--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Processo seletivo

9803 itens encontrados
a-z crono

morfologia urbana

infraestrutura urbana

cidades contemporâneas

Vagas para docentes no PPDESDI - linha TPI

Chamada para seleção de docentes para a linha Tecnologia, Produto e Inovação

ver notícia
01 jun 2023

A revista Arcos Design está de volta!

ver notícia
09 mar 2022
14 mar 2022

Concurso de professor adjunto - área de Engenharia do Departamento de Arquitetura e Urbanismo

ver evento

Arcos Design, vol. 15 n.1 já está no ar

ver notícia
15 mar 2022

P&D Design 2022

Concurso de professor adjunto: design de interação, técnica, arte e experimentação

ver notícia

Arcos Design, vol. 12 n.2 está no ar

O volume 12, número 2 (2019) foi publicado. A edição pode ser acessada no site da revista.

ver notícia
20 abr 2022

Arcos Design, vol. 13 n.1 está no ar

O volume 13, número 1 (2020) foi publicado. A edição pode ser acessada no site da revista.

ver notícia
20 abr 2022

Chamada para seleção de docentes PPDESDI

O PPDESDI divulga chamada para seleção de novos docentes e o resultado final.

ver notícia
27 abr 2022

Concurso de professor adjunto: design de serviços

ver notícia
09 mai 2022

Arquitetura e Urbanismo

Design

Áreas de interesse

arte procedural

Arquitetura e Urbanismo

Casa Barão do Rio Branco

Debruçados em cima da temática acerca da ocupação da Casa Barão do Rio Branco como sede do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, os discentes realizaram pesquisas de cunhos histórico e técnico através de buscas em bancos de dados, arquivos históricos e entrevistas realizadas com importantes nomes responsáveis por tal feito. O campus do departamento localiza-se na cidade de Petrópolis, atualmente na Avenida Ipiranga, nº 544. Entretanto, até o ano de 2016 ocupava o edifício tombado na Avenida Barão do Rio Branco, nomeada em homenagem ao famoso nome da política brasileira do século XX, em sua antiga residência. Infelizmente, após a compra da localidade pela Instituição e instauração do até então departamento pertencente à Escola Superior de Design de Desenho Industrial, o espaço fora interditado pela Prefeitura de Petrópolis e declarado inóspito visto seu alto grau de degradação e uma inadequação de ocupação. Visto tal cenário, sua sede atual fora alugada para a continuação das atividades acadêmicas. Concomitantemente a esses fatores, foi identificada uma necessidade de um estudo aprofundado sobre a residência e um melhor entendimento acerca de seus antigos moradores, processos de tombamento, compra, venda e outras documentações em âmbitos políticos, econômicos e históricos. Dessa forma tais pesquisas podem tornar possível uma futura intervenção para a adaptação de um anexo da instituição, como pós graduação e a realização de outras atividades no espaço, aumentando a qualidade do ensino visto a atual ausência do espaço sofrida pelos docentes e discentes, além da valorização do patrimônio, restauração e devida conservação do edifício que sofre com um árduo abandono governamental. Para mais informações acesse: https://uerj-arq20181.wixsite.com/witeebs ou nos siga pelo Instagram: @divulga.uerj

História do Design brasileiro: registro, catalogação, preservação e disponibilização do acervo iconográfico da ESDI

O objetivo central desse projeto é o resgate histórico por meio da digitalização do acervo iconográfico da ESDI, que está sendo realizado nas dependências do Laboratório de História do Design Brasileiro (LHDB) do Programa de Pós-Graduação em Design da ESDI/UERJ. Dentre as contribuições desse projeto, cabe citar: a) Resgate e preservação do patrimônio histórico e cultural no que se refere ao design, em especial à história da ESDI; b) Possibilitar o acesso a pesquisadores interessados; c) Registro da memória de uma instituição de importância indiscutível; d) Fomento à produção científica de artigos, livros, monografias, dissertações e teses; e) Divulgação da História do Design Brasileiro. Ao longo de sua história, graças ao esforço e dedicação professores, alunos e ex-alunos, a ESDI acumulou um acervo único e inestimável. Esse acervo conta com coleções iconográficas de designers como Newton Montenegro e Bea Feitler, que foi diretora de Arte da revista americana Harper’s Bazaar, e de intelectuais do quilate de Orlando da Costa Ferreira. O acervo reúne mais de nove mil slides e negativos e cerca de oitocentos projetos de conclusão de curso de seus alunos. É urgente pois a disponibilização desse acervo para a consulta pública, como forma de aprofundamento da pesquisa histórica do design brasileiro. Em 2007, a escola tornou-se a primeira instituição de ensino na América Latina a receber o prêmio o iFGold, concedido pelo International Forum Design. No ano seguinte, 2008 a ESDI foi eleita uma das 50 melhores escolas de design do mundo pela revista Business Week, ao lado de instituições como Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Projeto de Pesquisa

Design, teoria e crítica

História do Design

O design e suas relações com a filosofia

Até que ponto e sob que aspectos o design pode aprender sobre si mesmo com o pensamento filosófico e vice-versa? E até que ponto, neste processo de revigoração epistemológica mútua, ambos podem auxiliar a reflexão sobre os principais problemas e inquietações que se nos afiguram neste novo início de século? Este projeto de pesquisa busca responder estas perguntas, ou melhor, abordar estas questões mediante uma leitura filosófica do design (assim como de uma leitura projetiva/criativa da filosofia). Ele tem como objetivo, portanto, estudar as relações possíveis entre estes dois domínios do conhecimento. Para fazê-lo, atentará inicialmente para as propostas filosóficas de alguns pensadores-chave dos séculos XVIII ao XXI, dentre eles: Kant, Schiller, Schopenhauer, Nietzsche, Bergson, Heidegger, Lacan, Foucault, Flusser, Simondon, Deleuze, Guattari, Latour, Sloterdijk. Dará especial atenção, no estudo desses autores, aos diversos olhares lançados sobre: (1) as relações do homem (sujeito/indivíduo) com o mundo (objeto/natureza), e do homem consigo (na medida em que esta relação consigo é mediada por imagens e artefatos); (2) as relações entre pensamento/conhecimento e as atividades de projeto/criação; (3) as relações entre concepção/produção de artefatos e imagens e formas de valoração éticas e estéticas – questionando em que medida e sob que aspectos os processos projetuais e produtivos indicam um posicionamento e uma ação qualificadoras da dinâmica da vida; (4) as relações entre concepção/produção de artefatos e imagens e produção de sentido no âmbito sociocultural – questionando em que medida e sob que aspectos os processos projetuais e produtivos regem e são regidos por ordens sociossimbólicas.

1... 160 161 162 163 164... 409