Events

Risco: a diferença no olhar
O experimento, do artista interdisciplinar Michel Groisman se baseia na ideia de segurar um lápis.

Rio Letters Exhibition
Exposição Rio Art Exhibition será inaugurada na ESDI no dia 25/04/2024 as 11h

Rio 2050

Rhinoceros 3D
Palestra com Herman Zonis sobre o programa Rhinoceros 3D

Rejunta ESDI
Este encontro buscou trazer a comunidade da Esdi mais para perto para saber como se envolver nesse momento de crise. Precisamos estar juntos e fazer este esforço coletivo para manter a escola e a universidade abertas e pulsantes.

Recomendações para o wayfinding design em hospitais pediátricos: A influência dos artefatos de comunicação gráfica, tátil e audível no comportamento informacional dos usuários
Defesa da tese de Guilherme Gattás Bara. 21 de março de 2025 - 14h.

Quase
O PPDEsdi convida a todos para a aula inaugural com os professores Renata Marquez e Wellington Cançado com a palestra Quase, etc.

Projetos de escola em disputa: resistências pedagógicas a implementação do design moderno no Brasil na década de 1960
Nesta pesquisa, investigamos sobre movimentos de resistência crítica ao que estava sendo implementado como ensino e pedagogia em design moderno, no momento de sua institucionalização no país.

Programação Geral do 5º SPGD 2019
Atenção, comunidade esdiana! O 5º Simpósio de Pós-graduação em Design da ESDI está próximo.

Programa de Pós-Graduação em Design 2020

Professor e alunos do DAU/ESDI ministram oficina criativa de quadrinhos e arte sequencial na 2ª festa literária CAP/UERJ
O professor Bernardo Vieira junto com alunos do DAU/ESDI ministram oficina criativa de quadrinhos e arte sequencial na 2ª festa literária CAP/UERJ

Processo Seletivo para contratação de Professor Substituto DAU-ESDI/UERJ

Práticas do Zanzar
Um estudo metodológico sobre formação em arte através da realização de jogos psicogeográficos e topofílicos

PPDEsdi ABERTO

Pesquisa em Design: Estabelecendo pontes virtuais

Pensar-com imagens: subversões e fabulações em torno da bandeira nacional brasileira
A pesquisa apresenta um estudo de versões modificadas da bandeira nacional brasileira, realizado a partir de ações de coleta (LE GUIN, 1989) de origens e autorias variadas.

Pelas Bandas da UERJ
Até 29 de julho, artistas independentes de todo o Brasil podem se inscrever no Festival e concorrer a um show na Concha Acústica Marielle Franco, na Uerj, e a um videoclipe produzido pelo Centro de Tecnologia Educacional.

PALESTRA PROF. MARIO MÁRCIO SANTOS QUEIROZ
A palestra ocorrerá nos próximos dias 20 e 27 de Agosto de 2024, terça-feira, as 11h30min na sede do curso de Arquitetura e Urbanismo da UERJ (Avenida Ipiranga, 544- Centro, Petrópolis / Ateliê 1)

Palestra de Silvana Rubino na ESDI
Palestra sobre "Mulheres, arquitetura e espaço doméstico"

Palestra com Steve Randall Allen
Ancestralidade e Afrofuturismo com Steve Randall Allen

PALESTRA "Memória urbana e monumentos franquistas e pós-franquistas na Espanha"
Palestra "Memória urbana e monumentos franquistas e pós-franquistas na Espanha" 31/10/23 | 11h30min | UERJ PETRÓPOLIS

Online launch of "Everyday Acts of design: learning in a time of emergency"
We are delighted to invite you to the online launch of our book "Everyday Acts of design: learning in a time of emergency", which has just been published by Bloomsbury's "Designing in dark times" collection.

Oficinas de metodologia de pesquisa para o Design
Nossa área tem uma tradição forte de metodologia de projeto, e isso causa confusão com a metodologia de pesquisa, que é algo completamente diferente - e por isso nossos pesquisadores não utilizam as ferramentas de investigação necessárias para compreender o design.
Venha aprender mais sobre Metodologia de Pesquisa. Inscreva-se já!
Organização: Marcio Baraco
18/09
25/09
02/10
09/10
sempre as 16h no PPDESDI
tinyurl.com/MetPesqDesign

Oficina de colagem com Pojucan
Nos dias 09, 10 e 12 de fevereiro (quinta, sexta e domingo) o artista gráfico Pojucan esteve na Esdi de 14h às 16h para uma oficina de colagem aberta para alunos, professores, funcionários e amigos da Esdi.