RPG, Design e Educação: trajetórias, cocriação e transdisciplinaridade a partir de observação na Ludus Magisterium
O título dessa pesquisa é RPG, Design e Educação: trajetórias, cocriação e transdisciplinaridade a partir de observação na Ludus Magisterium, desenvolvida por Rafaela Nóbrega, orientada por Bianca Martins e co-orientada por Barbara Necyk, dentro do Programa de Pós-Graduação em Design da Escola Superior de Desenho Industrial na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Essa pesquisa investido o uso do RPG dentro do ensino aprendizagem sob um olhar da Educação fertilizada pelo Design, tendo a Ludus Magisterium como texto para pesquisa. Trazemos o cenário atual da educação brasileira, juntamente com a BNCC, como mapeamento de contraposição a educação libertária de Paulo Freire para que se possa investigar as possíveis transversalidades e entrelaçamentos entre os três temas principais da pesquisa. Orientamos-nos a partir da questão: Quais possibilidades se revelam a partir do uso do RPG como estratégia de ensino aprendizagem, pelas professoras da Ludus Magisterium, a partir da ótica do Design, da Educação e das fertilizações que já foram estudadas entre as duas áreas? Para isso utilizamos, como proposta metodológica a pesquisa exploratória dividida em referencial teórico (abarcando uma revisão sistemática do RPG em consonância com o design e a educação e uma revisão assistente da bibliografia dos temas) e produção de dados (utilizamos questionário, entrevistas e análise de dados). Os principais resultados encontrados foram um quadro comparativo de similaridades entre os três pilares principais da pesquisa além das suas diferenças, transversalidades e entrelaçamentos consolidados em características que perpassam os temas.
The title of this research is RPG, Design and Education: trajectories, co creation and transdisciplinarity based on observation at the Ludus Magisterium, developed by Rafaela Nóbrega, guided by Bianca Martins and co supervised by Barbara Necyk, within the Graduate Program in Design from the Higher School of Industrial Design at the State University of Rio de Janeiro. This research invested the use of RPG within teaching learning from a perspective of Education fertilized by Design, having the Ludus Magisterium as a research text. We bring the current scenario of Brazilian education, together with the BNCC, as a counter-mapping to Paulo Freire's libertarian education so that we can investigate the possible transversalities and intertwining between the three main themes of the research. We are guided by the question: What possibilities are revealed from the use of RPG as a teaching-learning strategy, by the teachers of the Ludus Magisterium, from the perspective of Design, Education and the fertilizations that have already been studied between the two areas ?. For that, we used, as a methodological proposal, exploratory research divided into a theoretical framework (encompassing a systematic review of RPG in line with design and education and an assistant review of the bibliography of the themes) and data collection (using a questionnaire, interviews and analysis of data). The main result found were a comparative table of similarities between the three main pillars of the research, in additional to their differences, transversalities and consolidated interweavings in characteristics that pervade the themes.