--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5
PPDESDI Mestrado

O Design no Circo Voador (1982 1992): os artefatos e as condições de sua realização

Resumo

Nossa pesquisa tem como objetivo observar a produção de design de comunicação nos primeiros dez anos do Circo Voador, casa de espetáculos carioca fundada em 1982. Criado para ser um espaço de uma cultura de vanguarda, com ênfase na produção musical não-erudita, a escolha do período busca avaliar as condições dispostas no contexto histórico, a importância da sua formação inicial enquanto encontro de movimentos culturais até a sua consolidação como uma referência de espaço para eventos artísticos. Os artefatos de design eram produzidos em sua maioria voltados para a divulgação da programação junto ao público, com utilização efêmera. O trabalho envolveu pesquisa bibliográfica, levantamento em acervos, depoimentos dos principais designers, artistas gráficos e produtores culturais envolvidos nesta produção (os que foram localizados e se dispuseram a participar), sistematização e análise dos dados levantados. Seus objetivos foram: a) contribuir para a compreensão das dinâmicas de projeto e produção de artefatos naquele contexto; b) contribuir para o conhecimento histórico do design no Brasil.

Resumo (Inglês)

Our research was focused on the production of communication design in the first ten years of the Circo Voador home to a huge variety of cultural events and today thriving in the heart of Rio de Janeiro, Brazil. The Circo Voador began life in 1982 a purpose built space used for a variety of cutting-edge cultural events, with an emphasis on non-classical musical production a focus on this period will show how, arranged in a historical context, the vital importance of the circus initial purpose home to cultural movements then and now and the ongoing result is the Circo Voador becoming an important space for artistic events. The design artifacts were produced, aimed at publicizing the programming events to the public, with ephemeral use. The project involved bibliographical research, archive research, interviews with the principal designers, graphic artists and cultural producers involved in these productions (participants were located and interviews made with those who were available and willing to participate), system organization and analysis of the data collected. The objectives were a) to contribute to the understanding of the dynamics of design and production of artifacts in those first ten years and b) an important contribution to the historical knowledge of design in Brazil.