Oportunidades de Interação em Aplicativos Voltados para a Aprendizagem de Línguas
Este trabalho busca identificar e analisar oportunidades de interação em aplicativos móveis voltados à aprendizagem de idiomas, considerando que o contato social é essencial para a aprendizagem de línguas. Partindo da premissa de que muitos aplicativos atuais focam excessivamente em exercícios de repetição e práticas individuais, a pesquisa explora teorias da Aquisição de Segunda Língua (ASL) e princípios de Experiência do Usuário (UX), investigando como estratégias específicas podem melhorar a interação comunicativa entre usuários. Foram realizados levantamentos e análises detalhadas dos aplicativos Tandem e Busuu, aplicando métodos como questionários, entrevistas e análises temáticas de avaliações dos usuários. Os resultados destacam que, apesar do grande potencial tecnológico disponível, poucos aplicativos oferecem oportunidade de interação comunicativa suficientemente estruturadas ou eficazes, revelando uma lacuna significativa no mercado.
This study aims to identify and analyze interaction opportunities in mobile applications designed for language learning, recognizing that social contact is essential for language acquisition. Based on the premise that many current apps place excessive emphasis on repetition exercises and individual practice, the research explores Second Language Acquisition (SLA) theories and User Experience (UX) principles, investigating how specific strategies can enhance communicative interaction between users. Comprehensive surveys and analyses of the Tandem and Busuu apps were conducted, employing qualitative methods such as questionnaires, interviews, and thematic analyses of user reviews. The findings highlight that, despite the vast technological potential available, few apps offer sufficiently structured or effective opportunities for communicative interaction, revealing a significant gap in the market.