Processo seletivo

O Design entre valores iluministas e românticos: produção material e dinâmica social no pensamento dos séculos XVIII e XIX
A pesquisa investiga os valores associados à produção material (e suas ressonâncias socioculturais) no pensamento dos séculos XVIII e XIX, tendo como foco a produção intelectual britânica. O objetivo principal é elaborar um panorama das tensões ideológicas (isto é, ligadas a concepções valorativas) que influenciaram a emergência do design como campo profissional. Para tanto, procura-se compreender como, no contexto britânico, os conflitos entre a moral iluminista e a moral romântica orientavam formas de olhar para a produção material e para as ressonâncias socioculturais da industrialização.

Poiésis, téchne, projectum: uma abordagem filosófica da atitude projetual e de sua contribuição para a consolidação e/ou o questionamento do tecnicismo planetário contemporâneo
Este projeto visa definir e situar o lugar e a atuação do design – enquanto um dos instrumentos historicamente assumidos pela mentalidade tecnicista – no projeto de concepção e consolidação da modernidade, aqui chamado provisoriamente de “normalização técnico-científica”. Tem por objetivos, entre outros: 1) oferecer novos subsídios teóricos acerca da atuação do design na contemporaneidade, visando reforçar a conscientização dos profissionais dessa área em relação às principais questões que marcam os nossos recorrentes debates e discussões acerca dos rumos da cultura e das alternativas para o reequilíbrio ecológico do planeta; 2) remapear a tradição milenar de pensamento que conduziu o Ocidente ao chamado “tecnicismo planetário”, destacando, para tanto, vários posicionamentos crítico-reflexivos frente à atuação das tecnociências e à sua crescente inserção no contexto pluricultural pós, neo, hiper e crítico-moderno; 3) favorecer uma consideração não só multidisciplinar, mas também inter e transdisciplinar do design, a partir de pontos de vista e referenciais teóricos oriundos, principalmente, do pensamento filosófico recente; 4) favorecer uma visão mais ampla e matizada do design, que corresponda e atenda ao seu atual nível de complexidade e problematicidade; 4) fornecer subsídios teórico-conceituais para/sobre a ação (ou potência de ação) e a intervenção do designer no mundo de hoje sobretudo em seus estágios sociopolítico e simbólico-cultural; 5) avaliar em que medida este poderia contribuir tanto para a consolidação quanto para o questionamento do já referido “tecnicismo planetário”, nos termos em que este foi/vem sendo definido e redefinido no/pelo próprio projeto tardo-moderno de ”normalização técnico-científica”; e 6) avaliar as efetivas possibilidades de se estar “a caminhar para uma era do design total, ou seja, de um mundo integralmente concebido, desenhado pelo homem, do mais íntimo detalhe ao mais amplo ambiente”, assim como os aspectos possivelmente negativos desta tendência.

Rio de Janeiro continua sendo? Agenciamentos e articulações das categorias de cidade, patrimônio histórico-cultural e design no contexto sóciopolítico carioca contemporâneo
Esta pesquisa se desdobra em quatro dimensões complementares, a saber: 1) análise comparativa entre as proposições político-governamentais que colocam em relação as cidades, o seu patrimônio histórico e cultural e o campo profissional do design, com foco para a esfera federal no contexto da redemocratização, nos anos 1980 (tema desenvolvido em minhas pesquisas de mestrado e doutorado) e a esfera municipal carioca, atualmente; 2) observação e análise das formulações e estratégias políticas da gestão Eduardo Paes no que tange às questões urbanas, e suas vinculações com o design e o patrimônio; 3) pesquisa etnográfica sobre os modos como tais proposições impactam a vida da cidade e de seus habitantes; 4) observação e análise do posicionamento da comunidade profissional de design carioca, face às proposições para a área oriundas da municipalidade.

HTDesign — História e Teoria do Design | Grupo de pesquisa registrado
Grupo de pesquisa direcionado a investigar a história e as teorias do design, numa perspectiva ampla, sempre direcionada a buscar o melhor entendimento de como a noção de projeto é absorvida (ou não) pela sociedade brasileira. Pretende-se, a partir do estudo da experiência histórica internacional e nacional, assim como da formulação teórica e metodológica a respeito de design, traçar um referencial significativo para sua melhor compreensão, e portanto, para o balizamento de ações projetivas de toda ordem.

O estado da arte da educação de design no Brasil | Século 21
Este projeto de pesquisa pretende investigar factualmente o atual estado da educação de design no Brasil. Dado o crescimento exponencial de escolas, faculdades e cursos de toda natureza e nível de certificação no campo do design ocorrido ao longo das duas últimas décadas no país e, simultaneamente, verificando o ainda incipiente desempenho da atividade frente aos problemas da indústria, do comércio e dos serviços, faz-se necessário avaliar os caminhos, e talvez os descaminhos, que essa atividade educacional por aqui tem trilhado. Questões básicas relativas à produtividade, a necessidades de inovação, à constituição de um inequívoco patamar de qualidade para os serviços, sejam públicos ou privados, exigem uma investigação aprofundada sobre o que vem sendo tomado como padrão, referência e tornado prática nas instituições educacionais nesta área.

Ortodoxia e heterodoxia na história do design: estudos comparados em história do design: Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha, França, Fino-Escandinávia, Itália e América Latina
A pesquisa visa identificar as condições históricas e sociais para o surgimento do profissional do design e a evolução da prática em diferentes contextos políticos e geopolíticos. Os ofícios artesanais e questões estéticas se localizam nas raízes conceituais do design, embora cada situação nacional tenha engendrado carcaterísticas muito diferenciadas entre si, vindo a consituir, no início do século 20, o que se pode compreender como a ortodoxia do campo. Conceitos em pauta: ofício artesanal, industrialização, mestre artesão, design, estética industrial, desenvolvimento nacional, entre outros. Integrada à pesquisa do Grupo de Pesquisa HTDesign.

Visualidade, tecnologias e novas formas da imagem em movimento
O projeto de pesquisa investiga o processo e o efeito das novas tecnologias de imagem em movimento e suas interfaces tanto em termos sócio-históricos quanto estéticos. Estão compreendidas as transformações das mídias, sobretudo a partir do evento do vídeo, e seus efeitos sobre a produção de sentido. Procura-se também entender fenômenos do campo da comunicação visual que implicam em relações de interatividade.

Abordagens críticas do design da interação
A produção teórica das áreas do design voltadas à interação, experiência do usuário e interfaces costuma, através do termo user centered design ou do guarda-chuva conceitual user experience, considerar o usuário como ponto de partida para qualquer projeto de design interativo. Omite-se frequentemente a produção (e não mero diagnóstico) de necessidades neste “usuário”, produção esta na qual o design desempenha papel crucial. Estudar práticas projetivas que explorem territórios não mapeados pelas ferramentas dominantes mais comuns de software e hardware é prática metodológica importante nesta pesquisa. Outra vertente do projeto volta-se para os mecanismos retóricos inerentes às supostamente objetivas formas de interação nos dispositivos contemporâneos. Trata-se de verificar e dissolver aquilo que o design da interação tende a ocultar através de pressupostos, soluções prontas e clichés, evidenciando estratégias de convencimento e operações de manipulação dos usuários.

Análise das dissertações produzidas no PPDESDI
Trata-se de pesquisa documental baseada no levantamento e análise das dissertações de mestrado defendidas no Programa de Pos-Graduação em Design da Esdi/UERJ. Tem como objetivo geral a fundamentação e o planejamento de ações que visem contribuir para o incremento e o desenvolvimento da pesquisa em design. No que se refere ao PPDEsdi, a pesquisa se concentrará na análise da documentação dos alunos e na análise da dissertações defendidas. Como parte da fundamentação, será feito levantamento histórico dos cursos de pós-graduação em Design no Brasil; a pesquisa se concentrará no depoimento dos iniciadores dos programas. Como objetivos operacionais tem-se a identificação de: O perfil dos mestres titulados no PPDEsdi.As principais áreas de interesse explicitadas nos relatórios. A identificação das linhas de pesquisas explicitadas e subentendidas nas dissertações. Para a análise documental serão consideradas: as fichas de identificação dos concluintes; as fichas catalográficas; as folhas de rosto; os resumos. Serão feitas entrevistas com os principais participantes do processo de implantação da pós-graduação em design no Brasil.

Arte, design, comunicação e tecnologias na cultura contemporânea
Esta pesquisa busca compreender possíveis liames históricos entre os campos da arte, design, comunicação e tecnologias numa acepção em que estes campos não são hierarquizados, evitando-se assim determinismos de qualquer sorte. Propõe-se, alternativamente às explicações históricas dominantes e cristalizadas, identificar atualizações do passado no presente, este sempre interessado ante os desafios interpostos pelos dispositivos atuais, concernindo à produção de subjetividades e agenciamentos de poder presentes explícita e implicitamente em qualquer produto cultural.

Codesign, Cidade e Cidadania
O projeto tem por objetivo a elaboração de uma plataforma para o desenvolvimento de metodologias em design colaborativo que possam fomentar uma cidadania ativa através de parcerias com diferentes pessoas, instituições e formas de organização. Nesse sentido, investiga como diferentes formas de participação cidadã são evocadas através dessas metodologias em distintos contextos sociais e territórios urbanos, buscando desenvolver e consolidar experimentos de design para o fomento de processos democráticos baseados em novas formas de participação cidadã.

Design da interação nas redes sociais: uma abordagem histórico-crítica
Este projeto almeja levantar indicadores históricos da formação das redes sociais sob a ótica do design dos dispositivos nela implicados. Para tanto, busca-se traçar linhas de continuidade entre mídias tradicionais de comunicação – tais como a carta manuscrita, o jornal, a televisão, o telégrafo, e outras – e canais contemporâneos de difusão de mensagens nas mídias sociais. A pervasividade destes canais na cultura atual suscita, além de uma historiografia, uma análise crítica aprofundada do design dessas mídias interativas, considerando-se seu papel na captura da atenção, sua instauração como meio difusor de notícias e modelador de relações interpessoais numa esfera público-privada.

Design e Tecnologia

Elementos para uma análise acerca da incompreensão da noção de projeto pela sociedade brasileira
A pesquisa visa identificar um número de elementos sociais, culturais e teóricos necessários a uma mais definida aproximação ao problema colocado. Integrada à pesquisa do Grupo de Pesquisa HTDesign

Epistemologia do design: as marcas do saber prático e do saber teórico
A identidade do design como conhecimento se constrói em duas frentes: a) o mercado, onde a profissão é praticada e ganha concretude e visibilidade social; b) a área acadêmica, onde o conhecimento produzido e operado pelos designers é sistematizado tendo em vista a formação profissional, assim como a pesquisa faz avançar o conhecimento tanto sobre a atividade quanto sobre o campo profissional. A pesquisa busca investigar os vetores que caracterizam a tensão que se estabelece entre os parâmetros científicos, próprios da academia, e o conhecimento prático mobilizado na atividade projetual. E tem como objetivo subsidiar uma compreensão academicamente rigorosa das especificidades práticas do projeto.

Epistemologia do design: investigações para uma delimitação do campo
O projeto visa investigar os modos como uma epistemologia do design pode se caracterizar, contribuindo para a compreensão das especificidades do design como conhecimento. Ultrapassando o domínio tradicional da epistemologia, voltado para o conhecimento proposicional, será feito um mapeamento de questões referentes ao conhecimento produzido/acionado no campo do design.

Estudos da imagem e da representação visual
Pesquisar a produção e recepção de imagens e de representações visuais em sua relação com o design enquanto campo e enquanto projeto. O projeto de pesquisa abrange um campo amplo de imagens e de representações visuais: desenho, fotografia, comunicação visual, artes plásticas, cartografias e infográficos. A relação com a prática de projeto é o elemento comum assim como a possibilidade de análise por meio dos campos de conhecimento que caracterizam o grupo de pesquisa Laboratório de Design e Antropologia (LaDA): design, antropologia, ciências sociais e políticas.

Atravessamentos contemporâneos entre cidade, design e arte no limiar da cultura
O objetivo geral deste projeto é situar a ideia de arquitetura no debate contemporâneo das emergências sociais e de suas relações com design, arte e cultura, a partir de reflexões sobre participação, coautoria, decolonialidade, lugar, práticas populares, alteridade, intersubjetividade, superfície de contato, evento, entre outras. A hipótese central da investigação consiste em compreender que a condição da arquitetura contemporânea e das emergências sociais desafia os profissionais na criação de projetos que produzam deslocamentos de suas próprias ?identidades fixas? na construção de uma ?desidentificação aditiva?, onde as intervenções e a cultura material possam estar atravessadas por múltiplas facetas. , por exemplo, entre arquitetura, design, arte e cultura, expandindo fronteiras de construções socialmente justificáveis.

Design e Gestão de Projetos
Esta linha de pesquisa consiste na investigação sobre o gerenciamento de projetos da área de Design, buscando métodos que apoiem a identificação de um projeto de Design, como são organizados, executados e geridos pelos seus responsáveis e como as práticas presentes em Gestão de Projetos são (ou deveriam ser) utilizadas. A competição entre as empresas tem aumentado a participação do design como ferramenta estratégica de negócio. A discussão no campo do design foi ampliada, e, além de abranger “estilo” e “estética”, hoje aborda questões como “aprimoramento de produtos, serviços e processos”, “geração de inovação” e “eficiência operacional”. Seu foco está no desenvolvimento da experiência com o consumidor e na criação de produtos mais eficientes, nos setores público e privado. Sob este aspecto, torna-se fundamental definir o designer, enquanto uma competência central de empresas, tanto quanto estudar o papel do designer na gestão empresarial, especificamente na gestão de projetos. As ciências do design mostram-se, pois, promissoras como método de apoio à identificação de práticas e padrões que ajudam a definir regras que, por sua vez, podem ser utilizadas como base de sustentação de soluções organizacionais como a de gestão de projetos.

Efetividade de Universidades Empreendedoras
Esta linha de pesquisa tem como objetivo central promover ações orientadoras que levem à efetividade de Universidades empreendedoras e estruturas de avaliação de desempenho de tais Universidades. Neste sentido, elementos como o contexto do sistema nacional e regional de inovação, aspectos contidos nos conceitos de gestão empresarial, modelos de educação empreendedora e o próprio papel do designer neste contexto tornam-se discussões de base para a definição de regras que definem o projeto de Universidades empreendedoras. Busca-se aqui tornar as ações projetuais compatíveis com os princípios definidores de Universidade Empreendedora e tais regras geradas pela pesquisa de design servem como estrutura conceitual (framework) para uma interação mais produtiva entre academia e sociedade.

Laboratório de Design de Interação para artefatos digitais
Neste projeto está ligado a um laboratório de design de interação para artefatos digitais para dar apoio à linha de pesquisa de Design e Tecnologia do PPDESDI. Tal laboratório se preocupa com as diversas tecnologias que possibilitam formas avançadas de interação (como, por exemplo, realidade virtual e aumentada, scan de objetos tridimensionais, e tecnologia de Video Analytics) e suas aplicações no setor produtivo.

A crise da modernidade e sua representação no cinema contemporâneo de problematização simbólica
Na interseção entre a teoria da comunicação, da cultura e do cinema, este projeto de pesquisa pretende investigar os termos da representação da crise da modernidade – em pleno apogeu no mundo ocidental contemporâneo − por parte de um segmento florescente do cinema aqui chamado de cinema contemporâneo de problematização simbólica.[1] Apoiando-se não apenas nos principais modelos teóricos explicativos disponíveis aos quais, em geral, se recorre, ele também busca um diálogo com novas fontes de informação sobre o assunto. Para tanto, se ampara na quantidade de filmes produzidos – em sua maioria, ao longo das últimas três décadas − por aquele segmento que, a seu ver, têm indiciado um empenho inequívoco, por parte de alguns cineastas, em propor uma ponte entre: 1) o fato estratégico da disseminação das práticas quotidianas da distração individual e coletiva; 2) a necessidade de um posicionamento crítico frente às relações (sobretudo, entre o poder e o conhecimento) que determinam as orientações variantes do jogo sociocultural; e 3) a urgência de um esclarecimento, por parte da sociedade, relativamente a determinadas questões centrais − do ponto de vista sociopolítico – para as futuras condições da vida humana no planeta. Trata-se de um novo esforço de interpretação/diagnose do tempo presente singularizada por uma crise difusa (econômica, política, moral, psicológica), que, favorecendo uma visão complexa do cinema − na contramarcha da insistência dos defensores das imagens hegemônicas em vê-lo como uma prática comprometida tão somente com o entretenimento de massa − se centra antes em sua dimensão “metafílmica”, pela qual se propõe não apenas pensar as suas próprias circunstâncias de acontecimento, como também incentivar e auxiliar o maior número possível de pessoas a refletirem acerca de si mesmas e de suas relações com os outros e com o mundo. Por último, valendo-se de métodos e técnicas já, amplamente, desenvolvidos por outros pesquisadores, tanto no âmbito nacional quanto no internacional − como a pesquisa bibliográfica, a leitura textual comparativa, a hermenêutica crítica e a análise semiótico-discursiva – este projeto buscará sistematizar os dados obtidos e disponibilizar o corpus de conhecimento alcançado, de modo que a comunidade acadêmico-científica possa assimilá-lo e incorporá-lo, favorecendo assim o desenvolvimento de outras investigações.

Avaliação de Técnicas de Produção de Materiais Compósitos
Desenvolvimentos de eco-produto feitos de eco-compósito com matriz de polímeros de origem vegetal ou sintética com reforço de fibras celulósicas virgens ou a partir de resíduos de pós consumo ou pré consumo com o objetivo de proporcionar um conjunto de atividades práticas e agradáveis ao estudante fazendo uso de uma metodologia simples, com recurso de registro e análise de imagens e da descrição objetiva de dados coletados. O caráter prático exploratório foi o principal motivador educacional, passando a proporcionar aos jovens designers, o uso de metodologia cientifica de caráter observacional e experimental,fazendo-os refletir de maneira crítica sobre o resultado dos experimentos e a importância de um método cientifico, abordando conceitos e conhecimentos de disciplinas diversas como: materiais e processos de fabricação, metodologia, física, química, informática , ergonomia e eco design.

Infraestrutura para adequação de meios de prototipagem da ESDI
Trata-se da instalação de novas máquinas de prototipagem para a capacitação da ESDI na área de prototipagem, com a aquisição de uma impressora e “scanner” 3D. No entanto, não se pretende com esta parte do projeto tão somente transformar a escola em uma usuária das técnicas de impressão 3D, mas sim capacitar a escola para explorar novas possibilidades de técnicas de prototipagem por meio de técnicas de adição de material (impressão 3D). Com a aquisição de recursos adequados é possível a construção de equipamentos experimentais que permitirão o domínio do processo de fabricação 3D pela técnica de extrusão não só de materiais termoplásticos, mas também de outros materiais, por exemplo, ceras, argilas etc.