susana

susana é um sistema de apoio ao período da gestação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). É uma rede de apoio digital presente nas residências das gestantes por meio de um dispositivo eletrônico exclusivo. Este dispositivo se contrapõe à ideia de um assistente multifuncional onde aplicativos e recursos competem pela atenção dos usuários.

Busca ser sempre referida como o vínculo da família com o sistema de saúde. A interação é feita por voz, texto, imagem e sensores embutidos: um sistema de duas câmeras para videochamadas, realidade aumentada e aferição da pressão arterial (usando uma tecnologia chamada transdermal optical image); uma câmera infravermelha para medir a temperatura; e um sensor a laser para medir a glicose. Além do dispositivo multimídia, as mães também podem receber gratuitamente outros sensores e dispositivos vestíveis para monitorar sua saúde, caso a equipe médica julgue necessário.

Ela foi projetada para agregar uma camada extra de dados aos profissionais de saúde, utilizando seus sensores, inteligência artificial, um banco de dados crescente integrado e processos de aprendizagem de máquina para realizar tarefas rotineiras e não invasivas. Sua presença permite, por parte dos profissionais, uma atuação mais dedicada e atenta às atividades que são melhor realizadas por humanos.

Tanto o serviço como o dispositivo são gratuitos, assim como a conexão à internet que o sistema requer. Isso permite que susana seja acessível a famílias de baixa renda, aumentando seu alcance e impacto.

Apresentação completa no Microsoft Design Challenge 2020


Integrantes

Emylio Menacker
Gabriel Borges
Julia Martins
Leonardo de Morais

 


 

Bip

 

 

Bip é a solução para problemas de memória e autonomia de idosos analfabetos. O público-alvo já possui estranheza com os dispositivos eletrônicos, então pensamos em algo que trouxesse uma experiência tátil, que fosse mais confortável, e também fosse amigável, intuitiva, extremamente simples e que interagisse bem com outros dispositivos. A solução se caracteriza por ser um sistema de 3 componentes que irão dar assistência à saúde. Eles são:

  • Um dispositivo móvel, chamado Bip, que informa ao indivíduo qual, quando e a dosagem do medicamento a tomar diariamente, de acordo com as predefinições configuradas pelo médico ou outro profissional de saúde. Além disso, é capaz de reproduzir as informações do rótulo quando solicitado pelo usuário.
  • Um aplicativo para os profissionais de saúde configurarem as prescrições para o Bip de seus pacientes.
  • Embalagens de medicamentos inteligentes com sensores que se conectam ao dispositivo móvel indicando sua localização através de LEDs.

Apresentação completa no Microsoft Design Challenge 2020


Integrantes

Ana Clara Orichio
Maria Luisa Ventura
Thaís Sixe

 


 

Hatch

 

 

Hatch é um dispositivo conceitual projetado como uma solução para o Microsoft Design Challenge 2020. Seu objetivo é mudar o paradigma do monitoramento da saúde, de uma atividade individual para uma experiência social.

Seu objetivo consiste em ajudar os portadores de diabetes a acompanhar o estado de médio prazo da doença, complementando o acompanhamento diário que essa condição muitas vezes exige.

Hatch apresenta vários sensores que disparam luz através de seu invólucro externo, e são capazes de rastrear vários pontos de dados gerais de saúde, bem como hemoglobina glicada e cetonas sanguíneas do usuário. Isso permite gerar percepções de IA sobre como cuidar de sua condição. Em seguida, ele usa projetores para criar uma interface de rastreamento de saúde de vários usuários, projetada para ajudar os grupos a manter o controle uns dos outros e aprender com experiências reais.

Apresentação completa no Microsoft Design Challenge 2020


Integrantes
Ana Glaucia Paulino
Elisa Lima
Gabriela Alcantara
João Henrique Gallas

 


 

NAVE

 

 

NAVE é um projeto interativo que proporciona uma experiência envolvente, lúdica e social para crianças hospitalizadas. Foi especialmente projetado para a Microsoft Design Expo 2020, que teve como tema “Um Futuro Mais Saudável”.

Mas o que realmente significa “um futuro mais saudável”?

Para nós, um futuro mais saudável é aquele que cuida e respeita as crianças do presente, que são as sementes de um futuro próspero. Portanto, devemos garantir a possibilidade de uma infância significativa: com diversão, exploração sensorial e amizades.

No entanto, existem algumas crianças cujos direitos foram negados por um motivo importante. Crianças hospitalizadas por longos períodos precisam lidar com ambientes sem momentos de diversão, interação interpessoal e exploração. Isso afeta não apenas seu desenvolvimento social, mas também sua saúde mental.

Como não podemos tirar essas crianças de um ambiente estéril, conseguimos fazê-lo virtualmente, com tecnologia de realidade aumentada – habilitada pelo Microsoft Hololens II e um controle de Xbox.

NAVE traz de volta essas coisas que fazem falta para a rotina da criança de uma forma divertida e lúdica, permitindo que floresçam naturalmente. Cada semente deve florescer. E este é o futuro que buscamos.

Apresentação completa no Microsoft Design Challenge 2020


Integrantes
David Berliner
Guilherme Cruz
Luana Batista
Miguel Sarzeda