--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Projetos

628 itens encontrados
a-z crono
PPDESDI Mestrado

Projetando práticas de ensino-aprendizagem: o design no cotidiano, ação e reflexão do professor da educação básica

Alguns autores do Brasil e do exterior já traçaram os caminhos costurando Design e Educação, assim como algumas escolas já adotam o design, seja como metodologia – de forma que sirva para os professores elaborarem suas aulas – ou como componente curricular – em forma de projeto no qual os alunos sejam envolvidos. Fala-se, nesta dissertação, entretanto, não do designer especialista/profissional designer na escola, mas do professor designer de práticas de ensino-aprendizagem, ou seja, do design como processo de pensamento e desenvolvimento de atividades e gerenciamento de espaços. A partir de uma pesquisa bibliográfica e uma entrevista com 6 professores da educação básica da rede pública, conceitua-se o design como processo de pensamento, e investiga-se se a premissa de que o design é inerente à todo ser humano, e neste caso, a todos os professores.

12 mai 2023
Justine Noronha Hack
Graduação Design

Projeto de luminária de jardim

Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1977). Este TCC estuda técnicas de iluminação visando desenvolver um projeto específico de iluminação de jardins, propondo um sistema versátil que integra técnica e estética, em resposta à falta de inovação e ao uso de produtos importados no mercado brasileiro.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1997
Vários responsáveis
Angela Maria Furtado de Carvalho
Teresa Jacqueline Gutierrez y Sack
Graduação Design

Projeto de produto: cultivo de hortaliças em ambiente doméstico urbano

O projeto procura desenvolver um sistema que possibilite diversas técnicas de cultivo de hortaliças dentro de um apartamento médio e domiciliar na cidade do Rio de Janeiro. Entre alguns dos objetivos específicos estão, facilitar o cultivo de hortaliças em ambientes domésticos e incentivar o usuário a adotar práticas saudáveis. Para a pesquisa, primeiro foi analisado o local para onde seria aplicado o projeto, ou seja um apartamento domiciliar médio e os cômodos mais adequados para o cultivo de hortaliças neste local. Na etapa seguinte algumas técnicas de cultivo hidropônico como o gotejamento e o NFT(Nutrient Film Technique) foram analisadas para entender qual seria a melhor para se aplicar no projeto e que tecnologias seriam usadas para isso. As peças do produto foram confeccionadas em softwares 3D que possibilitaram a visualização de soluções.

2015
Gabriel Silva Santos
Graduação Design

Projeto de um desfibrilador cardíaco

Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1975). Este TCC trata do desenvolvimento de um projeto de design para um desfibrilador cardíaco, visando atender à necessidade de dispositivos nacionais, melhorar a assistência técnica, e contribuir para o bem-estar e prolongamento da vida humana na área cardiológica.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1975
Vários responsáveis
Márcia Maria de Almeida Ortigão Sampaio
Cândido José Ferreira de Carvalho
Graduação Design

Projeto de uma cafeteira elétrica para bares

Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1967) que versa sobre a construção de uma cafeteria elétrica destinada a bares. 

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1967
Leonardo Visconti Cavalleiro
Graduação Design

Projeto de uma mesa para desenho

Tese (hoje TCC) para diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1972) consiste em um projeto com análise ergonômica e tecnológica de uma mesa de desenho. 

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1970
Vários responsáveis
Edgar Fariñas Terrazas
Estevão Neiva de Medeiros
PPDESDI Doutorado

Projeto e autonomia: pressupostos pedagógicos para uma disciplina de Design na educação básica brasileira

A tese apresenta o campo do design como proponente de uma educação para o fazer, na forma de uma disciplina para integrar a educação básica do ensino público no Brasil. Uma disciplina de Design, que se propõe a desenvolver competências e habilidades relacionadas a projetar e a construir coisas. Tal proposição sustenta-se pela hipótese de que a falta de uma educação dessa natureza, no decorrer da história do país, possa estar diretamente relacionada aos problemas que enfrentamos em termos de projeto e de desenvolvimento econômico e social. Acreditamos que a implementação de uma educação para o fazer possa dar início a um processo de aprimoramento intelectual e técnico inédito da sociedade brasileira. E, além, que promova uma condição de autonomia, individual e coletiva. São quatro os conceitos fundamentais que alicerçam nossa proposição. O primeiro é a noção de autonomia. Vista aqui à luz da filosofia e das ciências sociais e políticas, apresenta-se como um fim, um objetivo desejável e para o qual destinam-se os esforços de se pensar uma educação para o fazer no Brasil. O segundo conceito é o campo dos ofícios artesanais. Suportada pela premissa de que fazer é pensar, a presença dos ofícios torna-se condição primordial para se propor uma educação para o fazer. São os ofícios que nos fornecem importante cabedal teórico e técnico para o implemento das atividades voltadas ao fazer manual, abrigando, de forma encorpada, os princípios pelos quais se desenvolvem as habilidades da mão, do olho e do cérebro. O terceiro conceito é a educação, como meio pelo qual um projeto dessa dimensão possa se estender, gradativa e consistentemente, à toda a população. O quarto é o próprio design, visto aqui não mais como uma parte dos processos de produção industrial ou artística, mas sim, de maneira mais ampla, como arte liberal e como retórica, conforme aponta Richard Buchanan. Desta feita, ele é evocado à tarefa de projetar o que quer que seja, inclusive, uma disciplina cujas bases residem nas práticas e no conhecimento acumulado pelo design. Destarte, o objetivo da tese é relacionar a proposta de uma educação para o fazer à promoção do senso de autonomia, por meio do design. Para isso, procede uma discussão acerca das relações entre os campos do design, dos ofícios artesanais e da educação, trazendo à tona questões pertinentes aos aspectos históricos e socioculturais brasileiros, de maneira a construir uma reflexão que acolha as particularidades do processo constitutivo do país. Com ganas de apontar um caminho, entre outros possíveis, para o alcance de uma condição de autonomia pelo Brasil, relacionamos o design à educação, por meio do ensino de projeto e práticas artesanais.

22 dez 2020
Cristina Lopes Cavallo
PPDESDI Mestrado

Projeto escola: as professoras como designers

Neste estudo, o objetivo é aprofundar a compreensão sobre o papel das professoras como designers e desenvolvedoras de projetos escolares. Inicialmente, a pesquisa buscará investigar os processos e as inspirações que orientam as docentes na criação e implementação de projetos em suas salas de aula. Reconhece-se que o design é uma ferramenta já empregada pelas educadoras e que o pensamento projetual, sendo uma forma de inteligência acessível a todos, pode ser aprimorado através de treinamento (CROSS, 2011). Em seguida, a pesquisa visa explorar maneiras de colaborar com as professoras no uso do design em suas práticas diárias. Além disso, será analisado como essas docentes utilizam o design para inovar, afastando-se das metodologias tradicionais e das abordagens expositivas, com destaque para como a reorganização do ambiente escolar pode promover a quebra de hierarquias e o protagonismo dos alunos.

Luana Mendonça Batista
Graduação Design

Projeto Integrado de Berço Hospitalar

Nos últimos anos, o Brasil registrou um número considerável de internações infantis. Diante disso, notou-se que a maioria dos casos exigia alguns dias de atenção até a recuperação do paciente e o leito exerce papel central nos resultados. No entanto, de um modo geral, o ambiente ao redor do internado ainda não é o esperado para o enfrentamento da situação. Nesse contexto, o trabalho apresenta o desenvolvimento de um novo modelo de berço hospitalar para enfermarias pediátricas de hospitais terciários do Brasil. Buscou-se estudar o mobiliário com abordagem interdisciplinar, pois é um artefato que abrange diferentes níveis de usuários. Seu foco é contribuir com a recuperação, principalmente, das crianças com condições crônicas complexas de saúde, caso crítico, observado de perto no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, local da pesquisa de campo. Durante o seu desenvolvimento, aplicou-se a metodologia proposta por Bonsiepe (1984) para o projeto de produtos. Como resultados, gerou-se um produto ímpar, capaz de realizar múltiplas configurações de ajustes, suprir necessidades importantes dos usuários e ressignificar o seu entorno, além de dados técnicos possíveis de se tornarem ferramenta de diálogo para a elaboração de novos produtos do gênero.

2020
Sandro da Silva Telles
PPDESDI Doutorado

Projeto integrado de design: o papel do designer de produto na revitalização do patrimônio cultural (Centro Histórico de São Luís – MA)

Centros históricos são áreas urbanas que representam a identidade cultural de uma dada população e, também, do povo daquela nação. Preservar a história de artefatos e de construções físicas de um local é manter para as futuras gerações uma herança de inestimável valor. Contudo, quando ocorrem situações de deterioração desse patrimônio cultural, projetos para a sua revitalização vão, necessariamente, ser traçados. Tais atitudes evitam a perda do acervo material e a degradação de espaços públicos para seus munícipes e turistas. Sendo o trabalho de revitalização urbana multidisciplinar, pois envolve pelo menos historiadores, antropólogos, engenheiros, arquitetos e urbanistas, criativamente é uma atividade projetual interdisciplinar, porém com proeminente destaque à Arquitetura e ao Urbanismo. Os designers de produto, em particular, formam uma distinta categoria de projeto que nem sempre participa da preservação cultural desse patrimônio histórico. Nesta tese, procura-se destacar a importância do Design de Produto e do Design Gráfico, através do mobiliário urbano e da sinalização urbana, como trabalho fundamental para a finalização de projetos de revitalização. É o Design de Produto que auxiliará na aproximação entre os transeuntes e o ambiente renovado, através de artefatos e de informações capazes de oferecer bem-estar e qualidade de comunicação àqueles que frequentam ou trabalham em sítios históricos. O objetivo principal desta pesquisa é apresentar o potencial do Design de Produto, através de modelos para o projeto de sinalização e de mobiliário urbano, quando integrado aos projetos de revitalização de ambientes urbanos conhecidos como centros históricos tombados. Os objetivos secundários são: (i) relacionar atividades complementares entre si para a prática do design (Arquitetura, Urbanismo, Design Industrial) ; (ii) demonstrar a relevância do projeto de produtos e design gráfico para ambientes, como ferramentas estratégicas para aproximar, estimular e convidar as pessoas a visitarem sítios históricos tombados e (iii) demonstrar a necessidade de projetos de revitalização do patrimônio cultural contemplando a atuação dos profissionais de Design de Produto. Os métodos de pesquisa utilizados para a composição dos capítulos deste trabalho sobre Projetos Integrados de Design para Centros Históricos consistiram de: (a) Pesquisa documental (fontes/trabalhos) (cf., CERVO, BERVIN, SILVA, 6 ed., 2014); (b) Observação sistemática não-participante (cf., MORAES; MONT' ALVÃO, 4 ed., 2010) ; (c) Entrevista focalizada (cf., BAUER; GASKELL, 8 ed., 2010). Para o desenvolvimento do sistema de sinalização, exemplo de Design de Produto integrado a programas de revitalização de centros históricos nacionais, o método proposto é o de D'Agostini e Gomes (2010), e de D'Agostini (2017).

11 mai 2020
Eliane Rodrigues Abreu Maia
Design

projeto teoria e técnicas da imagem

Maria Eduarda Rocha
PPDESDI Doutorado

Projetos de escola em disputa: resistências pedagógicas à implementação do design moderno no Brasil na década de 1960

A implementação do ensino do design moderno ocorreu a partir da década de 1950 no Brasil. A década seguinte foi muito promissora e fértil em ideias educacionais para a profissão porque, além das instituições acadêmicas estarem sendo postas em questão pelos estudantes no mundo todo, aqui, ainda não se havia institucionalizado o ensino de design, que se consolidaria com a regulamentação do currículo mínimo obrigatório adotado no final da década. Essa pesquisa, inserida no campo da história em design, centrou-se em 3 projetos de escolas de design que tentaram, sem sucesso, ser implementados no Brasil nesse momento: a Escola de Desenho Industrial e Artesanato, projeto da arquiteta Lina Bo Bardi inserido no Complexo do Solar do Unhão, Salvador, Bahia, de 1961-64; o Centro de Estudos Universitários do Parque Lage, em 1965, também projeto de Bo Bardi; e a paralisação de 14 meses da Escola Superior de Desenho Industrial, entre 1968-1969, uma tentativa coletiva de reforma estrutural da escola. Desenvolvendo uma abordagem decolonial sobre a história do design no Brasil, buscou-se recuperar um debate entre visões divergentes que guiaram os primeiros anos de instauração da educação e prática de design moderno no país, olhando para projetos que ofereciam alternativas ao que estava sendo consolidado como modelo de ensino. Após extensa pesquisa arquivística, como uma maneira de imaginar como essas escolas poderiam ter funcionado, já que ficaram em projeto, as fabulações especulativa e crítica (foram mobilizadas como ferramentas metodológicas.

Clara Meliande
Graduação Design

Proposta de serviço e aplicativo para auxiliar pacientes da clínica da família a seguirem as recomendações e prescrições de saúde

O objetivo deste trabalho foi criar um aplicativo que auxiliasse os pacientes da clínica da família a seguirem as suas recomendações e prescrições de saúde. Esse aplicativo faria parte de um serviço oferecido pela clínica da família, em que os profissionais das diversas áreas da saúde fariam as suas recomendações e prescrições, criando assim, uma rotina saudável para cada paciente. Para chegar ao resultado final, foram utilizados métodos e ferramentas como: entrevistas, storyboards, fluxograma PCR, testes com usuários, entre outros.

2023
Thomas Perez Oughton
Graduação Design

Proposta para playground

Tese (hoje TCC) da diplomação em Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1973) analisa as várias fases do desenvolvimento de crianças de 1 a 3 anos em várias etapas da vida: intelectual, psíquico e motor. Como produto final houve o desenvolvimento de módulos de playground oferecendo várias possibilidades de agrupamento.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1973
Evelyn Grumach
Graduação Design

Quarto Tempo

O projeto consiste num jogo de RPG (role playing game) que serve como auxilio ao educador trabalhar questões de cunho moral/social e exercícios escolares de uma maneira divertida com crianças a partir dos 10 anos. O jogo contem mecânicas que incentivam as crianças a trabalhar em equipe e a utilização do ponto forte de seu personagem, também enfatiza a empatia, uma vez que a criança precisa trabalhar e atuar com o personagem que lhe foi designado da melhor maneira possível, como se ela fosse parte do jogo. O livro do tcc, além de explicar o projeto e sua premissa, possui uma grande pesquisa sobre jogos digitais e jogos de tabuleiro comentando sobre Gary Gugax e Dave Anerson, criadores da primeira edição de Dungeons and Dragons. Além de definições e estudos sobre como funciona jogos de rpg, métodos de mestrar, tipos diferentes de rpg, e mostra como jogos didáticos podem ajudar no engajamento ao estudo por parte dos estudantes. O jogo do projeto tem regras próprias e segue a temática de escola, com tipos de classes e habilidades especiais de cada tipo de personagem.

2012
David Vieira Marques
Graduação Design

Que bicho é esse?: uma experiência sensorial para crianças cegas

Esse trabalho traz um projeto de experiência sensorial destinado para crianças cegas e com dificuldades visuais, na faixa dos 4 a 6 anos, oferecendo diferentes texturas inspiradas em pelos e estruturas de animais, como o casco de uma tartaruga e a pele de um elefante. O objetivo do projeto é auxiliar o ensino sobre animais através das sensações vindas do toque.Além de apresentar as texturas e os formatos dos animais usados no projeto, o livro do trabalho agrupa informações sobre a população deficiente no Rio de Janeiro e no resto do país principalmente os deficientes visuais. Trazendo também outros produtos — como o Livro Negro das Cores e o mapa tátil da Fundação Dorina Nowill — e iniciativas — como a Associação dos Deficientes Visuais do Rio e Audioteca Sal e Luz — criados para o publico cego e também uma pesquisa sobre o Instituto Benjamin Constant, falando de sua historia e atividades.

2010
Rafael Abreu Cunha
PPDESDI Mestrado

Que leão é esse? Significados de leões em marcas comerciais em Pernambuco entre 1904 e 1920

No Brasil, Juntas Comerciais, leis e demais instituições que têm por finalidade proteger marcas por meio de registro começaram a ser criadas em 1876. A Junta Comercial de Pernambuco remonta a essa data. O acervo relativo aos seus primeiros 50 anos se encontra digitalizado e é objeto desta pesquisa. Nesse acervo, é possível constatar que algumas representações são recorrentes e, entre elas, a de maior incidência é a do leão, em especial o “Leão do Norte”. O leão se tornou representante de Pernambuco e muitas vezes representa também pessoas ou grupo de pessoas que por lá nasceram. Nesta dissertação, sob a luz da semiótica de Charles Sander Peirce, são traçados os caminhos dos vetores socioeconômicos e culturais que conferem significação ao signo do leão tornando o Leão do Norte um símbolo de Pernambuco e dos pernambucanos e como ele passa a operar em marcas comerciais. A descrição desses vetores teve por objetivo buscar respostas para alguns dos muitos questionamentos suscitados, entre eles: Que Leão é esse? De onde vem esse codinome “Leão do Norte”? Como ele passa a fazer parte do mundo comercial e industrial do Estado no registro oficial de diversas marcas no período em foco? Por fim, foram analisados individualmente doze registros, num recorte temporal entre 1904 e 1920, que apresentam o leão. Nesses registros, observam-se as transformações na apresentação visual e na identidade por que passa o leão, para melhor se adequar à atividade de leão vendedor.

10 jun 2010
Gisela Abad Lemos Antunes
Graduação Design

Quero colo!

O projeto consiste em uma coleção de fascículos sobre cuidados com o bebê nos seus 2 primeiros anos de vida. A coleção é formada de dois grandes volumes, cada qual abordando um tema específico, Alimentação e Saúde do bebê. O objetivo é informar e orientar, de forma compreensível e dinâmica, uma mãe primípara, sobre como cuidar seu filho da melhor maneira possível. O trabalho ainda traz pesquisas culturais, mostrando os modos diferentes de como seguram um bebê com os carregadores, além de comparação das vantagens e desvantagens, entrevistas com mães e resultados de visitas a hospitais e postos de saúde para entender a falta de informação sobre os carregadores de bebês e seus benefícios, traz estudos sobre tecidos, formas de carregar e preço dos materiais para compreender qual seria o melhor carregador de bebê para cada mãe.

2012
Débora Maria Franco Silva
Graduação Design

Re_construir

Criação de padrões para pisos intertravados, construídos a partir do resultado do processamento do entulho de construções civis e inspirados na iconografia da cidade de Nova Friburgo – RJ.

2011
José Augusto Silva de Oliveira
PPDESDI Mestrado

Realidade virtual, narrativas e imersão: um estudo de caso acerca da experiência do usuário

Enquanto a imersão é uma preocupação recorrente na pesquisa acadêmica acerca da Realidade Virtual e suas tecnologias, percebe-se uma certa preponderância no estudo dos dispositivos tecnológicos de hardware, ou mesmo no desenvolvimento de artefatos de software em favor de interfaces mais realistas, na expectativa de produzir experiências imersivas. Isso se dá talvez pela origem desse novo campo de estudos nas ciências da computação e nas tecnologias da informação e comunicação, porém, nas últimas décadas, tem se avultado o número de publicações que apresentam outras importantes questões sobre imersão e Realidade Virtual, que não sejam relacionadas ao desenvolvimento tecnológico. Em especial nos estudos de mídia e comunicações, a Realidade Virtual vem ganhando novas conotações em vista de seu potencial como meio de comunicação com uma linguagem própria e ainda por ser explorada. Nesse contexto, a pesquisa aqui apresentada propõe um estudo de caso acerca das narrativas imersivas em Realidade Virtual, que busca experimentar uma aplicação de Realidade Virtual, elaborada exclusivamente para este trabalho, no intuito de compreender uma suposta relação da imersão do usuário em função do uso de narrativas na construção da experiência de Realidade Virtual. O estudo de caso analisa discursivamente os relatos de sete participantes, estudantes da área de tecnologia da informação e comunicação, que se voluntariaram para testar o software. Os resultados obtidos apontam potenciais benefícios do uso de narrativas em aplicações de realidade virtual como ferramentas para simulações e treinamentos industriais.

23 mar 2020
Caio Henriques Sica Lamas
Graduação Design

Reaproveitamento do lixo e do excedente industrial

Tese (hoje TCC) de diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1974) versa sobre as diversas formas de reaproveitamento do lixo industrial pela parcela mais pobre da sociedade, como uma tradição de reutilização.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1974
Carlos Alberto Felicio dos Santos
PPDESDI Mestrado

Recomendações para o projeto omnichannel no varejo: conectando gestão de canais e experiência do usuário cross-channel

 Os avanços tecnológicos evoluem o comportamento do consumidor através da interação com dispositivos móveis conectados à internet, realidade aumentada, QR- codes, inteligência artificial etc. Assim, a jornada de compra alterna entre os meios físicos e on-line e entre diversos dispositivos para que o cliente consiga o melhor custo/benefício/conveniência de produtos e serviços de maneira fluída e sem barreiras. Consequentemente, os varejistas encontram uma oportunidade de implementar o modelo omnichannel: integrar seus canais de venda para garantir uma vantagem competitiva e a fidelização do cliente (PIOTROWICZ; CUTHBERSON, 2014). Varejo Omnichannel e Experiência do Usuário Cross-channel são assuntos recentes e possuem poucas publicações que, de fato, orientem a implementação da estratégia relacionando os dois temas. Esta pesquisa define recomendações para o projeto omnichannel no varejo, considerando a experiência do usuário com base nos resultados de uma revisão sistemática da literatura, entrevistas semiestruturadas com gestores de canais omnichannel e avaliação heurística cross-channel (RENZI, 2016) com especialistas em experiência do usuário. A técnica é validada com a aplicação de um Grupo Focal realizado com esses mesmos especialistas. Os principais resultados deste estudo são: a baixa consideração do campo Experiência do Usuário no projeto Omnichannel; a mentalidade dos gestores e stakeholders ainda sob o modelo tradicional “em silos” do varejo que atrapalha e atrasa a implementação do omnichannel; questões financeiras e macro ambientais, as áreas financeiras do varejo precisam ser redesenhadas para atender a demanda de compras físicas e on-line, bem como a legislação, política de taxas e impostos no Brasil. Por fim, as limitações tecnológicas para integração dos canais não conseguem atender as demandas varejistas. Os sistemas de informação atuais não estão preparados para atender essas demandas e estabelecer o potencial do omnichannel.

31 ago 2021
Marcelo Alberto Guimarães
PPDESDI Doutorado

Recomendações para o wayfinding design em hospitais pediátricos: A influência dos artefatos de comunicação gráfica, tátil e audível no comportamento informacional dos usuários

O objetivo da presente pesquisa é conceber e avaliar um conjunto de diretrizes para que os designers de wayfinding e arquitetos brasileiros possam utilizar em projetos relativos às situações de orientabilidade espacial em ambientes de saúde, com enfoque pediátrico. Para isso, fez-se o uso de uma série de instrumentos relacionados ao método Wayfinding Information Behavior – WIB (Comportamento Informacional de Orientação), como as Entrevistas Semiestruturadas. Além disso, foram aplicadas as técnicas de Estudo documental e Observação Não-Participante, selecionadas para aplicação durante as etapas da pesquisa de campo. As revisões sistemáticas e narrativas de literatura possibilitaram, através das strings de busca, a categorização dos dados em: Conceitos de Wayfinding; Design de Wayfinding; Wayfinding em Hospitais. Nas Entrevistas Semiestruturadas foram utilizadas três amostras por conveniência, composta por gestores e informantes-chave, pais e/ou responsáveis pelos pacientes e os colaboradores da equipe de serviço do hospital Instituto Fernandes Filgueiras (IFF/Fiocruz), localizado na cidade do Rio de Janeiro. A amostra de usuários foi selecionada conforme os critérios de inclusão: adultos, todos os gêneros, maiores de 18 anos, de diversas condições socioeconômicas e de níveis de escolaridade distintos. As informações foram coletadas durante as gravações das conversas com os participantes, o que permitiu que as respostas dos usuários externos e do staff do hospital fossem gravadas e depois transcritas.

Guilherme Gattás Bara
PPDESDI Mestrado

Recursos digitais para o ensino: análise de critérios de avaliação e projeto de um aplicativo sobre o Aedes aegypti

Em 2013, avaliadores do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) relataram que muitos recursos digitais complementares aos livros didáticos de Ciências foram reprovados por não cumprirem os critérios do edital do programa. Com o auxílio de exemplos reais, são analisados três destes critérios e é apresentada uma lista de recomendações para o desenvolvimento de recursos digitais para o ensino. Esta lista inclui sugestões como a de: promover a aprendizagem significativa, a experimentação e a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem; fornecer guias de orientação didática para os professores; tornar o funcionamento da interface intuitivo, evitando numerosas instruções de uso; fornecer feedback da interação e levar em consideração as principais etapas da investigação científica no caso de objetos para ensino de Ciências. Com base nestas recomendações, projetou-se um aplicativo para computador/ web e dispositivos móveis direcionado a estudantes de Ensino Fundamental do 6º ao 8º ano. A partir do aplicativo, os estudantes aprenderiam a mitigar riscos relacionados ao mosquito Aedes aegypti, alterando fatores ambientais relevantes para o desenvolvimento das larvas desta espécie. Vale notar que as medidas mais eficazes de controle ao A. aegypti são direcionadas à fase larval dos mosquitos. A relevância do tema evidencia-se pela ocorrência de mais de 1.5 milhão de casos de dengue registrados no Brasil em 2015 e pela recente epidemia de zika.

29 mar 2016
Alice Garcia Gomes
1... 20 21 22 23 24... 27