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Processo seletivo

9803 itens encontrados
a-z crono

Processamento de Imagens, detecção de formas, partículas, padrôes e objetos

Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de programas em linguagem "Processing" para processamento e análise de imagens. Como exemplo pode-se citar um programa já registrado no INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial (BR512015000670-3) destinado à reconhecimento de formas, padrões e partículas. Neste programa, a partir da segmentação de uma imagem digitalizada, calcula-se o numero de regiões ou partículas isoladas, bem como o centro de massa e tamanho de cada partícula, atribuindo-se um rótulo a cada uma delas. Atualmente estao em processo de registro vários programas destinados a correção de distorções causadas por perspectiva e correção via homografia.

Automação em Desenho Industrial

Projeto que tem como objetivo capacitar a Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ a desenvolver seus próprios sistemas automatizados para dar suporte às diversas atividades de caráter tecnológico realizadas na unidade. Os equipamentos adquiridos com este projeto tornam possível o desenvolvimento de pesquisas mais aprofundadas nos campos de ergometria e biometria do PPDESDI e também possibilitam a execução prática de diversos projetos de graduação em design que necessitem de algum grau de automação.

Inovação orientada pelo Design

Este projeto está ligado a grupo de pesquisa do CNPq e tem como objetivo promover ações, nos âmbitos da pesquisa, do ensino e da extensão, destinadas a compreender e aprimorar processos de inovação orientada pelo design em diversos setores da economia, públicos ou privados, industriais ou de serviços. Para tanto, o grupo dedica-se a questões como (1) gestão da inovação nas organizações; (2) metodologias, técnicas e ferramentas de projeto; (3) construção de conhecimento pluridisciplinar sobre o processo cognitivo subjacente às decisões de projeto, concepção e gestão de soluções. O grupo é atualmente formado por docentes e discentes da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) e do Departamento de Engenharia Industrial (DEIN), ambos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

LDI - Laboratório de Design de Interação para Artefatos Digitais

Trata-se de um laboratório para desenvolvimento de projetos e pesquisas em design de interação que foi criado com a participação técnica da Universidade de Malmö, Suécia, e sob o patrocínio da FAPERJ. O LDI atualmente disponibiliza para seus alunos computadores PCs e MACs, microcontroladores Arduino, sensores e atuadores.

Raciocínio projetual: implicações para a educação geral e para o ensino de Projeto de Produto

Vários pesquisadores da área da educação projetual e criativa já realizaram estudos comparando o desempenho de sujeitos iniciantes e experientes como tentativa de melhor compreender o desenvolvimento de suas habilidades relacionadas ao projetar. Outros autores estudaram o raciocínio projetual – por eles denominado design thinking – sem realizar observações comparativas em termos da experiência acumulada dos sujeitos analisados. Nossa própria trajetória de pesquisa vem buscando traçar correlações entre a fluência na representação gráfica (ou graficacia) e o raciocínio projetual numa tentativa de encontrar indicadores ou padrões. Neste estudo pretende-se abordar o processo de transformação e de desenvolvimento do raciocínio projetual que ocorre ao longo da formação do estudante. Parte-se das premissas que: (a) projetar é atividade central e característica da profissão do Desenho industrial/Design, (b) essa atividade requer formas próprias de pensar e saber (uma epistemologia), (c) tal raciocínio pode ser aprendido e refinado a partir de experiências sistemáticas que se equilibrem entre desafios intelecto-criativos e suporte instrucional. Aqui se apresenta: (a) a revisão de estudos anteriores (esquema de Perry) úteis para o estabelecimento dos instrumentos de coleta de dados e de interpretação, (b) o relato dos estudos já iniciados pela proponente desta pesquisa; (c) uma breve discussão sobre a relevância do tema para a área de conhecimento do Desenho industrial e (d) a proposta de encaminhamento da nova etapa da pesquisa, explicitando objetivos, a metodologia prevista e os resultados almejados.

Sistemas de produtos para auxílio à administração de comprimidos

Em levantamento sincrônico e diacrônico de produtos existentes destinados ao gerenciamento de medicação (acondicionamento de comprimidos, separação por dosagens, alertas de horários), percebeu-se a carência de produtos que assistam às necessidades do paciente e de seus cuidadores no que diz respeito compreensão e cumprimento da prescrição médica. A literatura especializada indica o MRCI, Índice de Complexidade de Regime de Medicação que demonstra como a combinação de formas farmacêuticas, instruções, frequência de uso pode tornar a administração de medicamentos uma atividade bastante complexa. Esse cenário sugere que um sistema integrado de produtos e serviços merece estudo, desenvolvimento e teste com equipamentos apropriados em amostra populacional definida.

Design, informação e linguagens visuais

O projeto está voltado para a investigação das linguagens visuais, tanto em seu caráter geral quanto em particularizações em artefatos, tendo em vista questões técnicas e de informação. Seus objetivos são: a) o de contribuir para a compreensão da efetuação formal/visual no âmbito do projeto de artefatos; b) o de contribuir para o mapeamento das questões ligadas à articulação entre informação e linguagens visuais.

Design: sentido e significação, informação e comunicação

O processo de constituição do design como campo professional caracteriza-se por dinâmicas envolvendo tecnologia, relações de trabalho, organização do mercado, o consumo de bens simbólicos, o ensino do design e outros modos de institucionalização social etc. E em cada momento se realiza empiricamente em áreas de especialização e em um plano onde se articulam concepções sobre a prática e sobre o próprio campo. Tendo em vista o área do design de comunicação no marco contemporâneo da sociedade da informação – onde se destaca a concepção de que “design é fazer sentido [das coisas]” (Krippendorf, 1989) – o projeto visa investigar alguns agenciamentos pontuais entre esses vetores de constituição do campo.

Eventos acadêmicos do PPDESDI: divulgação, catalogação e disponibilização das pesquisas realizadas

O presente projeto visa promover eventos acadêmicos no PPDESDI. Através da realização anual do Simpósio de Pós-Graduação em Design (SPGD) e do Seminário de atualização dos docentes de Pós-Graduação da ESDI busca-se agregar a comunidade acadêmica promovendo uma aproximação entre graduação, pós-graduação e pesquisadores com interesse em Design possibilitando discutir e difundir os novos conhecimentos produzidos pelos Programas de Pós-Graduação. Com o Seminário de Atualização dos Docentes de Pós-Graduação, o objetivo é promover uma reflexão e atualização permanente do projeto pedagógico do curso (PPC), da produção acadêmico-científica, e da gestão educacional. Desta forma, acreditamos estar contribuindo para o desenvolvimento e divulgação das pesquisas realizadas pelos Programas de Pós-Graduação e pela constante renovação e reflexão da atuação docente na área.

Técnicas analíticas de produtos industriais: análise morfológica de capas de discos

Um disco de vinil, ou elepê, pode ser analisado sob diversos aspectos de uma civilização contemporânea. Para se fazer uso de técnicas analíticas, particularmente aquelas baseadas em exames gráficos, tomam-se a coleção e a seleção dos logogramas auxiliares ao desenvolvimento do raciocínio analítico. O primeiro quadro de logogramas servirá para posicionar taxionomicamente o produto industrial. O segundo quadro terá a finalidade de auxiliar a compreender os fenômenos criativos e projetuais de um produto, através de movimentos criativos, leis de simetria, distintos tipos de analogias e as ênfases nos artifícios, elementos gráficos. Consideram-se as linhas básicas que permitem identificar os fenômenos geométricos (pontos, linhas, configurações) num quadrado. Trata-se, por isso, de um produto resultante da prática projetual de comunicação, chegando por algumas vezes ao desenho de artefato. Em outros momentos se apresenta essencialmente concebido e produzido apenas como fruto do desenho expressional, mas a grande maioria das capas de disco é decorrência do forte trabalho criativo no desenho projetual.

Tecnologias digitais e autenticidade: o estatuto da imagem fotográfica na linguagem visual contemporânea

A investigação está voltada para o levantamento e a documentação: a) do estado da arte das técnicas de processamento da imagem, fomentadas por pesquisas científicas voltadas par o desenvolvimento de algoritmos específicos operantes sobre fotografias digitais ou digitalizadas; b) das raízes históricas da reformulação radical na linguagem visual contemporânea que essas técnicas implicam. As duas abordagens serão orientadas pela questão do estatuto da fotografia enquanto evidência.

Da inovação social à imaginação coletiva: novas formas de engajamento e participação e suas correspondências com o ensino e a pesquisa em design (projeto vinculado à bolsa Prociência)

O projeto tem por objetivo dar continuidade à agenda de pesquisa levada a cabo por esta pesquisadora no Laboratório de Design e Antropologia, e que investiga as possibilidades de conjugação entre modos de produção de conhecimento próprios ao design e à antropologia, considerando também suas aplicações a situações e contextos de ensino e pesquisa, buscando assim por alternativas para o ensino e a pesquisa em design. Os principais objetivos do projeto são: 1) investigar as possibilidades teóricas e práticas de conjugação de modos de produção de conhecimento em design e em antropologia; 2) reunir dados primários e secundários sobre novos modos de engajamento e participação; 3) avaliar as possibilidades de correspondência entre esses modos de engajamento e participação e processos de ensino e pesquisa em design; 4) problematizar a noção de inovação social, avaliando as possibilidades de tensioná-la à luz da comparação com a categoria de imaginação coletiva.

Design e Antropologia: conexões possíveis

Investigar as possibilidades de conjugação de modos de produção de conhecimento em design e em antropologia, contribuindo para uma reflexão crítica sobre a transdisciplinaridade e suas implicações para a consolidação do design como campo de pesquisa. Contribuir para o estabelecimento de práticas de pesquisa em design, aqui tomado como ciência social aplicada, que nos permitam apontar para outros modos de enfrentamento dos desafios que se colocam à essa área profissional em meio à complexidade do mundo contemporâneo.

Design em movimento

Pretende pôr em movimento o campo constituído do design, com suas teorias e práticas, através de uma articulação entre diferentes campos de conhecimento: design, antropologia, ciências sociais e políticas. Este primeiro movimento, de cunho essencialmente teórico, se desdobra em uma multiplicidade de práticas que implicam em diversos atores/agentes, espaços institucionais e não-institucionalizados, assim como uma série de metodologias e ferramentas a serem testadas em experimentos.

Design, arte e condição de crise na modernidade

Questões teóricas concernentes às relações entre o design e a arte (ênfase: pintura e cinema) na atualidade. Possibilidades e potencialidades estético-poéticas do design. A atitude projetual como tema e como problema na arte. Capacitação reflexiva acerca das soluções teóricas elaboradas, do final do século XIX ao início do XXI, em função das principais questões por elas levantadas nos campos do design e da arte. Favorecimento de uma melhor compreensão do papel social do designer e do artista nos diferentes contextos culturais que marcaram a passagem da modernidade para a contemporaneidade. A condição de projeto e a condição de programa nas eras industrial e pós-industrial. O pensamento e a condição de crise sob as óticas do design e da arte. Os limites da teorização no momento cultural tardo-moderno. As ameaças recentes ao pensamento como criação: o consenso, a contemplação, a reflexão e a comunicação. O planejamento, a intenção, a criação, a diferença, a repetição, o agenciamento e a invasividade como estratégias de confrontação simbólica como caos.

Visualização de Informações, Usabilidade e suas Aplicações

Esta linha de pesquisa tem como objetivo a abordagem de métodos e técnicas inspiradas na visualização de informações que contribuam efetivamente para a experiência do usuário consumidor de tais informações. Uma das aplicações críticas que merece destaque é a visualização da informação em contratos eletrônicos. Em decorrência da revolução tecnológica e com a ascensão da sociedade em rede, vem se ampliando o número de negócios realizados por meios eletrônicos, principalmente diante das exigências de rapidez nas transações de alcance de escala mundial. Contudo, os contratos e documentos oriundos de meio eletrônico ainda causam incerteza quanto à sua validade e eficácia aos consumidores, o que gera uma forte insegurança jurídica para quem deseja se utilizar desses meios contratuais. Ou seja, o problema de excesso de dados e de informações produzidas gera grandes dificuldades na comunicação entre consumidores e empresas, causando incertezas, conflitos na tomada de decisões e até mesmo o desinteresse no uso desse meio. Como base metodológica, considera-se a ciência do design como abordagem pela qual os problemas devam ser tratados e as soluções propostas, considerando não só o componente teórico das questões tratadas, mas também os encaminhamentos e desdobramentos no mundo prático.

Conceitos aplicados à prática do design

A pesquisa busca identificar e caracterizar conceitos utilizados na prática da atividade. Muito apoiada sobre o conhecimento tácito (ver Michael Polanyi – The Tacit Dimension), a prática costumeira do design tende a naturalizar os conceitos de que se utiliza e, desse modo, realimenta continuamente um acentuado grau de imprecisão, incompatível com a necessária consolidação do campo nos estudos acadêmicos. Por visar a constituição de um amplo thesaurus, sem limites preestabelecidos, a pesquisa pretende-se contínua e aberta a investigações tanto no tempo contemporâneo quanto no tempo histórico.

DesEduca Lab - Laboratório de Design e Educação

O DesEduca Lab tem como proposta construir conhecimentos e articular pessoas, ações e afetos voltados aos usos do Design como meio transformador de práticas educativas. Partimos do entendimento de que o pensamento projetual, que atravessa a elaboração de artefatos, recursos tecnológicos e espaços voltados às práticas de ensino-aprendizagem, também articula dimensões transcendentes evidenciando subjetividades, políticas identitárias, epistemologias e devires que vão além das materialidades aparentes. Por este motivo, o laboratório abre-se à investigação das inserções de design em práticas educativas na educação formal e em espaços informais de aprendizagem, à investigação de aspectos relacionados à formação em design: pedagogia, currículo e metodologias como também aos usos do design na formação de professores.

LABCULT - Laboratório Multidisciplinar de Pensamento Crítico em Design: Estudos, Pesquisas, Eventos e Produção – Cultura e Filosofia

O LABCULT pretende fomentar o diálogo sistemático, continuado e, se possível, cotidiano, de modo a acelerar o desenvolvimento das pesquisas subsidiadas pela Filosofia, pela Teoria do Design, pela Semiótica e por outras áreas de conhecimento correlatas.

LABLIV - Laboratório de Informação e Linguagens Visuais

A questão da visualidade para o design aponta para diversas abordagens. Considerando a natureza dos artefatos temos a visualidade ligada à forma tal como a concebia o cânone bauhausiano, que enfatizava o formalismo abstrato. e aquela ligada à semântica do produto; e, por outro lado, a visualidade ligada ao significado explicito próprio dos artefatos de comunicação. No âmbito desse tipo de artefato colocam-se tanto a tendência à funcionalidade denotativa, conforme privilegiada, por exemplo, pelo design de informação, quanto a tendência à elaboração retórica, as quais se combinam de diversos modos. Da perspectiva de sua elaboração a visualidade pode ser abordada segundo diversos enquadramentos não excludentes, dados pela tecnologia, por determinações ergonômicas, por padrões de uso/experiência, por parâmetros de estilo etc. Finalmente existem afinidades entre o design e outras áreas que igualmente se ocupam de questões que envolvem a visualidade, tais como a visualização de dados, a arquitetura, o branding, as artes etc. O LABILIV tem por objetivo a investigação de questões de design ligadas à visualidade levando em conta este mapeamento categorial, prevendo temáticas particularizadas ou gerais, e abordagens específicas ou interdisciplinares.

Laboratório de Biomimética

A Biomimética envolve a observação do que ocorre na natureza, com o estudo das possíveis aplicações (no mundo construído ou artificial), reunindo conhecimentos de diversos ramos da ciência, como a biologia, design e engenharia: é um campo tão vasto quanto a Natureza que nos cerca. O Laboratório de Biomimética, primordialmente, se volta especificamente para a procura de soluções voltadas a projetos de produtos e/ou sistemas.

LABSEM - Laboratório Multidisciplinar de Semiótica: Estudos, Pesquisas, Eventos e Produção -Semiótica Verbal, Não-verbal e Sincrética

O LABSEM é um laboratório de natureza multidisciplinar visando estudos, pesquisas, eventos e produções com suporte na semiótica. Congrega, a princípio, quatro unidades acadêmicas de centros distintos da UERJ – além da ESDI do Centro de Tecnologia e Ciências, o Instituto de Letras, a Faculdade de Formação de Professores e a Faculdade de Comunicação Social do Centro de Educação e Humanidades – com vistas a promover o diálogo – técnico-acadêmico-científico entre estas áreas e suas subáreas.

LaDA - Laboratório de Design e Antropologia

Grupo de pesquisa certificado pelo CNPq, o Laboratório de Design e Antropologia (LaDA) investiga as possibilidades teórico-metodológicas de conjugação dos modos de produção de conhecimento próprios ao design e à antropologia, ambos entendidos como ciências sociais. Compondo a Research Network for Design Anthropology, rede internacional que reúne pesquisadores na área de design anthropology, o LaDA se insere no emergente campo do conhecimento que se configura em meio ao espaço transdisciplinar entre as duas áreas, antropologia e design.

DEMO - Laboratório de Design-Ficção

O laboratório de Design-Ficção da ESDI/UERJ desenvolve atividades de pesquisa na interface entre o Design e campos diversos das Humanidades, sempre investigando as articulações entre os processos de produção material e os processos de produção de valores - tanto no sentido moral (bom/mau) quanto no epistêmico (verdadeiro/falso).

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