Processo seletivo

Augusto Ivan Freitas Pinheiro

Augusto Macedo da Veiga

augustolohmann_dissertacao.pdf

Augustus de Souza Soares de Almeida

Aula aberta - Bloco Mulheres Rodadas

Aula aberta “Desafios para uma gestão democrática na educação"
As instituições de ensino superior no Brasil passam por um momento de grande dificuldade devido aos cortes orçamentários na educação pública, e o estado Rio de Janeiro vem sido afetado não só pela crise econômica e política mas também pela agenda política de desmonte das instituições públicas, especialmente das universidades.

Aula Inaugural do Curso de Design | 2025
Tema: Tecnologia e Inovação cidadã: o papel do design no ativismo de dados e na inovação em serviços públicos

Aula Inaugural do Semestre
A palestra integra o ciclo de programação das atividades de início do ano acadêmico de 2020.

Aurélio Pereira Mota de Souza

autenticidade

Autenticidade Padronizada? A Produção de Subjetividade do Designer em Meio aos Discursos Estéticos no Instagram
Este trabalho investiga como a produção de subjetividade e o consumo estético no Instagram são moldados pelas dinâmicas do neoliberalismo contemporâneo, destacando o papel central da parceria entre design e branding na padronização de discursos e estéticas. Fundamentado teoricamente na Arqueologia do Saber e na Genealogia do Poder de Michel Foucault, o estudo explora o discurso de autenticidade e como ele opera enquanto ferramenta de normatização visual, reforçando padrões hegemônicos alinhados à lógica neoliberal que detém valores como intangibilidade, exclusividade e estética no centro. A análise tem como objeto de pesquisa principal o perfil de Instagram @coolmmerce, revelando as estruturas discursivas que sustentam essa hegemonia e os elementos que asseguram sua disseminação como estratégia de mercado, levando à hiperestetização do cotidiano, marcada pela valorização de aspectos intangíveis e pela criação de experiências intensamente visualizadas e performáticas. Procura-se assim compreender as condições históricas e culturais que permitiram a emergência de tais dinâmicas, desde a virada gestorial neoliberal até o capitalismo transestético, ressaltando o papel do saber padronizado como discurso de autoridade. A conclusão reflete sobre as implicações dessas dinâmicas na criação e reprodução cega de subjetividades por parte dos designers, questionando os limites entre autenticidade e controle no ambiente digital e no cotidiano.

Autenticidade padronizada? O papel do design e sua virada gestorial na produção de subjetividades e discursos estéticos no Instagram
Convite para defesa da dissertação de Bianca Domingues de Matos - 10 de abril de 2025, 09h.

autismo

auto retrato

Autocuidado

Autoexpressão

autoficção

autogestão

Automação em Desenho Industrial
Projeto que tem como objetivo capacitar a Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ a desenvolver seus próprios sistemas automatizados para dar suporte às diversas atividades de caráter tecnológico realizadas na unidade. Os equipamentos adquiridos com este projeto tornam possível o desenvolvimento de pesquisas mais aprofundadas nos campos de ergometria e biometria do PPDESDI e também possibilitam a execução prática de diversos projetos de graduação em design que necessitem de algum grau de automação.

automóveis

Autonomia

autopublicação

autoretrato.png
