
Dimensões interpretativas

Digitalização e Preservação de Acervos Iconográficos

Digitalização 3D de instrumentos do patrimonio de ciência e tecnologia
Nas últimas décadas, aliado às transformações tecnológicas, houve um aumento no interesse pela digitalização bi e tridimensional de acervos do patrimônio cultural de ciência e tecnologia (PCC&T). Paralelas a essas transformações, tem havido um aumento expressivo no número de calamidades e tragédias que assolam a sociedade e o patrimônio. Os museus buscam digitalizar seus acervos, porém há vários caminhos e tecnologias para tal, e definir os meios e técnicas mais adequados exige estudos específicos. Esta tese se concentra na definição de técnicas adequadas para a digitalização 3D e disseminação digital de instrumentos científicos históricos (ICH) do PCC&T. O uso de várias tecnologias 3D, como fotogrametria, luz estruturada, digitalização a laser e tomografia computadorizada, isoladamente ou conjugadas, são avaliados quanto à sua eficácia. Na tese é apresentado estudo de caso, com viés fenomenológico e descritivo, utilizando as técnicas de digitalização 3D por fotogrametria e via luz estruturada. Nesses estudos são detalhados os desafios e resultados dos processos de captura 3D do Telescópio Pazos e do Microscópio de Oswaldo Cruz. Os dados obtidos poderão ser extrapolados e triangulados com outras pesquisas para formar uma massa crítica sobre o tema, possibilitando futuras generalizações. Como resultados preliminares são indicadas recomendações que possibilitam um fluxo de trabalho mais eficaz para esse tipo de instrumento. A contribuição da tese está em alavancar tecnologias de representação tridimensional digital de ICH, para promover a preservação, divulgação e acesso.


digitalização 3D

Digital technologies and authenticity: the status of the photographic image in contemporary visual language
The research is aimed at surveying and documenting: a) the state of the art of image processing techniques, fostered by scientific research aimed at developing specific algorithms that operate on digital or digitised photographs; b) the historical roots of the radical reformulation of contemporary visual language that these techniques imply. Both approaches will be guided by the question of the status of photography as evidence.


digital games

difusão de acervos

Difusão cinematográfica

diferencial

DiegoMarinho_RelatorioProjetoFinal_.pdf

Diego Marinho

Diego Joaquim Sabino Ramos

Diego dos Santos Costa

Diego de Villela Marinho

Diego de Jesus Penaforte Parreiras

Diego Brotas Corrêa Felisberto

Diego Azevedo Sá Brito

didáticas

DiaTipo São Paulo 2017

DiaTipo RJ 2017

Diante da forma
Abordagem do processo criativo de Oscar Niemeyer

Diana Fidelis da Silva

Diana de Oliveira Dias

Diálogos - só não existo.
No intuito de investigar o conceito de linguagem nos relacionamentos pessoais, Andrea Pech expõe as possibilidades de demonstração de afeto através do silêncio. O projeto da designer consiste no encontro entre oito pessoas com relações de intimidade umas com as outras, no qual permanecem em silêncio absoluto, evidenciando que o afeto não depende da fala para se manifestar. Embora o encontro tenha sido privado, o registro do projeto foi feito de forma indireta, através do relato dos envolvidos, o que, propositalmente, destaca a subjetividade das diferentes experiências do encontro.
