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PPDESDI Mestrado

O Design de Victor Burton

Resumo

Victor Burton é um designer que dedicou a maior parte do seu trabalho ao livro. A fascinação por este objeto começou ainda na infância devido ao contato com as obras raras da biblioteca da família, o que aguçou o desejo de se tornar designer exclusivamente para projetar livros. Sua atuação no mercado editorial brasileiro começou no final dos anos 1970, na editora Confraria dos Amigos do Livro. Como o maior interesse de Victor no livro é a relação entre texto e imagem, os livros iconográficos se tornaram seu principal objetivo e são nos livros desta natureza onde melhor conseguimos visualizar seu estilo. Victor desenvolveu uma linguagem gráfica própria que redefiniu o padrão do mercado editorial brasileiro. Numa época em que o projeto gráfico, principalmente a capa do livro, entre tantas cores e atrativos disputam a atenção do consumidor nas prateleiras das livrarias, já não é tão fácil identificar nem a editora nem a autoria do projeto gráfico e da capa. Entretanto, os livros de Victor Burton possuem um estilo que nos permite reconhecer sua assinatura. Desta forma, a questão que norteou este trabalho foi “por que conseguimos identificar os livros do designer Victor Burton?” Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi enumerar e identificar os aspectos gráficos que caracterizam o estilo deste designer nos livros iconográficos. Para isso, nos baseamos no método descritivo desenvolvido por Guilherme Cunha Lima, em O Gráfico Amador. A partir das características levantadas, pudemos identificar os principais elementos que nos permite reconhecer a autoria dos trabalhos desenvolvidos por Victor Burton. O uso desses aspectos gráficos reflete o trabalho meticuloso do designer Victor Burton que consegue criar uma narrativa visual auxiliando a leitura do texto através de uma nova leitura gráfica, sobretudo nos livros iconográficos.

Resumo (Inglês)

The designer Victor Burton has dedicated the most part of his work to the book. The interest for this object begun in childhood due the contact with rares books that are part of his family s collection, which increased the desire to become designer only to design books. When Victor started to work in the Brazilian editorial market at the end of the 1970s, at the Confraria dos Amigos do Livro house publisher. As the Victor s main interest is the relationship between text and image, the iconographic books became his main goal and are in books of this nature that we can better visualize his style. Victor developed his own graphic language that has redefined the standard of the Brazilian editorial market. At a time when graphic design, especially the book cover, among many colors and attractive vie for consumer attention on the shelves of bookstores, is not so easy to identify neither the publisher nor the author of the graphic design and cover. However, the books of Victor Burton have a style that allows us to recognize your signature. Thus, the question that guided this study was why we can identify books of Victor Burton? Thus, the aim of this study was to enumerate and identify graphic aspects that characterize the style of this designer in iconographic books. For this, we based on descriptive method developed by Guilherme Cunha Lima in O Gráfico Amador . From the characteristics raised, we could identify the major elements that allow us to recognize the authorship of the work of Victor Burton. The use of these graphic aspects reflects the meticulous work of the designer Victor Burton who can create a visual narrative aiding reading the text through a new graphic reading, especially in iconographic books.