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PPDESDI Mestrado

O design e a modelagem 3D no auxílio do ensino-aprendizagem em ciência para a educação em saúde

Resumo

A comunicação é uma característica intrínseca à experiência humana ocorrendo de diversas maneiras, seja por gestos, comunicação oral ou visual. No contexto da visualização, é importante destacar que ela pode-se dar tanto na percepção de objetos físicos quanto na capacidade de imaginar e transmitir ideias ou conceitos. A forma de visualização passou por diversas adaptações, o uso de representações bidimensionais para tridimensional, buscando aprimorar os meios de transmitir informações, é um exemplo do empenho por torná-la mais compreensível, reais e expressivas. Na ciência, o uso de modelagem e impressão 3D desempenha papel importante na compreensão de estruturas complexas e na representação de objetos e fenômenos do mundo real, ferramentas de softwares de modelagem e impressão 3D, possibilitam a criação da forma orgânica, tornando viável a reprodução da visualização da informação científica de maneira tangível. Essa nova abordagem tem se mostrado importante para pesquisa, em especial na área da ciência biológicas, com foco em organismos microscópicos. Na educação faz-se presente no processo ensino-aprendizagem, o design com o uso da modelagem 3D com foco em facilitar a educação em saúde, auxilia na compreensão de dados científico, bem como contribuindo com os aspectos de prevenção na transmissão, interpretando informações que muitas vezes não podem ser vistas a “olho nu”. Além de contribuir para a construção e disseminação de informação, popularização da ciência e desenvolvimento de alternativas que capacitam novas estruturas de visualização, com uso de protótipos e modelos didáticos.

Resumo (Inglês)

Communication is an intrinsic characteristic of the human experience, occurring in various ways, whether through gestures, oral or visual communication. In the context of visualization, it is important to highlight that it can occur both in the perception of physical objects and in the ability to imagine and convey ideas or concepts. The form of visualization has undergone various adaptations; the use of two-dimensional to three-dimensional representations, aiming to improve the means of conveying information, is an example of the effort to make it more comprehensible, real, and expressive. In science, the use of 3D modeling and printing plays an important role in understanding complex structures and representing real-world objects and phenomena. 3D modeling and printing software tools enable the creation of organic shapes, making it possible to reproduce the visualization of scientific information tangibly. This new approach has proven important for research, especially in the field of biological sciences, focusing on microscopic organisms. In education, it is present in the teaching-learning process. Design with the use of 3D modeling, focused on facilitating health education, helps in understanding scientific data and contributes to prevention aspects in transmission by interpreting information that often cannot be seen with the naked eye. Additionally, it contributes to the construction and dissemination of information, popularization of science, and development of alternatives that enable new visualization structures using prototypes and didactic models.