Análise espacial do controle de interatividade do usuário: o design de interação de sistemas operacionais de TV
Esta pesquisa se caracteriza, prioritariamente, por analisar o processo de interatividade dos sistemas operacionais de TV para uma melhor usabilidade com o sistema sem o uso de um controle ou dispositivo físico que comande o televisor doméstico. Sugere que, em um futuro próximo, o usuário controlará a televisão com o controle espacial, que compõem ações sensoriais do ambiente através de medidores referenciais de distância, orientação, movimento, identificação e localização. Assim, o telespectador (usuário) controlaria o software e hardware da TV com o uso do corpo, através de movimentos corporais que gerariam imputs de interativos entre homem e máquina. Isso só é possível com a evolução dos aparelhos de TV, passando do analógico para um processo de implementação digital que trouxe mudanças na programação e no conteúdo, sendo este um processo ainda em implantação e evolução.Os aparelhos de TV que se transformaram para o que são chamados hoje de SmarTVs, possuem acesso à internet, aplicativos como conteúdo e principalmente se caracterizam, assim como um computador pessoal ou um celular, pelo uso de sistema operacionais especialmente desenvolvidos para TVs. Então, para poder gerenciar diretrizes vislumbrando o controle espacial, este trabalho pretende, através de um experimento e a criação de um protótipo de simulação, executar testes com voluntários para compor parâmetros iniciais de entendimento sobre a interatividade e usabilidade desta tecnologia, compondo uma análise de personas através do mapeamento de suas ações. Com este trabalho, pretende-se contribuir para as pesquisas no desenvolvimento de padrões e diretrizes a serem usados nos sistemas operacionais de TV, contribuindo para o desenvolvimento do design de interação para elaboração de produtos interativos para as futuras TVs.
This research intent to analyse the interactivity process of TV operating systems for better usability with a system without the use of a physical control. It suggests that, in a soon future, the user will control televisions with spatial control, which compose sensorial actions of the environment through reference meters of distance, orientation, movement, identification and location. Thus, the viewer (user) would control the software and hardware of the TV with the use of his body, through body movements that may generate interactions imputs between man and machine. This can be possible with the evolution of TV sets, from the analog to a digital implementation process that brought changes in programming and content, and this is still a process in deployment and evolution. TV sets that have been transformed into what are now called SmarTVs, having internet access, applications and especially characterize themselves, as well as a personal computer or a cell phone, by the use of operating systems specially developed for TVs. In order to manage guidelines for spatial control, this work intends, through an experiment and the creation of a simulation prototype, to perform tests with volunteers to compose initial parameters to understand more about the interactivity and usability to this technology, composing an analysis of personas through the mapping of their actions. This work intends to contribute to the research in the development of standards and guidelines to be used in TV operating systems, contributing to the development of interaction design for the elaboration of interactive products for future TVs.