
Livro, o fruto da feira: materialidade e cultura da impressão entre publicadores independentes
Defesa da tese de Tarcísio Bezerra Martins Filho. 13 de agosto de 2024 as 09h.

Livro, o fruto da feira: materialidade e cultura da impressão entre publicadores independentes
Este trabalho busca analisar, a partir da materialidade gráfica dos livros, o fenômeno recente da produção editorial de publicadores independentes contemporâneos, tendo como ponto de partida o circuito de feiras. A pesquisa filia-se às discussões acerca da cultura impressão tendo como base os estudos em memória gráfica. De modo empírico, observa-se um aumento nessa estratégia de circulação e algumas particularidades desse tipo de produção em termos de design. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, discute-se a composição e caracterização de agentes e práticas do campo editorial independente no Brasil, bem como as relações entre o design e a experimentação gráfica na produção nacional recente. Por meio de uma pesquisa de campo, elege-se a Feira Miolo(s) nas edições de 2022 (São Paulo e Olinda) e 2023 (São Paulo) como espaço para experiência da observação participante. Dessa forma, constitui-se duas bases de análise documental: primeiramente, a avaliação dos dados da catalogação dos livros da coleção Feira Miolo(s) que fazem parte da Biblioteca Mário de Andrade e, posteriormente, a constituição de uma coleção autoral curada especificamente para esta pesquisa a partir de expositores da Feira. A análise realça a variedade de tecnologias de impressão, acabamentos, uso de cores especiais, suportes inventivos e técnicas de encadernação que fazem parte do corpus de análise, caracterizando as especificações técnicas da produção independente em comparação àquelas produzidas na realização do livro comercial. Esses livros e produtores resgatam o espírito renascentista da imprensa aldina, expressa pelo aforismo Festina lente por meio: 1) de práticas de edição, alicerçadas na autonomia editorial, 2) do apelo e da experiência nas oficinas, expressa por meio de um honroso senso de orgulho pela produção, e 3) por meio das práticas de comercialização, em especial, a partir das feiras.


Livro-brinquedo
Tese (hoje TCC) para diplomação em Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1967) que traz o resultado de uma pesquisa dirigida à psicologia infantil, percepção e psicologia da forma. Restringindo-se ao campo dos livros e dos brinquedos, desenvolve o que chama de "livro-brinquedo".
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

livro_tropicuir.jpeg

Livro_aberto.jpg

livro interativo

Livro infantil ilustrado contemporâneo brasileiro, projeto gráfico e a experiência dos leitores: a recepção de Se eu abrir esta porta agora...., de Alexandre Rampazo, com estudantes da Escola Waldorf São Paulo e do Colégio Pedro II
Convite para defesa da tese de Pedro Paulo Giudice De Menezes - 25 de março de 2025, 15:30h.

Livro infantil ilustrado

Livro infantil

livro iconográfico

livro doc_oficina faça crie projeta.pdf

livro didático

livro de artista

livro de arte

livro comemorativo

livro

livrarias

Livia Magalhaes da Silva Badiani

Livia Lazzaro Rezende

Lívia Flores Lopes

Livia Ferrari Interlenghi

Lívia Cristina Menezes Da Silva

Lives: Conversas com 3 arquitetos portugueses
As lives ocorrerão a partir de 15 de julho de 2020 na plataforma AVA 2ª Temporada EIXO 3
