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a-z crono

DESIGN ARTES

09 mar 2024
PPDESDI

Design Artesanal Empreendedor - Seminário PPDESDI

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Projeto de PesquisaDesign, politics and subjectivation

Design as an educational practice

To investigate design processes in teaching-learning strategies, inside or outside formal education, exploring the use of design thinking in activities that integrate knowledge, procedures and affections; that involve the organisation of the needs and desires of the subjects involved; that consider the complex characteristics of the context in which they occur and that promote the use of appropriate technologies, with the aim of providing a qualitative difference for the community involved.

Bianca Martins
PPDESDI Doutorado

Design as collective research in territory: experiments, correspondences and cartographies

Esta tese aborda o design como modo de pesquisa coletiva nos territórios a partir da correspondência com os campos da antropologia e da educação. Parte de um experimento local, que ampliou o entendimento de espaço público às questões de interesse, para assumir o desafio de colocar o design entre diferentes escalas e dimensões do território, buscando articulações entre iniciativas locais e o planejamento estratégico das cidades. Entre correspondências e cartografias, explora uma perspectiva dialógica, crítica e política do design frente às questões de pesquisa, em campo, com as pessoas e os territórios, no sentido de mudança para uma postura de cuidado e atenção imanente para projetos que abarquem diferentes modos de vida. Para isso, desenvolve e analisa uma série de experimentos envolvendo design e participação em territórios, com grupos e lugares diferentes, que constituem a estrutura fundamental desta tese, estimulando movimento e diálogo entre teoria e prática: o projeto de mestrado no bairro do Rio Comprido; o Coletivo Baixo Rio, com atuação no mesmo bairro; o curso Mapa-Praça-Máquina na praça Tiradentes, no centro do Rio; oficinas realizadas em conjunto com pesquisadoras do LaDA, aplicadas em seminários acadêmicos, no Complexo da Maré e na Rocinha; atividades desenvolvidas no Colégio de Aplicação da Uerj (CAp-Uerj); disciplinas na graduação da Esdi- Uerj; o Plano Estratégico Metropolitano do Rio de Janeiro. Passa pela crítica ao projeto moderno de cidade pelas vias do planejamento urbano, refletindo sobre os desafios da participação e caminhos possíveis para engajamento político nos territórios por meio do design. Abarca ainda diálogos e conversações entre design e educação na relação com os territórios – de “ensino de design e de design no ensino”, enquanto espaços de aprendizagem coletiva que possibilitam o engajamento acerca de questões de interesse comuns, visando a transformação de contextos situados e a formação de sujeitos ativos, críticos e reflexivos para a cidadania. A partir das abordagens Design Anthropology, Codesign e “Design e/como Educação”, os designers atuam como co-investigadores ao buscar identificar questões, debater ideias e imaginar possibilidades futuras, sempre de modo engajado com o campo e as pessoas. Para isso, adotam ferramentas e métodos chamados “dispositivos de conversação” como espaços de encontro que reúnem agentes heterogêneos com diferentes conhecimentos e práticas para investigar questões de interesse e alternativas futuras em um processo dialógico e especulativo. Essas aproximações colocam o design como modo de pesquisa a partir de uma perspectiva transdisciplinar e dialógica que pretende identificar questões, articular saberes, construir pontes e estimular o debate para a transformação coletiva.

08 mar 2022
Mariana Borja Costard
Projeto de PesquisaDesign, culture and visuality

Design as knowledge: challenges for society-orientated research

This project brings together researchers and research laboratories from the PPDESDI (Postgraduate Design Programme of the School of Industrial Design), according to four approaches: (1) Development of history, theory and research in design; (2) Design thinking, implications for design teaching and education in general; (3) Collaborative projects in the fields of politics and production; and Design and the business environment.

Lucy Niemeyer
Projeto de PesquisaDesign, politics and subjectivation

Design at school: articulations and reciprocal fertilisations between ESDI/UERJ and CAp/UERJ

The project proposes the identification, implementation and dissemination of strategies for articulation and reciprocal fertilisation between spaces, objects and knowledge produced at ESDI and CAp/UERJ, with a view to teacher qualification and the promotion of quality basic education. In this sense, our objectives are: (1) to immerse ESDI professors in the context of CAp/UERJ and vice versa with a view to developing an action plan involving potential agents and spaces from both institutions to make the joint actions identified feasible; (2) to implement and record the actions listed; (3) to publicise the results achieved through the production of articles, events and other appropriate devices, both inside and outside UERJ, ensuring that the synergy between the two institutions is known, strengthened and enduring. We believe that these actions have the potential to promote the integration and engagement of designers, teachers, technicians and managers at UERJ in order to bring competences and curricular content closer to the daily lives and languages/interactions of contemporary students, favouring more exciting learning for these subjects. We believe that in this way we will contribute to building a collaborative base of good practice between ESDI and CAp/UERJ and by actively disseminating it, both inside and outside UERJ, we will foster a fertile path of articulation between Design and Education.

Vários responsáveis
Ricardo Artur Pereira Carvalho
Bianca Martins

Design Ativismo

design ativista

design automobilístico

design automotivo

design autoral

design brasileiro

design brasileiro

PPDESDI Mestrado

Design Brief: Fundamentos Conceituais do Processo de Inovação por Design

Em projetos de inovação por design, a concepção detalhada e sistêmica do projeto amplia a probabilidade de êxito de modo a preservar e aumentar o retorno dos recursos investidos. Privilegia-se o desenvolvimento em etapas para ampliar a consciência do ecossistema e valores associados ao projeto. Deste modo, o processo é conduzido de modo mais adequado partindo do contexto e objetivos à sua especificação conceitual para execução. Um levantamento dos parâmetros, processos, atividades, formas de conexão e interação, ambiente, elementos do projeto e contexto semântico estruturam um percurso metodológico em módulos e ferramentas que refinam gradualmente a partir do objetivo inicialmente exposto ao projeto de inovação bem-sucedido.

05 mar 2015
Bruna Pontes di Gioia

Design centrado no usuário

design colaborativo

design coletivo

PPDESDI Doutorado

Design como expressão da capacidade humana: estudo sobre os artefatos presentes na Quarta Colônia de imigração italiana, a partir de suas origens, particularidades e significados

O presente trabalho visou analisar os artefatos trazidos, confeccionados ou adquiridos pelos imigrantes italianos, os quais se estabeleceram na região da Quarta Colônia, no centro do Estado do Rio Grande do Sul, e como eles se faziam presentes na vida de seus descendentes. Para tanto, foram abordadas questões referentes às características que nortearam a emigração na Itália, a imigração italiana no Brasil e no Rio Grande do Sul e o assentamento na região da Quarta Colônia; ao entendimento do termo cultura , atrelado, ainda, à memória, identidade, sociedade, afetividade e design; às relações existentes entre o fazer artesanal e o campo do design; e ao processo evolutivo humano, decorrente das transformações tecnológicas, à definição de artefato e seus semelhantes, aos tipos de artefatos desenvolvidos na região de Vêneto, na Itália, além das unidades produtivas que se estabeleceram no Rio Grande do Sul e do processo de inserção do designer na indústria e no comércio. A partir dessa fundamentação teórica, realizou-se uma pesquisa de campo que abrangeu os depoimentos de seis entrevistados, os quais, posteriormente, foram descritos. Os participantes da pesquisa, então, apresentaram suas coleções e permitiram a realização de registros fotográficos. Tal disponibilidade propiciou a catalogação e a classificação de mais de 300 artefatos por meio das Normas de Inventários de Ciência e Técnica utilizadas pelos museus e palácios portugueses. Após essa etapa, a análise desses artefatos deu-se a partir das dimensões interpretativas. Dessa forma, chegou-se aos resultados apresentados pelo cenário pesquisado, os quais proporcionaram a discussão sobre os artefatos da região e as circunstâncias que os cercam.

21 dez 2016
Daniele Dickow Ellwanger

Design como prática de correspondência: uma aproximação com a antropologia de Tim Ingold

Em quatro encontros semanais, o curso propõe uma aproximação com a antropologia de Tim Ingold, mais especificamente quando o autor discute questões relacionadas a design e formula o conceito de correspondência (Ingold 2011, 2013, 2015, 2016; Gatt, Ingold, 2013).

26 mar 2025
PPDESDI

Design como produção da vida na América latina: Uma proposta pedagógica atráves do design (re)existência

Convite para defesa da tese de Pamela Cordeiro Marques Corrêa - 26 de março de 2025, 17h.

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Design como rede

design conceitual

design corporativo

design da cidade

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