevantes dados à elaboração de novas didáticas e planejamentos de ensino para cursos acadêmicos de Design-de-Mobiliário. Concluímos nosso trabalho no Capítulo 4 criando uma Taxonomia para Ensino do Design-de-Mobiliário TEDM voltada para educação projetual e fazemos uma série de recomendações didático-pedagógicas baseada no ensino da expressão gráfica tradicional. Em anexo disponibilizamos um plano de curso de Design-de-Mobiliário de 360hs a nível de pós-graduação lato sensu.
This research will focus on issues relevant to creative and design edu-cation for the furniture industry. We consider that furniture is a matter of primary relevance to human society, combining indispensiblity with artistic and industrial importance to the development of culture and economy. The main objective of the research is to develop a method for education and teaching in the field of Industrial Furniture Design. For this, in addition to traditional research and bibliographical reviews, we have developed cycles of action- research, with mechanisms for monitoring and assisting the teacher and contributing to continuous improvement within the classroom, including the planning of disciplines, and in the post-classroom stage, providing reflections on the results achieved. In Chapter 1, we lay the foundations of the thesis by considering the importance, value and evolution of furniture, as well as the conceptual differences present in terms such as project, design and creation in design. We emphasize the concept of design in the furniture industry s participation in the development of the market, economy and technology in the context of Rio de Janeiro. Chapter 2 focuses on taxonomical, terminological and pedagogical concepts relevant to the furniture industry with the underlying objective of underpinning courses geared toward the industry. Chapter 3 presents data collated on planned and executed creative and design education programs. Based on action-research, we offer data with relevance to the elaboration of new didactic and teaching plans for academic courses of Furniture Design. We conclude our work in Chapter 4 by creating a Taxonomy for Teaching of Furniture Design (TEDM), focused on design education, and we make a series of didactic-pedagogical recommendations focusing on the teaching of graphic expression as traditionally prescribed. Attached, we offer a 360 hours Furniture Design course plan at the lato sensu graduate level.