Experiência arquitetônica ilustrada: possibilidades de representação gráfica de intenções projetuais de caráter intangível
Uma vez descrita a inquietação que deu origem ao presente projeto, pode-se determinar como objetivo geral de pesquisa investigar como representar graficamente intenções projetuais de ordem emocional e psicológica, buscando desenvolver novos métodos e estratégias para a comunicação visual desses elementos intangíveis no processo de projeto de arquitetura. Como objetivos específicos, aqueles que serão gradativamente atingidos ao longo da pesquisa, podemos citar (a) revisar a literatura acadêmica sobre arquitetura emocional, psicologia ambiental e representação gráfica na arquitetura, de forma a conhecer o que já foi produzido sobre o tema; (b) realizar uma análise crítica da representação gráfica de projetos arquitetônicos existentes que foram bem-sucedidas em expressar elementos intangíveis de ordem emocional e psicológica, afim de conhecer estratégias já consolidadas; (c) conduzir uma pesquisa empírica com estudantes de arquitetura para explorar suas percepções e abordagens ao representar intenções emocionais e psicológicas em seus projetos, com forma de propor novas formas de representação ainda não exploradas.
Once we have described the concern that gave rise to this project, we can determine as the general research objective to investigate how to graphically represent emotional and psychological design intentions, seeking to develop new methods and strategies for the visual communication of these intangible elements in the architectural design process. As specific objectives, those that will be gradually achieved throughout the research, we can mention (a) reviewing the academic literature on emotional architecture, environmental psychology and graphic representation in architecture, in order to know what has already been produced on the subject; (b) carrying out a critical analysis of the graphic representation of existing architectural projects that have been successful in expressing intangible emotional and psychological elements, in order to learn about strategies that have already been consolidated; (c) conducting empirical research with architecture students to explore their perceptions and approaches to representing emotional and psychological intentions in their projects, in order to propose new forms of representation that have not yet been explored.