
Design de experiência

design de exposição

Design de exposição; Curadoria; Cartografia afetiva; Oralidade; Duque de Caxias; Cultura.

Design de Exposições

design de exposições

design de ferramentas

design de futuros

design de games

design de identidades visuais

design de impressos

design de impressos de segurança na Casa da Moeda do Brasil

Design de informação

design de informação

design de inovação

Design de Interação

design de interação

design de interface

design de interfaces

design de interiores

design de jogos

Design de jóias
Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1978). Este TCC busca investigar e analisar a atividade de criação de joias, ressaltando a relevância do design especializado nesse setor e apresentando considerações gerais visando enriquecer a literatura disponível em língua portuguesa.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

design de joias

Design de jornal impresso: a relação entre formato e usabilidade
A presente pesquisa Design de jornal impresso: a relação entre formato e usabilidade tem como principal objetivo reforçar a importância do envolvimento do usuário no design de produtos, através da compreensão da influência que o formato definido pelo tamanho das páginas e organização dos cadernos exerce sobre a usabilidade do jornal impresso. São apresentados os aspectos tecnológicos e econômicos relacionados a esse produto e verificado a influência exercida por eles sobre o formato. É feito um mapeamento sobre os principais aspectos do design de jornais e sobre os diferentes formatos de jornais, suas origens e sua relevância para o design de jornais. Busca-se mapear o formato dos jornais em diferentes mercados e os possíveis impactos das mudanças de formato na circulação, no conteúdo e na publicidade dos jornais impressos. Faz-se uma revisão do panorama atual dos jornais eletrônicos e suas possíveis interferências nos hábitos de leitura. Revisa-se a bibliografia referente à usabilidade, concentrando-se na metodologia de design de documentos e sua aplicabilidade para testes de usabilidade em jornais impressos. Por fim, descreve-se a pesquisa de campo através de entrevistas com especialistas em design de jornais, de observações sistemáticas em gráficas de jornal e sobre o mercado de jornais impressos da cidade do Rio de Janeiro e de testes de usabilidade aplicados a jornais. Conclui-se que, considerando o público participante dos testes profissionais que trabalham com impressão de jornais , apenas o aspecto do formato relacionado à organização dos cadernos parece exercer influência sobre a usabilidade dos jornais.

