--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5
PPDESDI Mestrado

Design instrucional para cursos a distância adaptativos

Resumo

Esta pesquisa objetiva dar continuidade à evolução dos sistemas de gerenciamento de cursos a distância através do estudo de técnicas de design instrucional, design de interfaces e hipermídia adaptativa, com ênfase no processo de criação e alimentação de conteúdos instrucionais em ambientes virtuais de aprendizagem. Para alcançar os resultados esperados, a pesquisa se dividiu em três vertentes: design instrucional, que é o estudo dos métodos de organização de conteúdos instrucionais com foco na eficiência da transmissão e fixação do conhecimento; educação a distância, através da qual as técnicas de design instrucional são aplicadas com o auxílio de sistemas de informação para permitir transferência de conhecimento entre pessoas ou entidades que estão em locais distintos; hipermídia adaptativa, que é um conjunto de técnicas e tecnologias capazes de tornar sistemas de hipertexto adaptáveis a diferentes perfis de usuários. O resultado esperado da pesquisa é a criação de uma ferramenta adaptativa de alimentação de conteúdos em um ambiente virtual de aprendizagem com o objetivo de tornálo capaz de gerar cursos adaptados a diferentes perfis de estudantes.

Resumo (Inglês)

This research aims to continue the development of course management systems through the study of techniques for instructional design, design of interfaces and adaptive hypermedia with emphasis in the creation and supply of instructional content in virtual learning environments. To achieve the expected results, the research was divided into three dimensions: instructional design, which is the study of methods of organization of instructional content with a focus on efficiency of transmission and determination of knowledge, distance education, through which the design of instructional techniques are applied with the aid of information systems to enable transfer of knowledge between persons or entities that are in different places; adaptive hypermedia, which is a set of techniques and technologies capable of make hypertext systems adaptable to different profiles of users. The outcome of the research is the creation of a adaptive tool for content feeding in a virtual learning environment with the goal of making it capable of generating tailored courses to different profiles of students.