
design e sustentabilidade

Design e agroecologia urbana: fundamentos da permacultura em ambientes urbanos

Design e Antropologia

Design e Antropologia

Design e antropologia

Design e Antropologia: composições, com Zoy Anastassakis
O curso discute algumas das composições criadas por meio de encontros entre campos do saber tais como design e antropologia. Retomando aspectos históricos da aproximação entre essas duas áreas de conhecimento, aponta também para o debate teórico-metodológico que se formula em torno dela, identificando e comentando algumas das categorias e noções que atualizam esses encontros. Em seguida, apresenta as questões que atravessam o emergente campo identificado pelo termo design anthropology, elencando pesquisadores, projetos, publicações e instituições envolvidas. Dessa forma, o curso propõe um primeiro contato com os temas caros àqueles que vem experimentando compor antropologia e design.

Design e arquitetura

Design e Arquitetura

Design e arquitetura

design e artesanato

design e ativismo

Design e Ativismos Uma investigacao sobre as Fronteiras Políticas da Prática do Design
A necessidade de uma investigação do papel de um design(er) na sociedade, seus ativismos e outros desdobramentos, se inicia a partir de uma experiência pessoal dentro da universidade, permeada por questionamentos complexos, em relação às representações e possibilidades do design, em meio a um contexto social e político conturbado.
Portanto, o trabalho propõe uma análise do contexto social e histórico sobre o tema, seguindo para uma investigação no espaço acadêmico, onde muitos estudantes iniciam sua formação e começam a se deparar com tais questões. Além de ser intrinsecamente um espaço em que ocorrem muitas reflexões em torno do próprio design.
Cercada por muros, tanto hipotéticos quanto físicos, que nos separam de outras realidades, a ESDI se apresenta como espaço de campo de análise para essa pesquisa da (re)aproximação do design gráfico e o ativismo, seus efeitos e possibilidades. Esta presente no debate também a capacidade da linguagem visual de refletir um discurso gráfico, que se permeia ao longo da nossa formação e para além dela.
Inicialmente, o propósito é investigar do que tratam esses ativismos e como eles se constroem, de forma a entender a conjuntura atual em que esses se situam. Assim, foi realizada uma análise teórica, seguida de contato com pessoas envolvidas no contexto da universidade, para entender o que de fato está envolvido no processo de criação de um design social ou ativista.
Na segunda parte, através de um fase mais prática, esses dados e investigações serão trabalhados e expostos, com o objetivo de ampliar ainda mais o debate em torno do design ativista e sua atuação, não só dentro espaço da ESDI, mas também fora dele.


design e cidade

Design e Cidade

Design e Condição de Teoria

design e cultura popular

Design e Desenvolvimento do projeto de sinalização viária urbana
Reclamações contra a sinalização viária existente no Rio de Janeiro são comuns. A cidade ainda é a porta de entrada do Brasil e o destino preferido dos visitantes. Dentro de pouco tempo, o Rio será palco de importantes eventos esportivos internacionais e há preocupação em como poderá a cidade oferecer orientação para os turistas que nela venham a transitar. Este estudo procura saber quais são, de fato, os motivos que justificam as incessantes queixas contra a sinalização instalada e procura extrair daí diretrizes que possam ser aplicadas aos projetos de sistemas de sinalização que efetivamente resolvam os problemas de orientação dos usuários. Para isso, procurou-se primeiro mapear o contexto histórico em que vem evoluindo a sinalização de trânsito; em seguida, examinou-se em que implica o desenvolvimento de projetos de sinalização em geral; para no próximo passo se focar questões da sinalização de trânsito. Foram feitos dois levantamentos: o primeiro, de entrevistas estruturadas individualizadas com taxistas, que são usuários intensos das vias e da sinalização. A amostra escolhida foi de 19 taxistas frequentadores da Praça Santos Dumont, localizada na Zona Sul da cidade, e um importante entroncamento de tráfego. O segundo envolveu cinco profissionais designers com o perfil de experiência prévia no desenvolvimento de projetos de sistemas de sinalização. Com esse grupo, a técnica utilizada foi a de Think Aloud Protocol , através da qual cada um desses indivíduos foi acompanhado e documentado enquanto dirigia e se orientava pela sinalização num trajeto que vai desde a citada Praça Santos Dumont até o Estádio do Maracanã, situado na Zona Norte da cidade, e que costuma ser um destino preferencial em eventos esportivos. Os resultados das duas pesquisas foram analisados e deles extraídas diretrizes que são apresentadas nas Conclusões e que objetivam a eficácia do sistema através de mensagens claras, textos legíveis, posicionamento oportuno e estabilidade formal visando o reconhecimento e o entendimento por parte do usuário.

design e desenvolvimento territorial

Design e Economia

Design e economia circular nas confecções de vestuário em Nova Friburgo - RJ
Esta proposta de pesquisa visa investigar o design e a presença da economia circular nas confecções de vestuário em Nova Friburgo, estado do Rio de Janeiro. O trabalho terá enfoque no ciclo de vida das roupas e nos processos produtivos no setor de confecção. Como embasamento para compreender o contexto da economia circular na indústria da moda, o tema será conceituado e seu emprego em setores dessa indústria será investigado. Também serão discutidos o ciclo de vida das roupas íntimas e os processos produtivos no setor de confecção. Para compreender a organização do polo confeccionista de Nova Friburgo, serão analisados os documentos das associações de classe do setor, da FIRJAN, do SENAI Moda e pesquisas realizadas pelo Laboratório de Sustentabilidade e Química de Polímeros, do Instituto Politécnico da UERJ Nova Friburgo, que desenvolve pesquisa para reciclagem dos retalhos gerados pelas confecções da região.


design e educação

Design e Epistemologia

Design e escrita
