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Projetos

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88 itens encontrados
a-z crono
Graduação Design

VITERA

Este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de desenvolver um projeto de lançamento para um jogo independente de RPG, com o um protótipo de alta fidelidade de um livro. Para contextualizar, o projeto inclui brevemente a história do mercado do RPG e o cenário atual. Para metodologia utilizei a técnica de análise de produtos similares para assimilar as identidades visuais e as regras dos sistemas de RPG, adaptando os conceitos para construir o produto. Por fim eu descrevo as partes desenvolvidas para o produto final que contemplam as regras e o projeto editorial.

2023
Luís Pedro Lucas da Rosa
PPDESDI Mestrado

Visualização dos dados estatísticos da Uerj: proposta de dashboards baseados no trabalho de Jacques Bertin

Os painéis de gráficos estatísticos conhecidos como dashboards são utilizados comumente naárea de Business Intelligence (BI) para a visualização de grandes sistemas organizados de dados. A presente dissertação propõe embasar o projeto de dashboards pelas teorias de Jacques Bertin, formuladas nas obras Sémiologie Graphique e La Graphique et le Traitement Graphique de l information. Considerando este referencial, e ainda parâmetros do design de informação e da visualização de dados, foram desenvolvidos dashboards que apresentam dados sobre a política de reserva de vagas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sistematizados pelo projeto de BI dessa instituição. O objetivo foi não apenas o de atender aos requisitos convencionais de um dashboard, mas sobretudo o de apresentar outras perspectivas informativas. Nesse sentido, investigam-se as especificidades dos métodos de Bertin e sua expansão para o domínio dos sistemas interativos.

25 set 2013
Luiz Frederico Sarkis Arbex
Graduação Design

VER E OUVIR: A Evolução das Embalagens dos Sistemas Sonoros

O seguinte trabalho é fruto de uma pesquisa historiográfica envolvendo os artefatos de armazenamento de som e suas embalagens. Ele foi idealizado a partir do desejo da autora, como estudante de design, de unir o interesse pela música junto com temáticas inerentes ao curso de sua formação.

2022
Sofia Jordão Ferreira de Mendonça
Graduação Design

Um símbolo: uma apresentação didática

Tese (hoje TCC) da diplomação em Desenho Industrial da Escola Superior de Programação Visual (1973) versa sobre a criação de um símbolo, inicialmente para um escritório de cálculo estrutural, contudo ao longo do trabalho o símbolo passa por uma abstração progressiva voltada para o real.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1973
Nina Esther Palatnik Ryfer
Graduação Design

StoryboardDesign: O storyboarding aplicado ao design

Storyboarding é uma atividade característica mas não restrita à área da cinematografia e que consiste em criar uma sequência narrativa visual. Os princípios dessa atividade provam-se úteis na área do design, por exemplo, para aplicar uma identidade visual, demonstrar a montagem de um produto ou ilustrar a interação entre um usuário com determinado serviço. StoryboardDesign é um projeto editorial que procura ser tanto um dicionário, introduzindo as definições de um “Storyboard” em diferentes campos do design, quanto um catálogo, explorando essa variedade de aplicações do storyboarding em projetos. O trabalho foi desenvolvido por Eduardo da Silva de Alencastre Ceva como Trabalho de Conclusão de Curso na Escola Superior de Desenho Industrial, sob a orientação da professora Barbara Szaniecki.

2021
Eduardo da Silva de Alencastre Ceva
Graduação Design

Sistemas para exposições

Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1975). Este TCC trata da temática das exposições , especificamente dos sistemas utilizados para viabilizar esses eventos. No conteúdo é possível ver uma extensa análise sobre os aspectos que permeiam a preparação de uma mostra, como fatores ergonômicos, projetuais, de estrutura, entre outros. 

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1976
Vários responsáveis
Maria Lucia Ayres
Roberto Prates D'Aquino
Graduação Design

Sistema orientador da circulação de pessoas no interior de empresas e edifícios comerciais

Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Programação Visual na Escola Superior de Desenho Industrial se propõe a resolver o problema de orientação visual de pessoas a locais de seus interesses. O trabalho tem como objetivo um tratamento gráfico correspondente a informação no local programado.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1972
Vários responsáveis
Lia Monica Rossi
Paulo Milton de Alencar Barreira
Graduação Design

Sistema de glifos para informação e orientação de campings

O presente trabalho teve como objetivo inicial a organização de um sistema de informação e orientação turística para campings. À medida que a pesquisa avançou, tornou-se evidente a necessidade de considerar a comunicação em nível internacional devido às barreiras linguísticas. A solução proposta envolveu a criação de um conjunto de pictogramas capazes de transmitir informações sem o uso de palavras. A vantagem desse sistema é que o público-alvo, composto por campistas de diferentes países, já compartilha um repertório comum de atividades e necessidades. Atualmente, existem cerca de 5000 línguas e dialetos no mundo, com a comunicação entre muitos deles sendo difícil ou impossível. Assim, estabelecer uma linguagem internacional visual se mostrou viável, com precedentes em tentativas históricas como o Esperanto, Interlingua, Ido, e Volapük, além de outras linguagens artificiais. O trabalho culmina na proposta de um sistema de glifos que facilitaria a comunicação entre campistas de diferentes nacionalidades, reforçando a importância de uma linguagem universal e eficiente para ambientes de acampamento.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1974
Lincoln Tosta Nogueira
Graduação Design

Sinalização rodoviária vertical : o sinal de indicação

Tese (hoje TCC) da diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Programação Visual (1979) versa sobre sistema de sinalização vertical em rodovias. Consiste na apresentação de sinalizações de trânsito, sinais de indicação, visibilidade, legibilidade, além da proposta de um sistema de sinalização vertical.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1979
Izabel Maria de Oliveira
Graduação Design

Semiologia da comunicação visual : trabalho prático e teórico

Tese (hoje TCC) para a diplomação em Programação Visual na Escola Superior de Desenho Industrial (1970). Consiste na análise da semiologia da comunicação visual, abordando conceitos como código, signo, palavra e metalinguagem.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1971
Vários responsáveis
Rosa Maria Mello da Matta
José Guilherme Corrêa Pinto
Design

Revista Passos - Edição 01

Vários responsáveis
Kyle Tah Theh Kuo
Laura Gadelha e Silva
Laura Rocha dos Anjos
Graduação Design

Quero colo!

O projeto consiste em uma coleção de fascículos sobre cuidados com o bebê nos seus 2 primeiros anos de vida. A coleção é formada de dois grandes volumes, cada qual abordando um tema específico, Alimentação e Saúde do bebê. O objetivo é informar e orientar, de forma compreensível e dinâmica, uma mãe primípara, sobre como cuidar seu filho da melhor maneira possível. O trabalho ainda traz pesquisas culturais, mostrando os modos diferentes de como seguram um bebê com os carregadores, além de comparação das vantagens e desvantagens, entrevistas com mães e resultados de visitas a hospitais e postos de saúde para entender a falta de informação sobre os carregadores de bebês e seus benefícios, traz estudos sobre tecidos, formas de carregar e preço dos materiais para compreender qual seria o melhor carregador de bebê para cada mãe.

2012
Débora Maria Franco Silva
PPDESDI Mestrado

Que leão é esse? Significados de leões em marcas comerciais em Pernambuco entre 1904 e 1920

No Brasil, Juntas Comerciais, leis e demais instituições que têm por finalidade proteger marcas por meio de registro começaram a ser criadas em 1876. A Junta Comercial de Pernambuco remonta a essa data. O acervo relativo aos seus primeiros 50 anos se encontra digitalizado e é objeto desta pesquisa. Nesse acervo, é possível constatar que algumas representações são recorrentes e, entre elas, a de maior incidência é a do leão, em especial o “Leão do Norte”. O leão se tornou representante de Pernambuco e muitas vezes representa também pessoas ou grupo de pessoas que por lá nasceram. Nesta dissertação, sob a luz da semiótica de Charles Sander Peirce, são traçados os caminhos dos vetores socioeconômicos e culturais que conferem significação ao signo do leão tornando o Leão do Norte um símbolo de Pernambuco e dos pernambucanos e como ele passa a operar em marcas comerciais. A descrição desses vetores teve por objetivo buscar respostas para alguns dos muitos questionamentos suscitados, entre eles: Que Leão é esse? De onde vem esse codinome “Leão do Norte”? Como ele passa a fazer parte do mundo comercial e industrial do Estado no registro oficial de diversas marcas no período em foco? Por fim, foram analisados individualmente doze registros, num recorte temporal entre 1904 e 1920, que apresentam o leão. Nesses registros, observam-se as transformações na apresentação visual e na identidade por que passa o leão, para melhor se adequar à atividade de leão vendedor.

10 jun 2010
Gisela Abad Lemos Antunes
Graduação Design

Programação visual e livro didático

Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1975). Este TCC tem ênfase em Comunicação Visual, versando sobre esse aspecto na produção de um livro didático. O trabalho consiste numa análise em três partes: na primeira, observou-se os fatores que influenciam o ensino; na segunda, analisou-se a programação visual e seu impacto na linguagem visual educacional; e na terceira, elaborou-se uma proposta de atuação baseada nessa análise, aberta a críticas e sugestões.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1978
Márcia Zoladz Paciornik
Graduação Design

Princípio básico para sistematização do uso das cores em televisão

Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1976). Este TCC aborda a sistematização do uso das cores em televisão, focando na integração entre cenografia, iluminação e operação de vídeo, aspectos fundamentais da direção de fotografia. O objetivo principal é desenvolver uma escala cromática baseada no conceito físico de luminosidade, que permita uma previsão mais precisa da forma como as cores serão reproduzidas no vídeo. A partir da escala de cinzas pre determinada pelos fabricantes de câmeras, que é utilizada para contrastes em preto e branco, o trabalho propõe uma escala cromática destinada a ajudar técnicos de TV a prever o comportamento das cores em diferentes esquemas de iluminação. Através deste estudo, busca-se oferecer aos profissionais da televisão uma ferramenta para otimizar o uso das cores e melhorar a qualidade visual das produções.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1976
Vários responsáveis
Sônia Harumi Ota
Jonas Federman
Graduação Design

Praças Saens Peña: narrativas visuais sobre seus usos e experiências

Praças Saens Peña é um livro composto por um conjunto de histórias em quadrinho curtas, mostrando diferentes experiências e usos que a praça do título teve ao longo das décadas de sua existência. Foi desenvolvido por Cadu França como projeto de conclusão de graduação na Escola Superior de Desenho Industrial, inicialmente sob orientação da professora Zoy Anastassakis e posteriormente da professora Barbara Szaniecki. Com seis protagonistas em cinco histórias que nunca se encontram temporalmente (apesar de existirem no mesmo espaço), o projeto busca refletir sobre a relação dos usuários com este espaço público e sobre a imagem dos moradores da Tijuca ao registrar suas existências, o bairro e a cidade.

2018
Carlos Eduardo Braga França
Graduação Design

Planejamento de um sistema de comunicação interna para hospitais : projeto de uma estação de chamada

Tese (hoje TCC) para diplomação de Programador Visual da Escola Superior de Desenho Industrial (1966) que versa sobre como o desenhista industrial pode atender às necessidades da comunidade hospitalar através do desenvolvimento de produtos industriais adequados. O trabalho aborda questões relacionadas ao ambiente hospitalar e à integração dos diversos elementos complexos presentes nesse contexto.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1966
Marilena Pereira da Silva Marques de Carvalho
Graduação Design

Perturbações perceptivas por superposição de padrões regulares em espaço e tempo : considerações sobre o "moiré", o movimento estroboscópico e um estudo sobre sua aplicação

Tese (hoje TCC) para diplomação de Programador Visual da Escola Superior de Desenho Industrial (1972) consiste na análise do moiré, um movimento estroboscópio e o estudo de sua aplicação. 

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1972
Cláudio Maya Monteiro
Graduação Design

Percepção de sinais. poluição visual

Tese (hoje TCC) da diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Programação Visual (1972) aborda a percepção dos sinais, considerando a semiótica e a psicologia para debater sobre a sinalização de trânsito. Posteriormente foi elaborada uma estrutura que possibilita a criação de um ambiente de trabalho, funcionando também como uma forma de sinalização.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1972
Vários responsáveis
Anita Hölck Laplam
Carmen Mancini Brown
PPDESDI Mestrado

Pela tela, pela janela: a fotografia em fluxo e a colagem como um projetar-se

Na contemporaneidade, a fotografia parece ganhar novos enquadramentos no contexto das comunicações em rede. A virtualização de atividades cotidianas está diretamente conectada ao campo do visível e cada vez mais rápido o estatuto da imagem se modifica. A parte inicial dessa pesquisa é dedicada a entender alguns processos com relação à produção de fotografias na atualidade que impactam esse estatuto e que podem vir a instaurar novos sentidos para o projeto e para o design. A fotografia como janela para o passado e como emanação do real são ideias que permeiam o contexto desse trabalho, porém outros fatores são considerados: a participação ativa dos usuários das redes, não mais espectadores, na produção dos conteúdos que circulam nas mídias sociais; a disseminação de ferramentas de produção e edição de imagens— e a consequente naturalização da manipulação digital — e a instauração no interior do fluxo de uma temporalidade própria. Investiga-se a tela como janela do Eu na dinâmica da produção de fotografias através do celular, por meio do aplicativo do Instagram. À imagem atribui-se a metáfora de um tipo de espelho no qual se vê o olhar do outro. Nesse sentido, uma figura se destaca e aparece no centro da pesquisa: o Eu em fluxo. A pesquisa aborda ainda o que seria um tipo de projeto não entendido como tal pelo campo do design: o projetar-se. O projetar de si é tratado a partir de aproximações com o design, pelo uso das ferramentas para produção das imagens, mas também a partir de diferenças sobre aquilo que é projetado em imagem: o Eu. Através da análise de elementos conceituais e formais de colagens, a pesquisa identifica nessa técnica uma metodologia de produção convergente à dinâmica participativa e à temporalidade dos fluxos. Percebe-se que a colagem se manifesta hoje como forma de expressão que conversa com as ferramentas digitais disponíveis e com a urgência do tempo presente. A serviço de artistas e designers em diferentes tempos, a colagem permite hoje aos usuários das redes sociais, a despeito dos limites impostos pelo meio, a criação de imagens de si abertas ao outro. A pesquisa conclui que, desafiando as molduras dos espaços de interface dos meios digitais, as imagens são também janelas que podem ser atravessadas promovendo e multiplicando conexões.

07 abr 2020
Helena Rocha Salomão
Graduação Design

Padronização da imagem visual de uma empresa

Tese (atualmente conhecida como TCC) para a diplomação em Programação Visual na Escola Superior de Desenho Industrial (1971). Consiste na análise da marca do SENAC de 1969 e na criação de um manual de marca para o SENAC.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1971
Vários responsáveis
Raul Justo Coachman
Arthur Bosisio Junior
Graduação Design

O processo criativo propriamente dito

O projeto consiste no desenvolvimento de um registro de texto e imagem sobre os experimentos e estudos realizados a cerca do processo criativo como experiência humana. Estruturado a partir de imagens e textos produzidos pelos participantes durante os experimentos, entrevistas realizadas, conteúdo teórico e estudos explicativos sobre o assunto. Objetiva uma reflexão sobre as individualidades e pluralidades ao pensar criativamente como ser (humano) consciente-sensível-cultural.

2015
Marina Almeida de Oliveira
Graduação Design

O display do pequeno comércio tradicional no centro do Rio de Janeiro

Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1974) consiste na análise de fachadas de lojas do Centro do Rio de Janeiro. O estudo investiga o tipo de produtos expostos, sua disposição, cores usadas e elementos arquitetônicos. Também é usada a fotografia como forma de documentação.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1974
Ana Lúcia de Souza Rocha
PPDESDI Mestrado

O design das cédulas brasileiras do cruzeiro ao real (1970-2010)

Este trabalho é uma investigação da história do papel-moeda brasileiro, do cruzeiro de 1970 ao real de 2010, do ponto de vista do Design Gráfico, considerando as dimensões histórica, tecnológica e política do objeto dinheiro impresso. Foram levantados dados de diferentes fontes, como bibliografia especializada, documentos da Casa da Moeda do Brasil e do Banco Central, bem como entrevistas com profissionais envolvidos nos projetos de papel-moeda brasileiro no período de 1970 a 2010. O estudo aponta para uma crescente nacionalização do processo de projeto gráfico do papel-moeda brasileiro a partir dos anos 1960, com a aprovação da proposta da cédula de cinco cruzeiros pela Casa da Moeda, dando início à nacionalização definitiva dos trabalhos de projeto e de produção de cédulas pelo Brasil, atingida com o lançamento da família de cédulas projetada por Aloísio Magalhães, e com a modernização da Casa da Moeda no final dos anos 1970.

06 set 2011
Guilherme Ribeiro Tardin Costa
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