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Barbara Szaniecki

Graduação em Comunicação Visual pela ENSAD-Paris, mestrado e doutorado em Design pela PUC-Rio. Na ESDI, é pesquisadora associada ao LaDa (Laboratório de Design e Antropologia). Suas áreas de pesquisa se concentram em questões estéticas e políticas nas produções visuais tais como fotografia, comunicação visual, artes plásticas e cartografias; na expansão do design à cidade e, nessa expansão ao espaço urbano, em questões de criatividade e de participação cidadã como exercício de democracia assim como nas relações entre instituiçoes e movimentos sociais por meio do design; nas relações entre design e arte contemporânea. Em todas as áreas de pesquisa, procura estreitar a relação entre questões teóricas e os processos metodológicas de design.

Interesses de pesquisa

Atualmente tem interesse particular em imagens e imaginários do Antropoceno. Questões estéticas e políticas em produções visuais tais como fotografia, design gráfico, artes plásticas e cartografias; na expansão do design ao espaço urbano, em questões de criatividade e de participação cidadã como exercício de democracia assim como nas relações entre instituições e movimentos sociais por meio do design; nas relações entre design e arte contemporânea. Em todas essas áreas, procura estreitar a relação entre pesquisa e criação no campo do design.

Bibliografia fundamental

1. LATOUR, Bruno. Diante de Gaia. São Paulo: Ubu e Ateliê de Humanidades, 2020.
2. HARAWAY, Donna. Ficar com o Problema - Fazer parentes no Chthuluceno. São Paulo: N-1 Edições, 2023.
3. ALBERT, Bruce. KOPENAWA, Davi. O Espírito da Floresta. S. Paulo: Cia das Letras, 2023.
4. DESCOLA, Philippe. As Formas do Visível: Uma antropologia da figuração. São Paulo: Editora 34, 2023.
5. DEMOS, TJ. Visual Culture and Environment Today. Sternberg Press, 2017.

Orientador / Co-orientador
Graduação Design

Praças Saens Peña: narrativas visuais sobre seus usos e experiências

Praças Saens Peña é um livro composto por um conjunto de histórias em quadrinho curtas, mostrando diferentes experiências e usos que a praça do título teve ao longo das décadas de sua existência. Foi desenvolvido por Cadu França como projeto de conclusão de graduação na Escola Superior de Desenho Industrial, inicialmente sob orientação da professora Zoy Anastassakis e posteriormente da professora Barbara Szaniecki. Com seis protagonistas em cinco histórias que nunca se encontram temporalmente (apesar de existirem no mesmo espaço), o projeto busca refletir sobre a relação dos usuários com este espaço público e sobre a imagem dos moradores da Tijuca ao registrar suas existências, o bairro e a cidade.

2018
Carlos Eduardo Braga França
PPDESDI Mestrado

Azulejaria Portuguesa no Rio de Janeiro dos séculos XVIII e XIX: um estudo de caso das fases de produção

Herança de um passado colonial, a azulejaria portuguesa na cidade do Rio de Janeiro possui raros exemplares que datam do século XVII presentes na antiga portaria do Mosteiro de São Bento, entretanto é no XVIII e no XIX que seu uso torna-se mais difundido. Inicialmente utilizada como revestimento decorativo e educativo-religioso em igrejas e con-ventos, no século XIX a azulejaria amplia o seu caráter utilitário, ao ser aplicada em hospitais e principalmente, em fachadas de edificações. É a partir deste novo uso que o azulejo se afirma no Brasil enquanto cultura somada. Os dois gêneros de azulejos aqui representados historiado e de padrão existentes no interior da Igreja Nossa Senhora da Penna e na fachada da edificação à rua Teófilo Otoni, 93 pertencem a diferentes fases históricas de produção: a artesanal e a semi-industrial. Estudar no âmbito do design os aspectos históricos, técnicos, formais e funcionais das fases representativas do azulejo português do XVIII e XIX presentes nestas edificações da arquitetura brasileira é o que este trabalho de dissertação se propõe.

05 set 2017
Tônia Matosinhos
Graduação Design

De dentro a experiência é outra

Este projeto tem como principal finalidade desenvolver um novo conceito em relação à experiência da compra de móveis, se desdobrando em um projeto híbrido com três diferentes vertentes. Visa atrair tanto os interessados em design de interiores e arquitetura quanto curiosos, apaixonados por gastronomia, música e artes. Tem como principais características a experiência fundada na integração entre os cinco sentidos e a inovação através da realização de projetos desenvolvidos por estudantes ou recém formados selecionados por editais. Tem como pré-requisito sua instalação em uma casa definida como patrimônio histórico de acordo com a prefeitura local. Tendo conhecimento da falta de eventos com proposta similar ou com distanciamento dos eventos anteriores, foi possível mesclar experiências de diversos setores identificados como concorrentes para o melhor entendimento do serviço. A partir da observação desses setores, foram geradas diversas alternativas até a definição das características propostas pelo evento: integração, inovação e experimentação.

2015
Barbara Rocha Sanches
PPDESDI Mestrado

Design e agroecologia urbana: fundamentos da permacultura em ambientes urbanos

Vitória Meirelles Mendonça do Amaral
PPDESDI Doutorado

Design para Inovação Social e Sustentabilidade: Um estudo sobre as Hortas Comunitárias do Rio de Janeiro

Fernanda Gusmão Pernes
PPDESDI Doutorado

Guanabara, imensidão e abismo: coletas e descartes

A aproximação entre os campos de design e arte através da construção de métodos poéticos pode abrir brechas para compreender a cultura material no Antropoceno a partir do gesto de coletar e do gesto de criar. Essa pesquisa apresenta potencial de enriquecimento criativo dos modos de escrever Pesquisa em Design através de uma abordagem experimental para produzir sentidos em vez de soluções técnicas. Esses sentidos serviriam para mostrar os terrores do Antropoceno na Guanabara, um lugar que é ao mesmo tempo encantador e repulsivo. Por conta dessa interconexão entre os campos, é importante produzir e investigar proposições artísticas que envolvem problemáticas tangentes ao Design. Além disso, quando se pensa em um contexto local, em que a Escola se localiza muito próxima à baía, é importante que os descartes sejam trazidos para serem vistos e discutidos no âmbito acadêmico, uma vez que projetamos objetos no Antropoceno. Essa pesquisa é relevante para a linha de pesquisa Teoria, Informação, Sociedade e História devido à sua abordagem experimental que mistura pesquisa artística com debates metodológicos, teóricos e interdisciplinares. O projeto amplia a compreensão das metodologias de pesquisa e contribui para uma abordagem inovadora, voltada à experimentação, à discussão de paradigmas científicos e a articulações com outras áreas.

Kauê Marcos Pereira da Silva
PPDESDI Mestrado

Imagens esquecidas, objetos e histórias encontradas no shopping chão

Victor Venancio
PPDESDI Mestrado

Produção Urbana Insurgente: Mapeando reivindicações do direito à cidade em espaços públicos na América Latina

A pesquisa tem como objetivo reconhecer a produção urbana insurgente, com foco especial nas recentes formas de apropriação dos espaços públicos. Para tal, o trabalho se concentra em modos alternativos de produzir cidades a partir de projetos de pedagogia, ocupação, requalificação e produção urbana situados no contexto sociocultural latino-americano, e na identificação de ações que privilegiem o conhecimento e as lutas de grupos marginalizados pelo planejamento urbano consolidado. Lançando mão de uma abordagem transdisciplinar, pretende-se descobrir conceitos e projetos que possam contribuir para o entendimento das práticas de reivindicação do direito à cidade no âmbito dos espaços públicos. De maneira mais direta, como a produção urbana insurgente se configura? E como (se) pode contribuir para o enfrentamento da crise das cidades? Nesse sentido, a pesquisa busca marcadores teóricos que sejam capazes de englobar (ao menos em parte) a complexidade da produção socioespacial. Dessa forma, foram trazidas para o trabalho parte da produção intelectual dos campos da filosofia, geografia, sociologia, antropologia, do design e urbanismo, numa tentativa de elucidar as relações entre espaço público, economia e sociedade do ponto de vista do direito à cidade, da insurgência e de uma dimensão ontológica do design. Um segundo tempo de pesquisa é composto pelo mapeamento de casos, revelando quais questões as práticas encontradas podem suscitar e quais conceitos e problemáticas em específico podem ser mais explorados. São considerados projetos insurgentes quando os cidadãos tomam para si o poder de transformar seus espaços de convivência, o que seria historicamente o papel do Estado. Ainda, quando se contrapõem à lógica vigente de produção, uso e conservação desses espaços. A escolha pelo olhar direcionado ao espaço público se dá por seu caráter simbólico e de projeção política, ideológica, econômica e social, como reveladores ou materializadores de pensamentos e movimentos coletivos.

 

Fabiana Duffrayer