Plano para criação de coleção de estampas: método específico para design de superfície
A prática do design de superfície em empresas de vestuário voltadas para o mercado da moda exige do profissional de design conhecimentos além do seu campo de origem para que a sua atuação seja mais efetiva. A atividade é exercida por meio de processos projetuais, necessita de conhecimentos tecnológicos, transita entre o campo artístico e técnico da representação gráfica e se valoriza pela conscientização de conceitos mercadológicos na elaboração de projetos. A elevada oferta de produtos de vestuário, especialmente no Sudeste, maior região de confeccionados do país, aponta para a necessidade de diferenciação para se obter vantagens comerciais. Nesta pesquisa entende-se que o design de estamparia pode ser uma das áreas estratégicas para a gestão de marcas de moda. Para contribuir com a participação do design de estamparia na qualificação dos produtos de vestuário e nos processos de criação, realizou-se um plano para criação de coleção de estampas, método específico para design de superfície. Partiu- se da revisão da literatura de design de superfície e questões de mercado para definição de termos e conhecimento do estado da arte. Diante da constatação da carência na literatura acadêmica de métodos específicos para a criação de coleções de estampas aplicadas ao vestuário, recorreu-se a literatura sobre metódicas gerais de projetação, metodologias de design e estudos mercadológicos. Utilizou-se a técnica de observação participante em três experimentos visando o registro e a análise do fluxo de trabalho de equipes durante a tarefa de criação de estampas. O material obtido a partir destes experimentos foi confrontado com os conceitos extraídos da revisão de literatura. Além dos experimentos, realizou-se uma entrevista com uma profissional com larga experiência no setor a fim de complementar o entendimento das questões práticas do mercado de trabalho. A principal contribuição desta dissertação é um plano aplicável em departamentos de empresas de moda para processos de criação de coleções de estampas. Os resultados metodológicos também se destinam a reprodução em ambiente acadêmico com fim de fornecer aos estudantes recursos projetuais para que, no futuro, eles possam estar melhor preparados para atender às demandas profissionais. O produto resultante dessa pesquisa é um conjunto de mapas, fichas e quadros que permitem que o processo seja replicado em outros casos, possibilitando uma expansão do modelo e do conhecimento em torno do tema.
The practice of surface design in clothing companies focused on the fashion market requires design professionals to have knowledge beyond their field of origin so that their performance is more effective. The activity is carried out through design processes, requires technological knowledge, transits between the artistic and technical field of graphic representation and is valued for the awareness of marketing concepts in the elaboration of projects. The high supply of clothing products, especially in the Southeast, the largest clothing region in the country, points to the need for differentiation in order to obtain commercial advantages. In this research it is understood that the stamping design can be one of the strategic areas for the management of fashion brands. To contribute to the participation of stamping design in the qualification of clothing products and in the creation processes, a plan was created to create a collection of prints, a specific method for surface design. It started with the review of the literature on surface design and market issues to define terms and knowledge of the state of the art. In view of the lack of specific methods in the academic literature for the creation of collections of prints applied to clothing, the literature on general design methodologies, design methodologies and market studies was used. The participant observation technique was used in three experiments to record and analyze the workflow of teams during the task of creating stamps. The material obtained from these experiments was compared with the concepts extracted from the literature review. In addition to the experiments, an interview was conducted with a professional with extensive experience in the sector in order to complement the understanding of practical issues in the labor market. The main contribution of this dissertation is a plan applicable in departments of fashion companies for the creation of prints collections. The methodological results are also intended for reproduction in an academic environment in order to provide students with design resources so that, in the future, they may be better prepared to meet professional demands. The resultant product of this research is a set of maps, cards and tables that allow the process to be replicated in other cases, allowing an expansion of the model and knowledge around the theme.