Formulário

Em Busca da Lona Perfeita: O Movimento Pendular Cultural de São Gonçalo
A pesquisa, de natureza autoetnográfica, investiga dinâmicas sociais, culturais e afetivas de São Gonçalo, município periférico da região metropolitana do Rio de Janeiro, a partir dos deslocamentos realizados pelos gonçalenses. O estudo incorpora narrativas da autora e evidencia o caráter político do pesquisador. O foco central é a análise do movimento pendular cultural, no qual moradores de São Gonçalo deslocam-se para o Rio de Janeiro em busca de lazer noturno, frequentando eventos de rua sob lonas coloridas, espaços efêmeros de festa e resistência. A partir disso, a pesquisa explora os afetos periféricos e propõe uma cartografia afetiva, construída por meio de oficinas participativas que mapeiam trajetos, pontos de encontro e espaços de lazer. Em andamento, a pesquisa pretende aprofundar a análise do uso das lonas como equipamentos urbanos e sua relação com a cultura periférica, além de explorar os circuitos culturais e as transformações urbanas promovidas por essas práticas. O estudo busca contribuir para a visibilidade e o reconhecimento das potências periféricas, propondo novas formas de pensar na/a cidade.


Festa, espaço e encontro: táticas de insistência em meio à turbulência de uma pandemia
Partindo da pergunta "O que acontece com a roda quando não pode fazer roda?", o estudo é uma investigação sobre adaptações realizadas por coletivos no sentido de garantir que festas e festejos populares se mantivessem ativos durante e após a pandemia de Covid-19. Percebeu-se nestas adaptações – as quais ultrapassam o contexto pandêmico – foco especial no engajamento dos sujeitos em garantir a sobrevivência das pessoas a partir de redes de apoio, em criar espaços de encontro e em manter a continuidade da tradição para as novas gerações. Através dessa análise, a pesquisa faz uma leitura de um design-verbo que atravessa a vida cotidiana e o território, em um processo de elaboração contínua do presente, em alternativa à concepção do termo atrelado ao projeto e ao planejamento de uma condição futura. Sugeriu-se, assim, que indivíduos e coletivos desenham continuamente formas de insistir e de garantir a viabilidade da vida em contextos de precariedade e emergência e que festas e festejos participam do desenho da cidade, material ou imaterialmente.


Design & escola: projetando práticas de ensino-aprendizagem
Coletânea de artigos produzidos por professores da educação básica e designers

Até onde vai o design de serviços em governo? Uma análise de projetos de laboratórios de inovação no setor público
No contexto do crescente interesse da administração pública em abordagens do design como ferramenta estratégica para a solução de problemas complexos, este trabalho investiga e delineia elementos cruciais relativos ao emprego do design na geração de ações governamentais. A análise concentra-se em experiências conduzidas em dois laboratórios de inovação, de âmbito municipal e federal, explorando suas contribuições por meio de uma metodologia de pesquisa de campo que engloba entrevistas, análise de relatórios institucionais e revisão de literatura acadêmica sobre as entidades em questão. Os achados do estudo destacam práticas essenciais no desenvolvimento, implementação e no aprimoramento de políticas públicas, assim como enfatizam a importância da tangibilização de informações, fomento à colaboração, adoção de uma postura experimental e questionamento do status quo em projetos de design de serviços. Essas descobertas confirmam a relevância fundamental de tais aspectos para a inovação no design de serviços no setor público.


Imersões: Arte e Arquitetura
O livro do seminário internacional Imersões: Arte e Arquitetura (2021) debateu o papel da arquitetura e urbanismo na contemporaneidade e sua relação com a arte. Transmitido on-line, promoveu a difusão desses campos e refletiu sobre seus compromissos sociais.

Renato Faccini

Artigo internacional sobre inteligência artificial ganha prêmio pelo maior número de downloads em 2024: mais de 100.000
Artigo “Quem é melhor no planejamento de projetos? Generative artificial intelligence or project managers?”, de André Monat e do bolsista de pós-doutorado André Barcaui, ultrapassa 100.000 downloads em 2024.

André Barcaui

Seminários continuados NUDE: núcleo de design, corpo, tecnopolítica
O Seminário Continuado NUDE promoveu debates sobre design, gênero e justiça, destacando a representatividade dos corpos no espaço público e na historiografia do design. O evento contou com a palestra de Griselda Flesler (FADU-UBA) sobre design, memória e justiça na medicina forense, e com Raquel Noronha (UFMA), que coordenou o lançamento do livro Design e Gênero: experiências coletivas de ensino.

Esdi de cota: experiências de alunos cotistas em uma escola de design
Esdi de cota: experiências de alunos cotistas em uma escola de design”, objetiva expor, através do relato de alunos e ex-alunos da Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi/UERJ), por quais transformações o ensino e o campo do design passam com o estabelecimento das políticas de cotas, principalmente no que se refere às relações de raça, classe e territorialidade. A tese também leva em consideração as narrativas ligadas ao pioneirismo do ensino de design no Brasil em Nível Superior, ligado à fundação da Esdi, e o estabelecimento pioneiro da política de cotas na UERJ, Universidade à qual a Escola está vinculada. Neste sentido, o trabalho chama atenção para tensões relativas ao ensino de design, estreitamente atrelado a uma narrativa estética hegemônica e eurocentrada, e as contradições apresentadas por uma sala de aula diversa em experiências e territorialidades.


Bruno Viana de Andrade

Marcos Martins Borges

Ruth Espinola Soriano de Mello

Objetos de criação residual: processos criativos em design como dispositivo facilitador da tomada de consciência e diálogo social
A pesquisa pretende investigar as possibilidades e características de objetos-processo de design, propostos com o nome de objetos de criação residual durante minha pesquisa de mestrado. Tais objetos são trazidos aqui como parte do processo de entendimento acerca de uma realidade externa, dando-se como resultado secundário e consequência material de um pensamento abstrato ou como reflexo da percepção de um contexto ou ambiente.


Números Mágicos




Marcelo Ghizi Freire

Seminário Design e Cidade
O seminário será realizado na sexta-feira 28/10 das 14h às 18h30 com oficina no sábado 29/10 das 9h às 12h na Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), localizada no Campus Lapa. O seminário é composto por duas rodas de conversa (curadoria de Bárbara Szaniecki e Gabriel Schvarsberg), uma exposição (curadoria de André Luiz Carvalho) e uma oficina conduzida pelo projeto de extensão Rua em Transe, da ESDI/UERJ.

Theo Frazão Nery

Vanessa França da Silva

Vitória Oswaldino Moraes

Flavio Honorio dos Santos Silva

Taina da Costa Amaral

Gustavo Cossio

Histórias do design social no Brasil: das utopias às pedagogias da ação do design como bem comum
Esta pesquisa abarca os percursos históricos e os vetores didático-pedagógicos do design social compreendido como abordagem sociopolítica de projeto. Ao considerar a repercussão do tema a partir do ensino institucionalizado no Brasil, o enfoque privilegia o campo do design em perspectiva humanista e à luz da história social. Em termos metodológicos, as seguintes estratégias balizam uma intervenção discursiva: a) micro-história; b) revisão narrativa de literatura; c) análise de intercâmbios de design; d) análise de fontes históricas na imprensa; e) história oral. Desse modo, a tese de doutorado tem por objetivo o oferecimento de uma dupla contribuição ao campo. Ao passo que a investigação oportuniza um acréscimo nos estudos de história do design, a proposta reside em contextualizar a alternativa teórico-prática do design social na educação, desdobrada nos domínios da pedagogia do design, pesquisa e extensão universitária, com ênfase no cenário brasileiro.