Processo seletivo

Atividades lúdicas

ativismo

ativismos e práticas territoriais

Atlas

atletas

Atmosfera Carregada - Uma representação artística dos dados de poluição atmosférica do município do Rio de Janeiro
Atmosfera Carregada é uma obra de visualização artística cujo objetivo é sensibilizar pessoas sobre a situação da qualidade do ar no município do Rio de Janeiro e seus impactos socioambientais. Os dados utilizados para o desenvolvimento da obra provêm do Programa de Monitoramento da Qualidade do Ar da Prefeitura do Rio de Janeiro (MonitorAr-Rio). A proposta parte do pressuposto que a visualização artística pode não só simplificar dados complexos mas também provocar respostas emocionais, tornando visível aquilo que anteriormente estava oculto. O presente relatório revisita conceitos de visualização de dados e de visualização artística, discutindo sua história e diferenças. Além disso, inclui também um estudo de obras similares, a definição do escopo e da metodologia, o processo de descoberta de dados, de codificação visual, da montagem e a produção da obra. Por fim, é feita uma avaliação daquilo que foi desenvolvido a partir de entrevistas semi-estruturadas.

Ato 1

Ato 2

Ato 3

Ato show “Viva UERJ” reuniu artistas no palco da Concha Acústica da UERJ

atratividade

Atravessamentos contemporâneos entre cidade, design e arte no limiar da cultura
O objetivo geral deste projeto é situar a ideia de arquitetura no debate contemporâneo das emergências sociais e de suas relações com design, arte e cultura, a partir de reflexões sobre participação, coautoria, decolonialidade, lugar, práticas populares, alteridade, intersubjetividade, superfície de contato, evento, entre outras. A hipótese central da investigação consiste em compreender que a condição da arquitetura contemporânea e das emergências sociais desafia os profissionais na criação de projetos que produzam deslocamentos de suas próprias ?identidades fixas? na construção de uma ?desidentificação aditiva?, onde as intervenções e a cultura material possam estar atravessadas por múltiplas facetas. , por exemplo, entre arquitetura, design, arte e cultura, expandindo fronteiras de construções socialmente justificáveis.

Atravessar o presente
Livro do CURA, parte da Coleção Laboratórios

Atravessar o Presente
A exposição propõe a ocupação dos espaços abertos da universidade com potentes trabalhos que reivindicam e constroem variadas reflexões sobre o direito à cidade, atuando na transformação do presente, encetando um porvir.

atravessar o presente_proposta.pdf

atravessar o presente_proposta1_Página_09.png

atravessar o presente_proposta1_Página_10.png

atravessar.png

Atsuhiko Hiratsuka

Atsuhiko Hiratsuka.jpg

attractiveness

Audiência Pública "Economia Criativa, Sustentável e Circular no Estado do Rio de Janeiro" - ALERJ

audiovisual
