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PPDESDI Mestrado

O design em lugar nenhum: uma empreitada moral de William Morris

Resumo

William Morris (1834-1896), artesão-artista, escritor e ativista político inglês (para leituras contemporâneas, também um "designer"), costuma ser representado através de uma visão fragmentada desses títulos que carrega. De maneira geral, Morris aparece acompanhado de um recorte, seja baseado nas suas diferentes atividades ou nos seus diferentes ideais. Poucas são as investigações que se propõem a compreender seu trabalho a partir do seu caráter multidisciplinar (ou, ao menos, que tentem reunir tal multidisciplinaridade sob um mesmo tipo de análise, sem recorrer a fragmentações e valorações de partes da carreira de Morris diante de outras). Nesta pesquisa, buscamos desenvolver um olhar ampliado sobre a sua carreira, encontrando na ideia de "empreitada moral" um fio condutor capaz de agregar os diferentes tipos de criação e diferentes fases desse personagem histórico. Para alcançar isso, expandimos nossa percepção de design, vendo-o como um meio para criar universos e cenários de vida. Dessa forma, ele pode ser excedido para além da sua materialidade. No caso de Morris, o design costuma ser interpretado dentro dos limites da sua produção de objetos e artigos decorativos – se estendendo, no máximo, a alguns ideais que "embasam" tal produção. Neste trabalho, nosso esforço é o de borrar esses limites, nos atentando para os motes que direcionam as ações de Morris e que podem manifestar-se em qualquer uma das suas aventuras artísticas e políticas.

Resumo (Inglês)

William Morris (1834-1896), an English artist-craftsman, writer and political activist (for contemporary readings, he is also a "designer"), is often represented through a fragmented view of these titles he carries. Generally, Morris’ work is cut out in several parts, whether based on his different activities or his different ideals. There are not many studies that aim to understand his work from his multidisciplinary character (or, at least, that attempt to gather such multidisciplinarity under the same type of analysis, without resorting to fragmentations and valuations of Morris's career parts against others). In this research, we seek to develop an expanded view of his career, using the idea of a "moral endeavor" as a guide capable of uniting the different types of creation and different phases of this historical figure. To achieve this, we expand our perception of design itself, seeing it as a means to create universes and life scenarios. Thus, it can exceed its materiality. In the case of Morris, design is often interpreted within the limits of his production of objects and decorative articles – extending, at most, to some ideals that "underlay" such production. In this work, our effort is to blur these boundaries, paying attention to the themes that guide Morris's actions and that can manifest in any of his artistic and political adventures.