Processo seletivo

Extintor de incêndio
Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1975). Este TCC tem ênfase em Desenho Industrial, com o projeto de um Extintor de Incêndio. Conta com uma contextualização e um levantamento de dados sobre a importância do uso desse artefato para combate ao fogo. Também é possível ver uma extensa análise sobre as características físicas e legais do extintor.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Extrato de Ata Extraordinaria -CONSULTA POR E-MAIL - Campus Antropoceno.pdf

Fabiana Ayumi Takeda

Fabiana Duffrayer

Fabiano Cunha Almeida

Fabiano da Fonseca Ramos

Fabiano Gomes

Fábio Henrique Ribeiro de Sales

Fabio Lopez

Fábio Luís Pinto da Silva

fabio.pdf

Fabiola Sposito Gerbase

Fabrícia Longue Lovate

Fabricio Astúa de Moraes

Fabro Boaz Steibel

Fabulação crítica

Fabulações Especulativas

Fabulações especulativas em direção a uma antropologia por meio do design
Em consonância ao plano de trabalho apresentado ao Prociência/Uerj 2017 sob o título de ?Da inovação social à imaginação coletiva: estudo sobre novas formas de engajamento e participação e suas correspondências com o ensino e a pesquisa em design?, o projeto de pesquisa para o pós-doutorado é dedicado ao aprofundamento e especificação dos objetivos gerais apresentados ao Prociência, a saber: investigar as relações entre formas de engajamento e participação com processos de ensino e pesquisa em design por meio de um estudo que conjuga modos de produção de conhecimento em design e antropologia, contribuindo assim para o avanço das pesquisas sobre educação em design e, concomitantemente, para a consolidação do campo de estudos denominado de design anthropology. A fim de alcançar tais objetivos, a abordagem metodológica adotada para o desenvolvimento da pesquisa combina cinco diferentes frentes de trabalho, a saber: 1) estado da arte e revisão de literatura em teoria antropológica, em busca de reconsiderações da antropologia como uma prática de pesquisa aberta, engajada, criativa e imaginativa; 2) estado da arte e revisão de literatura dos estudos em design anthropology; 3) pesquisa de campo e de arquivo sobre experimentações educacionais em design, como, por exemplo, nos arquivos da Bauhaus (1919-1933), e da Escola de Ulm (HfG-Ulm, 1952-1968), e em outras escolas de design em funcionamento hoje na Europa; 4) comparação entre o material coletado na Europa com os dados etnográficos recolhidos pela pesquisadora no Brasil, entre 2016 e 2017, em torno do movimento Esdi Aberta; 5) preparação de um ensaio de fabulação especulativa que busca indicar porque a educação em design pode ser relevante não somente para a formação de profissionais de design, mas também para o treinamento de um novo tipo de antropólogos, aptos a se engajar com aqueles que eles pesquisam, por meio de relações de imaginação coletiva e correspondência.

fábulas


Fachada Casa do Barão do Rio Branco

Fachadas inteligentes

FACILEITOR: Um projeto de design de experiência para melhorar a facilidade de leitura
