--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Projetos

design de produtosRelacionado a
Limpar filtros
28 itens encontrados
a-z crono
Graduação Design

Desenvolvimento de material didático para o ensino médio na área da biologia

Projeto de produto de um Kit Maker de Biologia, com o objetivo capacitar professores a desenvolverem materiais didáticos interativos e inovadores para suas aulas. O kit oferece uma variedade de ferramentas e materiais, incluindo um guia detalhado com instruções sobre o uso dos materiais, sugestões de atividades e projetos modelo, o que proporciona uma experiência educacional enriquecedora tanto para professores quanto para alunos.

2023
Renato Menezes de Oliveira
Graduação Design

O design e a modelagem 3D como auxiliar no ensino da parasitologia

Este trabalho de conclusão de curso visa utilizar o design como instrumento para contribuir na produção de ferramentas alternativas de ensino na área de ciências biológicas, mais especificamente em parasitologia. Com o objetivo de criar modelos 3D virtuais e impressos do ovo do nematoide Trichuris muris, para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem em ciências e educação em saúde. Esperamos que nossos resultados permitam o aperfeiçoamento do uso de modelos didáticos virtuais e impressos, com base em ferramentas de produção de imagem como o uso de microscopia de alta resolução. Contamos que os resultados possam auxiliar nos mais diferentes níveis de formação com o intuito de promover a divulgação científica.

2022
Larissa Figueiredo Belem

Design de produto: projeto de plataforma de jogos mistos

O projeto descrito neste relatório consiste em desenvolver um artefato que pudesse ser usado em eventos e casas de jogos especializadas, que ajudasse na interação entre os usuários, que auxiliasse os jogadores com as regras dos jogos, com a contabilidade do sistema do jogo, com a aplicação dos dados do jogo e levando aos jogadores uma nova experiência utilizando efeitos visuais e sonoros.

A ideia é que o produto seja compatível com a ideologia de jogos já existentes, assim como gerar a possibilidade para a elaboração e criação de jogos novos exclusivos, usando todos os recursos disponíveis em termos de itens, áudio, vídeo e interatividade, levando ao máximo as possibilidades do produto.

No capítulo 1, a monografia trata da contextualização do projeto; No capítulo 2 o foco são analises, utilizando outros produtos do mercado, tal como o material histórico do tema; No capítulo 3 será descrito os fatores decisivos do projeto; O capítulo 4 explicará o desenvolvimento do projeto; O capítulo 5 mostrará a progressão do projeto em um produto final.

2017
Guilherme da Conceição Wüthrich
Graduação Design

Sistema para mobiliário de piscina e locais similares

Este trabalho consiste no desenvolvimento de um sistema de mobiliário de alta resistência e que busca estar de acordo com as preocupações ecológicas vigentes para a utilização em espaços comuns de hotéis e resorts. Aqui é descrito todo o processo de pesquisa e desenvolvimento de um sistema que consiste em uma espreguiçadeira, caixa lateral com espaço térmico, caixa com tranca e uma segunda caixa para a armazenagem e suporte de um sombreiro especial de praia. Todo esse conjunto sendo devidamente planejado para ser construído com materiais de fácil reciclagem ou biodegradáveis.

2017
Erick Teixeira de Araujo
PPDESDI Doutorado

Design como expressão da capacidade humana: estudo sobre os artefatos presentes na Quarta Colônia de imigração italiana, a partir de suas origens, particularidades e significados

O presente trabalho visou analisar os artefatos trazidos, confeccionados ou adquiridos pelos imigrantes italianos, os quais se estabeleceram na região da Quarta Colônia, no centro do Estado do Rio Grande do Sul, e como eles se faziam presentes na vida de seus descendentes. Para tanto, foram abordadas questões referentes às características que nortearam a emigração na Itália, a imigração italiana no Brasil e no Rio Grande do Sul e o assentamento na região da Quarta Colônia; ao entendimento do termo cultura , atrelado, ainda, à memória, identidade, sociedade, afetividade e design; às relações existentes entre o fazer artesanal e o campo do design; e ao processo evolutivo humano, decorrente das transformações tecnológicas, à definição de artefato e seus semelhantes, aos tipos de artefatos desenvolvidos na região de Vêneto, na Itália, além das unidades produtivas que se estabeleceram no Rio Grande do Sul e do processo de inserção do designer na indústria e no comércio. A partir dessa fundamentação teórica, realizou-se uma pesquisa de campo que abrangeu os depoimentos de seis entrevistados, os quais, posteriormente, foram descritos. Os participantes da pesquisa, então, apresentaram suas coleções e permitiram a realização de registros fotográficos. Tal disponibilidade propiciou a catalogação e a classificação de mais de 300 artefatos por meio das Normas de Inventários de Ciência e Técnica utilizadas pelos museus e palácios portugueses. Após essa etapa, a análise desses artefatos deu-se a partir das dimensões interpretativas. Dessa forma, chegou-se aos resultados apresentados pelo cenário pesquisado, os quais proporcionaram a discussão sobre os artefatos da região e as circunstâncias que os cercam.

21 dez 2016
Daniele Dickow Ellwanger
Graduação Design

Estética afro-brasileira: linha de embalagens para cosméticos voltados para mulheres negras.

Nesse projeto, Luana Braun realiza uma profunda pesquisa histórica a respeito da relação do negro para com a sua Nesse projeto, Luana Braun realiza uma profunda pesquisa histórica a respeito da relação do negro para com a sua autoestima e o mercado da beleza, desde a abolição oficial da escravidão no Brasil até os dias atuais. Essa busca resulta no levantamento de problemáticas ainda vigentes e na exaltação dos avanços do movimento negro na sociedade e nessa indústria, concentrando-se na falta de representatividade da pele negra, com foco na mulher, no mercado cosmético. A partir dessa escassez, Luana projeta uma linha de embalagens de maquiagem que conversam com a mulher preta brasileira sem a propagação de estereótipos, como a associação dessas á uma cultura negra estrangeira, como é comum na indústria. Essas embalagens trazem, em seus desenhos e cores, uma inovação tanto social quanto estética de maneira muito eficiente e interessante. e o mercado da beleza, desde a abolição oficial da escravidão no Brasil até os dias atuais. Essa busca resulta no levantamento de problemáticas ainda vigentes e na exaltação dos avanços do movimento negro na sociedade e nessa indústria, concentrando-se na falta de representatividade da pele negra, com foco na mulher, no mercado cosmético. A partir dessa escassez, Luana projeta uma linha de embalagens de maquiagem que conversam com a mulher preta brasileira sem a propagação de estereótipos, como a associação dessas á uma cultura negra estrangeira, como é comum na indústria. Essas embalagens trazem, em seus desenhos e cores, uma inovação tanto social quanto estética de maneira muito eficiente e interessante.

2015
Luana de Oliveira Braun Pereira Lima
Graduação Design

Mobiliário infantil em espaços reduzidos: proveitamento de espaço e redução do descarte precoce

Esta monografia desenvolve projetos de produtos relacionados direta ou indiretamente ao setor de mobiliário infantil, a preocupação com o usuário tornou-se primordialmente necessário nesta pesquisa. Neste sentido, este trabalho objetivou estruturar uma linha de produtos para uso no dormitório infantil de dimensão modesta, considerando a valorização e aproveitamento do espaço no âmbito. O desenvolvimento do projeto iniciou-se em março de 2015. Foram realizadas entrevistas com vendedores e compradores de móveis infantis a fim de obter informações e respostas a questões específicas, a fim de que os dados fossem usados à medida que o desenvolvimento seguia de acordo as orientações de melhorias funcionais. Os aspectos de segurança foram priorizados durante todo o processo. Tratando-se de um conjunto de móveis para usuários infanto-juvenis (de 6 a 12 anos), com finalidade de suprir as necessidades dos mesmos, sem comprometer o espaço destinado a atividades do cotidiano.

2015
Marcelo Ribeiro dos Santos
Graduação Design

Projeto de produto: cultivo de hortaliças em ambiente doméstico urbano

O projeto procura desenvolver um sistema que possibilite diversas técnicas de cultivo de hortaliças dentro de um apartamento médio e domiciliar na cidade do Rio de Janeiro. Entre alguns dos objetivos específicos estão, facilitar o cultivo de hortaliças em ambientes domésticos e incentivar o usuário a adotar práticas saudáveis. Para a pesquisa, primeiro foi analisado o local para onde seria aplicado o projeto, ou seja um apartamento domiciliar médio e os cômodos mais adequados para o cultivo de hortaliças neste local. Na etapa seguinte algumas técnicas de cultivo hidropônico como o gotejamento e o NFT(Nutrient Film Technique) foram analisadas para entender qual seria a melhor para se aplicar no projeto e que tecnologias seriam usadas para isso. As peças do produto foram confeccionadas em softwares 3D que possibilitaram a visualização de soluções.

2015
Gabriel Silva Santos
Graduação Design

1/2 estalo

1/2 estalo é um projeto que se faz por conjuntos. Há um conjunto de desejos que permeia toda sua trajetória, desejos de transformação. Ele aglomera as noções de ensaio, heterotopia e dispositivos de Foucault e Deleuze para pensar as práticas envolvidas em seu processo. Estas se materializam numa série de três objetos sonoros interativos, que se acionam quando colocados em espaços públicos de circulação. A tentativa aqui é criar a possibilidade para momentos de aberturas em rotinas cotidianas. Esses momentos foram registrados em forma de vídeo. Este relatório une todos esses conjuntos; desejos, conceitos, referências, práticas, registros e reflexões. 

2014
Diana de Oliveira Dias
Graduação Design

Cozinho com o vizinho

O projeto "Cozinho com o Vizinho" de um sistema de mobiliário para cozinhas coletivas em condomínios representa uma proposta de criar um espaço que promova a transformação da maneira como as pessoas vivem. O intuito é provocar maior aproximação para que possam ser desenvolvidas relações de confiança, respeito e amizade, e acima de tudo, uma capacidade maior de lidar com pessoas e conflitos. Em contrafluxo à tendência do atual mercado de mobiliário e decoração característicos do sistema socio- econômico, esse projeto foi pensado a partir de uma perspectiva da integração, simplicidade e resistência. Nesse TCC, estão presentes os materiais necessários para a confecção do mobiliário, desenhos técnicos, fluxogramas e mockups da proposta.

2014
Rafaela Siquara Marques
Graduação Design

Microgerador de energia perene

O projeto tem foco na investigação, experimentação e desenvolvimento empírico de um gerador de energia: autônomo, compacto, prático e independente de combustíveis fósseis ou baterias. Baseado no conceito dos motores ‘todo-magnéticos’.

2013
Carlos Henrique Braga Brandão
Graduação Design

Pré-surf: entender antes e aproveitar melhor

O projeto tem o objetivo de criar um suporte com interface digital para a analisar as condições climáticas e do mar a fim de dar suporte aos praticantes do surfe. Desta forma revelando as condições marítimas de algumas praias do litoral carioca para a realização desta atividade. A coleta de informações para o projeto foi realizada em duas partes, a primeira se constituiu em uma pesquisa entre mídias impressas e online para entender os dados climáticos e na segunda foi realizada uma entrevista com dez pessoas para conhecer a experiência delas com o surfe. Com estes dados foram criadas 4 Personas e após a pesquisa foram escolhidas 10 praias para a cobertura do Pré-surf nas quais acredita-se que tenham grande relevância para esta atividade no Rio. As praias escolhidas foram Leme, Copacabana, Arpoador, Ipanema, Leblon, Barra, Recreio, Reserva, Prainha e Grumari.

2012
Rodrigo da Silva de Deus
Graduação Design

Quero colo!

O projeto consiste em uma coleção de fascículos sobre cuidados com o bebê nos seus 2 primeiros anos de vida. A coleção é formada de dois grandes volumes, cada qual abordando um tema específico, Alimentação e Saúde do bebê. O objetivo é informar e orientar, de forma compreensível e dinâmica, uma mãe primípara, sobre como cuidar seu filho da melhor maneira possível. O trabalho ainda traz pesquisas culturais, mostrando os modos diferentes de como seguram um bebê com os carregadores, além de comparação das vantagens e desvantagens, entrevistas com mães e resultados de visitas a hospitais e postos de saúde para entender a falta de informação sobre os carregadores de bebês e seus benefícios, traz estudos sobre tecidos, formas de carregar e preço dos materiais para compreender qual seria o melhor carregador de bebê para cada mãe.

2012
Débora Maria Franco Silva
Graduação Design

Gambiarra: adaptações criativas de elementos do dia-a-dia

Esse estudo busca compreender a criação/adaptação artesanal de artefatos e suas relações com o desenho industrial, analisando a prática da gambiarra e suas proporções na sociedade moderna. Trata-se de uma análise da cultura material, com reflexões sobre consumo, uso de recursos e questões socioeconômicas. Combinar os conceitos de design com a observação dessas soluções não convencionais nos traz novas perspectivas quanto a relação dos usuários com os artefatos industriais; uma vez que propriamente identificados agregam grandes contribuições ao desenvolvimento de produtos e serviços.

2011
Jennifer Moreno Pedro
Graduação Design

Assistente: uma proposta de sinalização para pessoas com deficiência visual

Para um design atuar em um projeto onde a visão não é o sentido primário, onde as cores, tipografia ou diagramação não existem, é um grande desafio. Por isso, observando um déficit de trabalhos brasileiros na área do design que abordam deficiência visual, o projeto visa uma releitura do sistema de sinalização que utiliza o piso e o mapa tátil voltado para pessoas com deficiência total e parcial da visão, a partir de pesquisa com os alunos do Instituto Benjamin Constante. O ASSISTENTE combina tecnologia RFID com o piso tátil, fazendo com que mensagens sonoras associadas a trechos do piso auxiliem na locomoção da pessoas com deficiência visual em locais fechados, garantindo maior autonomia na deslocação. As Tags passivas RFID são aplicadas sob o piso emborrachado e emitem a informação ao aparelho receptor carregado pelo deficiente visual quando entra no raio de leitura, produzindo, então, uma mensagem por um fone sem fio.

2011
Vitor Murakami Mendes Coelho
Graduação Design

2011, Praça Mauá: documentação do projeto

O TCC apresenta o livro "2011, Praça Mauá", onde no mesmo é ilustrada a palavras e imagens a Praça Mauá naquela época com objetivo de observar o quão mutável é o espaço e saber um pouco também do que é e do que pode ser aquele espaço. No TFG pode ser encontrado as estruturas de grid, medidas usadas na estrutura do livro, famílias tipográficas e spreads do livro.

2011
Rafael de Vasconcelos Barboza
Graduação Design

3 [três]

O projeto consiste em um livro que aproxima Arte Design e Arquitetura pela figura geométrica do triângulo e fornece triangulações oriundas de diversos campos do conhecimento como metáforas para relações entre aquelas três áreas.

2011
Igor Postiga Tavares
Graduação Design

Adornos: Um retrato do folclore brasileiro

Adorno - Aquilo que enfeita ou adorna

O TCC em questão, nos traz uma proposta para o desenvolvimento de adornos com inspiração nas lendas do norte do Brasil.

Os adornos indígenas brasileiros são uma rica fonte de inspiração para o design contemporâneo, com suas formas orgânicas, cores vibrantes e técnicas artesanais únicas. A utilização desses elementos pode trazer autenticidade e valor cultural às criações modernas. Com isso em mente, o foco está nas áreas de patrimônio material, utilizando produções artesanais indígenas para tais ornamentos, nos quais seis das dez histórias apresentadas foram usadas como inspiração para os enredos e significados.

Ao longo do TFG, encontram-se instruções, inspirações, exemplos e processos criativos e práticos que são importantes para o significado e a realização dos ornamentos apresentados

2010
Ana Folhadella Barboza Bellagamba
Graduação Design

BikeStop: bicicletário para o Rio de Janeiro

O projeto analisou diversos cenários, conseguindo definir os quatro maiores desafios que ciclistas encontram no meio urbano. O produto consiste em um conjunto de 4 módulos – estacionamento para bicicletas próprias, estacionamento para locação de bicicletas, banheiros e comércio- que possibilita diversas formas de arranjos dependendo do meio no qual seria inserido.

2010
Jefferson de Oliveira Gomes
Graduação Design

Aerodiy: gerador eólico

Este projeto busca apresentar uma alternativa de geração de energia a partir do conceito de DIY aplicado em comunidades. Tem como foco a utilização da energia dos ventos através de aerogeradores e o posterior armazenamento dessa energia em baterias capazes de eletrificar uma residência por determinado tempo. O aerogerador apresentado é de utilização doméstica e tem o intuito de ser facilmente fabricado.

2010
Diego dos Santos Costa
PPDESDI Mestrado

O Design na Produção Moveleira da Serra Gaúcha

O presente trabalho visou levantar e analisar dados sobre o desenvolvimento de design na produção contemporânea das indústrias moveleiras dos pólos de Bento Gonçalves e Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul. Para tanto, foram abordadas questões referentes ao desenvolvimento brasileiro, de acordo com os aspectos social, cultural e industrial; à indústria moveleira, em relação aos panoramas internacional, nacional e sul-rio-grandense; aos processos de imigração, em especial a italiana, que se instalou na Serra Gaúcha; ao desenvolvimento industrial, principalmente moveleiro, no Rio Grande do Sul; à institucionalização do design neste Estado; aos designers gaúchos e seus escritórios; e aos pólos moveleiros da Serra Gaúcha, representados pelas cidades de Bento Gonçalves e Flores da Cunha. A partir dessa fundamentação teórica, realizou-se uma pesquisa de campo que abrangeu nove empresas moveleiras dos pólos citados. Dessa forma, chegou-se a resultados apresentados pelo panorama pesquisado que propiciaram a discussão sobre a produção moveleira dessa região.

30 out 2008
Daniele Dickow Ellwanger
Graduação Design

O transporte de cargas pelo homem

Tese (hoje TCC) para diplomação em Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1972) discute a forma inadequada como os profissionais ambulantes carregam mercadorias nas costas, ressaltando a praticidade e o menor cansaço dessa forma de transporte quando feito corretamente. Posteriormente desenvolve-se um recipiente para venda ambulante de refrescos com redução da carga fisiológica do trabalho.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1972
Vários responsáveis
Tereza Maria Netto
Luciana Buarque Goulart
Graduação Design

O portátil : projeto de um secador de cabelos para uso caseiro ou comercial

Tese (hoje TCC) diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1969) projeta um secador de cabelos para uso caseiro ou comercial.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1969
Ilse Cássia Andrade de Carvalho
Graduação Design

Projeto de uma cafeteira elétrica para bares

Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1967) que versa sobre a construção de uma cafeteria elétrica destinada a bares. 

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1967
Leonardo Visconti Cavalleiro
1 2