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Cleber Lopes Correia

Doutor em Design pela ESDI - Escola de Desenho Industrial - UERJ/RJ. Mestre em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional. Especialista em Computação Gráfica e Multimídia. Graduado em Publicidade e Propaganda. Graduando em Marketing. Docente, tutor e coordenador de cursos de Graduação e Pós-graduação em Instituições de Ensino Superior nas áreas de Design Gráfico, Games, Fotografia, Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Marketing, Edição e Editoração, Construções 3D e 2D, Tecnologias e Audiovisual. Tutor e conteudista de EAD para diversas empresas produtoras de conteúdo; facilitador e palestrante para programas de extensão em UX / UI Design, Novas Tecnologias e Design Audiovisual. 

Áreas de interesse
design de interação
Projetos
PPDESDI Doutorado

Análise espacial do controle de interatividade do usuário: o design de interação de sistemas operacionais de TV

Esta pesquisa se caracteriza, prioritariamente, por analisar o processo de interatividade dos sistemas operacionais de TV para uma melhor usabilidade com o sistema sem o uso de um controle ou dispositivo físico que comande o televisor doméstico. Sugere que, em um futuro próximo, o usuário controlará a televisão com o controle espacial, que compõem ações sensoriais do ambiente através de medidores referenciais de distância, orientação, movimento, identificação e localização. Assim, o telespectador (usuário) controlaria o software e hardware da TV com o uso do corpo, através de movimentos corporais que gerariam imputs de interativos entre homem e máquina. Isso só é possível com a evolução dos aparelhos de TV, passando do analógico para um processo de implementação digital que trouxe mudanças na programação e no conteúdo, sendo este um processo ainda em implantação e evolução.Os aparelhos de TV que se transformaram para o que são chamados hoje de SmarTVs, possuem acesso à internet, aplicativos como conteúdo e principalmente se caracterizam, assim como um computador pessoal ou um celular, pelo uso de sistema operacionais especialmente desenvolvidos para TVs. Então, para poder gerenciar diretrizes vislumbrando o controle espacial, este trabalho pretende, através de um experimento e a criação de um protótipo de simulação, executar testes com voluntários para compor parâmetros iniciais de entendimento sobre a interatividade e usabilidade desta tecnologia, compondo uma análise de personas através do mapeamento de suas ações. Com este trabalho, pretende-se contribuir para as pesquisas no desenvolvimento de padrões e diretrizes a serem usados nos sistemas operacionais de TV, contribuindo para o desenvolvimento do design de interação para elaboração de produtos interativos para as futuras TVs.

16 jan 2019
Cleber Lopes Correia