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Lucy Niemeyer

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1972), graduação em Formação Pedagógica em Inglês pela Faculdade de Educação Letras e Artes Notre Dame (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Fez estágios de Pós-doutoramento no Programa de Pós-graduação em Design da PUC-Rio e na Unidade de Investigação em Design e Comunicação do IADE-U em Lisboa, Portugal. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi Procientista da UERJ e coordena o Laboratório Multidisciplinar de Pensamento Crítico em Design: Estudos, Pesquisas, Eventos e Produção ? Design, Cultura e Filosofia (LABCULT).É líder do Grupo de Pesquisa credenciado pelo CNPq "DESIGN, INTERAÇÃO E TECNOLOGIA". Tem experiência nas áreas de consultoria, projetos, pesquisa e ensino do Design, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de produto, semiótica, interação, comunicação.

Orientador / Co-orientador

A construção da linguagem de projeto de design de interiores : uma análise semiótica do ambiente do restaurante Gurumê Ipanema

23 fev 2021
Nathalia Lia
PPDESDI Doutorado

Design como expressão da capacidade humana: estudo sobre os artefatos presentes na Quarta Colônia de imigração italiana a partir de suas origens, particularidades e significados

O presente trabalho visou analisar os artefatos trazidos, confeccionados ou adquiridos pelos imigrantes italianos, os quais se estabeleceram na região da Quarta Colônia, no centro do Estado do Rio Grande do Sul, e como eles se faziam presentes na vida de seus descendentes. Para tanto, foram abordadas questões referentes às características que nortearam a emigração na Itália, a imigração italiana no Brasil e no Rio Grande do Sul e o assentamento na região da Quarta Colônia; ao entendimento do termo cultura , atrelado, ainda, à memória, identidade, sociedade, afetividade e design; às relações existentes entre o fazer artesanal e o campo do design; e ao processo evolutivo humano, decorrente das transformações tecnológicas, à definição de artefato e seus semelhantes, aos tipos de artefatos desenvolvidos na região de Vêneto, na Itália, além das unidades produtivas que se estabeleceram no Rio Grande do Sul e do processo de inserção do designer na indústria e no comércio. A partir dessa fundamentação teórica, realizou-se uma pesquisa de campo que abrangeu os depoimentos de seis entrevistados, os quais, posteriormente, foram descritos. Os participantes da pesquisa, então, apresentaram suas coleções e permitiram a realização de registros fotográficos. Tal disponibilidade propiciou a catalogação e a classificação de mais de 300 artefatos por meio das Normas de Inventários de Ciência e Técnica utilizadas pelos museus e palácios portugueses. Após essa etapa, a análise desses artefatos deu-se a partir das dimensões interpretativas. Dessa forma, chegou-se aos resultados apresentados pelo cenário pesquisado, os quais proporcionaram a discussão sobre os artefatos da região e as circunstâncias que os cercam.

21 dez 2016
Daniele Dickow Ellwanger
PPDESDI Mestrado

A significação da experiência de uso em um Ambiente Virtual de Aprendizagem: estudo de caso sobre a plataforma Moodle no CEDERJ

Essa pesquisa é um estudo de caso sobre a interação do aluno com a interface da plataforma Moodle. Para tal, foram utilizadas técnicas consolidadas de avaliação da usabilidade de interfaces digitais. Assim, com respaldo na Semiótica do americano Charles Sanders Peirce, verificou-se e discutiu-se questões subjetivas dos processos comunicativos envolvidos nos problemas interacionais identificados. Uma vez analisado o impacto desses problemas, desenhou-se um quadro geral, denominado “experiência do usuário”, no qual as interfaces avaliadas são arenas das frustrações e ações que esta proposta de inspeção foi capaz de descrever. A partir desse quadro, foram fundadas as bases para compreensão do modelo mental do usuário para propor soluções. Essas soluções são baseadas, principalmente, em prescrições de usabilidade de Jakob Nielsen, Donald Norman e Steve Krug Nesse cenário, é demonstrado como o design contribui para a elaboração de uma interface que convida à ação e reflexão, de forma a proporcionar um ambiente de interação satisfatório e consonante com as novas tendências educacionais e da cibercultura. Deste modo, também.

29 mai 2015
Magno Felipe Dal Magro
PPDESDI Mestrado

O cartaz de cinema na filmografia de Glauber Rocha: uma análise semiótica

30 abr 2009
Adriana Barbosa Ribeiro
PPDESDI Mestrado

As Cores na Revista Senhor

21 jun 2007
Cibele Bustamante da Costa
PPDESDI Mestrado

O design de interfaces epiteliais dinâmicas: como as novas tecnologias afetam o projeto de tatuagens

Breno Bitarello Sad
PPDESDI Mestrado

O Design na Produção Moveleira da Serra Gaúcha

Daniele Dickow Ellwanger
PPDESDI Mestrado

O papel do Design de Interiores na comunicação de uma marca: o caso Melissa

Stella Spagollahermida Martin
PPDESDI Mestrado

OS PASSOS DA MODERNIDADE – uma abordagem crítica do design de calçados

Ludmila Vieira de Oliveira
PPDESDI Mestrado

Rodadas de Interação: Um modelo para o projeto de interfaces de websites que potencializem a motivação em interagir

André Pereira das Neves Braz