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PPDESDI Mestrado

Design de serviços e o pensamento enxuto: inovação na atenção primária do serviço público de saúde

Resumo

O Brasil possui atualmente um dos mais complexos sistemas de saúde pública e gratuita do mundo, atuando desde atendimentos simples e a entrega de medicamentos, até cirurgias de doação de órgãos e outros procedimentos complexos. Neste contexto difícil e abrangente de um serviço, o país vive uma profunda crise que atualmente está aumentando a desigualdade social, além de colocar em risco serviços básicos, como o caso da saúde. Para buscar uma alternativa que possa ajudar a superar este quadro e pensar sobre o futuro da saúde pública, garantindo ao mesmo tempo um serviço de qualidade, foram buscados conceitos em design de serviços e pensamento enxuto para a redução de perdas e conscientização de todos os stakeholders. Através de um estudo de caso múltiplo entre uma unidade básica de saúde no Brasil e uma em Portugal a investigação utilizou da aplicação de entrevistas, testes de usabilidade, levantamento bibliográfico e outros recursos para ter uma visão da utilização destas técnicas e comparar o desenvolvimento de cada unidade e o uso da tecnologia com seus usuários. Com este levantamento, o presente trabalho apresenta recomendações para o aprimoramento da ferramenta blueprint com a integração de conceitos do pensamento enxuto, sendo capaz de melhorar os serviços de uma clínica da família e a sua atuação na atenção primária, de forma contínua e interativa, buscando criar um sistema que possa incentivar e educar sobre os cuidados de saúde, além de ajudar a instruir os funcionários para o melhor aproveitamento de recursos e eliminação de desperdícios.

Resumo (Inglês)

Brazil currently has one of the most complex public and free healthcare services in the world, ranging from simple care and drugs delivery, to organ donation surgeries and other complex procedures. In this difficult and complex context of a service, the country is experiencing a deep crisis that is currently increasing social inequality, as well as putting at risk basic services, such as healthcare. To search for an alternative that could help overcome this situation and to think about the future of public health, while guaranteeing a quality service, concepts in service design and lean thinking was pursued to reduce losses and raise awareness to all stakeholders. Through a multiple case of study between a basic health unity in Brazil and another in Portugal this research used interviews, usability tests, bibliographic research and other resources to have a view of the use and application of these techniques and to compare the development of these units and the use of technology with the users. The present research gives recommendations to improve the blueprint tool, integrating concepts from the Lean Thinking, improving the services of a family clinic and its performance in primary care, in a continuous and iterative way, seeking to create a system that can encourage and educate the population about healthcare as well as helping prepare employees to better utilize resources and eliminate waste.