Processo seletivo

Rodrigo Guimarães da Silva

Rodrigo Guimarães Ganem

Rodrigo Ivan Meireles de Pinilla

Rodrigo Miranda Azeredo

Rodrigo Ramos Pereira

Rodrigo Schoenacher

Rogério da Fonseca Suman

Rogério Foster Vidal

Rogerio Lübe

Rogério Pinto Ribeiro

Rogério Weikersheimer

Romulo Augusto Pinto Guina

Romulo do Nascimento Pereira

Ronald Palatnik

Ronaldo Carlos Porto da Costa Filho

Ronaldo Martins Barbosa

Rosa Maria Mello da Matta

Rosane Hirszman

Rosane Sechterr

Rose Yallouz

Roselie Tolentino de Castro Rebelo

Rossella Conti

RPG, Design e Educação: trajetórias, cocriação e transdisciplinaridade a partir de observação na Ludus Magisterium
O título dessa pesquisa é RPG, Design e Educação: trajetórias, cocriação e transdisciplinaridade a partir de observação na Ludus Magisterium, desenvolvida por Rafaela Nóbrega, orientada por Bianca Martins e co-orientada por Barbara Necyk, dentro do Programa de Pós-Graduação em Design da Escola Superior de Desenho Industrial na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Essa pesquisa investido o uso do RPG dentro do ensino aprendizagem sob um olhar da Educação fertilizada pelo Design, tendo a Ludus Magisterium como texto para pesquisa. Trazemos o cenário atual da educação brasileira, juntamente com a BNCC, como mapeamento de contraposição a educação libertária de Paulo Freire para que se possa investigar as possíveis transversalidades e entrelaçamentos entre os três temas principais da pesquisa. Orientamos-nos a partir da questão: Quais possibilidades se revelam a partir do uso do RPG como estratégia de ensino aprendizagem, pelas professoras da Ludus Magisterium, a partir da ótica do Design, da Educação e das fertilizações que já foram estudadas entre as duas áreas? Para isso utilizamos, como proposta metodológica a pesquisa exploratória dividida em referencial teórico (abarcando uma revisão sistemática do RPG em consonância com o design e a educação e uma revisão assistente da bibliografia dos temas) e produção de dados (utilizamos questionário, entrevistas e análise de dados). Os principais resultados encontrados foram um quadro comparativo de similaridades entre os três pilares principais da pesquisa além das suas diferenças, transversalidades e entrelaçamentos consolidados em características que perpassam os temas.
