--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5
Graduação Design

Em Cartaz: Como o Design Gráfico é Utilizado na Divulgação de Obras Cinematográficas

Resumo

A sétima arte vem encantando milhões de pessoas pelo mundo desde que surgiu no século XIX. Com filmes dos mais diferentes gêneros, temáticas, idiomas, etc, todos têm algo em comum: cartazes que os divulgam. Estes, também, estão em constante mudança dependendo da época, da nacionalidade, do público, entre outros aspectos. Assim, a partir de uma curadoria de centenas de cartazes de cinema, o presente trabalho tem o objetivo de analisá-los através do design gráfico, entendendo como uma boa compreensão deste ajuda a entender a efetividade de alguns cartazes como peças de comunicação. São abordados aspectos históricos, semióticos, funcionais, comunicacionais e gráficos. Dentre estes últimos, passaremos por assuntos como princípios da composição, leis da Gestalt, sensações gráficas, tipografia e cor. O texto mostra, então, como dificilmente algo nos cartazes de cinema é feito por acaso e sempre se há a intenção de se estabelecer uma comunicação com o espectador, com a intenção de que ele assista ao filme. 

Resumo (Inglês)

The seventh art has been enchanting millions of people around the world since its start in the 19th century. With films of the most different genres, themes, languages, etc., they all have something in common: posters that promote them. These, too, are in constant change depending on their date, nationality, public, among other aspects. Therefore, based on a curatorship of hundreds of movie posters, this research aims to analyze them through graphic design, emphasizing how a good understanding of it helps to comprehend the effectiveness of some movie posters as communication pieces. Historical, semiotic, functional, communicational and graphic aspects are addressed. Among this last one, we will go through subjects such as principles of composition, Gestalt laws, graphic sensations, typography and color. The text shows, then, how hardly anything on movie posters is done by chance and there is always the intention of establishing a communication with the viewer, with the intention that he watches the film.