Mapeamento da produção sobre design de interação e saúde digital na pós-graduação brasileira
Este trabalho objetiva compreender o estado da produção de conhecimento em design para saúde digital na a pós-graduação brasileira. Sendo uma área relativamente nova tanto no design como na saúde, a saúde digital encontra um cenário de grande potencial, mas também de enormes desafios. Por isso, o trabalho empregou técnicas quantitativas e qualitativas para analisar o conteúdo de 47 teses e dissertações sobre o assunto. Entre outras potencialidades descobertas, observou-se que o tema, na pesquisa em design no Brasil, é fortemente vinculado a projetos de educação e saúde, jogos, e mudança de comportamento e bem-estar. Como principais desafios, estão as dificuldades em estabelecer uma cultura digital com design nos ambientes de pesquisa em saúde, o posicionamento do design em equipes multidisciplinares, e a aproximação dos resultados das pesquisas acadêmicas com o mercado. Após consolidar os resultados da análise, três especialistas foram convidadas a discuti-los. Dessas rodadas de discussão, concluiu-se que o papel educador da universidade é fundamental para fomentar uma cultura de design em equipes de saúde e tecnologia, bem como desenvolver uma série competências necessárias para que designers assumam um papel de liderança na digitalização da saúde.
This work aims to understand the state of knowledge production in design for digital health in Brazilian graduate programmes. As a relatively new area in both design and healthcare, digital health faces a scenario of great potential, but also enormous challenges. Therefore, the work used quantitative and qualitative techniques to analyse the content of 47 theses and dissertations on the subject. Among other potentialities discovered, it was observed that the theme, in design research in Brazil, is strongly linked to projects on health education, games, and behaviour change and well-being. The main challenges are the difficulties in establishing a digital culture with design in health research environments, the positioning of design in multidisciplinary teams, and bringing the results of academic research closer to the market. After consolidating the results of the analysis, three experts were invited to discuss them. From these rounds of discussion, it was concluded that the educational role of the university is fundamental to foster a culture of design in health and technology teams, as well as to develop a series of skills necessary for designers to assume a leading role in the digitalization of health.